A Triangulação Sustentada de Dados como Condição Fundamental para a Investigação Qualitativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borralho, António
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Fialho, Isabel, Cid, Marília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/13771
Resumo: No âmbito de um projeto de investigação financiado pela Fundação para Ciência e Tecnologia (PTDC/CPE-CED/114318/2009) cujo objetivo principal foi descrever, analisar e interpretar práticas de ensino e de avaliação desenvolvidas por professores em diferentes cursos de universidades portuguesas e brasileiras, desenvolveu-se todo um trabalho investigativo com o intuito de compreender as relações entre tais práticas, as aprendizagens dos alunos e o seu sucesso académico. Para tal, a partir de um estudo da literatura relevante sobre a temática, foi definida uma matriz de investigação que integrasse os objetos e respetivas dimensões que se pretendia ter em consideração na análise. Com base nesta matriz estruturaram-se todos os instrumentos de recolha de dados, levou-se a cabo a respetiva análise dos dados conseguidos, procurando elaborar sínteses avaliativas parciais, de acordo com os objetos e dimensões definidos, para dar origem a uma síntese avaliativa global. Este procedimento permitiu uma triangulação articulada e sustentada dos dados, dando origem a uma forte coerência entre o problema e as questões de investigação, os respetivos níveis de análise e interpretação e, consequentemente, as conclusões. Esta coerência interna em muito contribui para a validade da investigação, constituindo um critério de excelência para a qualidade da investigação desenvolvida e produzida. As part of a research project funded by the Foundation for Science and Technology (PTDC / CED-CPE / 114318/2009) whose main objective was to describe, analyze and interpret teaching and assessment practices developed by teachers in different Portuguese and Brazilian universities courses, it was developed a research work in order to understand the relationships between those practices, student learning and their academic success. For this purpose it was defined, from a study of the relevant literature on the topic, a grid that integrates the respective objects and dimensions that are intended to take into account in the analysis. All data collection instruments were structured based on this research grid as well as the respective data analysis with the purpose of elaborating partial evaluative syntheses, in accordance with the objects and dimensions defined, in order to obtain a comprehensive evaluative synthesis. This procedure allowed a coordinated and sustained data triangulation, providing a strong coherence between the problem and the research questions, the respective levels of analysis and interpretation and therefore with the conclusions. This internal consistency contributed significantly to the validity of the survey, constituting a criterion of excellence to the quality of the research developed.
id RCAP_2ad19ca04b1fd24fb6b80b83b5c14d28
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/13771
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Triangulação Sustentada de Dados como Condição Fundamental para a Investigação Qualitativamatriz de investigaçãotriangulaçãoanálise de dados qualitativosNo âmbito de um projeto de investigação financiado pela Fundação para Ciência e Tecnologia (PTDC/CPE-CED/114318/2009) cujo objetivo principal foi descrever, analisar e interpretar práticas de ensino e de avaliação desenvolvidas por professores em diferentes cursos de universidades portuguesas e brasileiras, desenvolveu-se todo um trabalho investigativo com o intuito de compreender as relações entre tais práticas, as aprendizagens dos alunos e o seu sucesso académico. Para tal, a partir de um estudo da literatura relevante sobre a temática, foi definida uma matriz de investigação que integrasse os objetos e respetivas dimensões que se pretendia ter em consideração na análise. Com base nesta matriz estruturaram-se todos os instrumentos de recolha de dados, levou-se a cabo a respetiva análise dos dados conseguidos, procurando elaborar sínteses avaliativas parciais, de acordo com os objetos e dimensões definidos, para dar origem a uma síntese avaliativa global. Este procedimento permitiu uma triangulação articulada e sustentada dos dados, dando origem a uma forte coerência entre o problema e as questões de investigação, os respetivos níveis de análise e interpretação e, consequentemente, as conclusões. Esta coerência interna em muito contribui para a validade da investigação, constituindo um critério de excelência para a qualidade da investigação desenvolvida e produzida. As part of a research project funded by the Foundation for Science and Technology (PTDC / CED-CPE / 114318/2009) whose main objective was to describe, analyze and interpret teaching and assessment practices developed by teachers in different Portuguese and Brazilian universities courses, it was developed a research work in order to understand the relationships between those practices, student learning and their academic success. For this purpose it was defined, from a study of the relevant literature on the topic, a grid that integrates the respective objects and dimensions that are intended to take into account in the analysis. All data collection instruments were structured based on this research grid as well as the respective data analysis with the purpose of elaborating partial evaluative syntheses, in accordance with the objects and dimensions defined, in order to obtain a comprehensive evaluative synthesis. This procedure allowed a coordinated and sustained data triangulation, providing a strong coherence between the problem and the research questions, the respective levels of analysis and interpretation and therefore with the conclusions. This internal consistency contributed significantly to the validity of the survey, constituting a criterion of excellence to the quality of the research developed.Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento2015-03-30T11:11:21Z2015-03-302015-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/13771http://hdl.handle.net/10174/13771por33-491645-7250Revista Lusófona de Educação29amab@uevora.ptifialho@uevora.ptmcid@uevora.pt229Borralho, AntónioFialho, IsabelCid, Maríliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:59:39Zoai:dspace.uevora.pt:10174/13771Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:12.894137Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Triangulação Sustentada de Dados como Condição Fundamental para a Investigação Qualitativa
title A Triangulação Sustentada de Dados como Condição Fundamental para a Investigação Qualitativa
spellingShingle A Triangulação Sustentada de Dados como Condição Fundamental para a Investigação Qualitativa
Borralho, António
matriz de investigação
triangulação
análise de dados qualitativos
title_short A Triangulação Sustentada de Dados como Condição Fundamental para a Investigação Qualitativa
title_full A Triangulação Sustentada de Dados como Condição Fundamental para a Investigação Qualitativa
title_fullStr A Triangulação Sustentada de Dados como Condição Fundamental para a Investigação Qualitativa
title_full_unstemmed A Triangulação Sustentada de Dados como Condição Fundamental para a Investigação Qualitativa
title_sort A Triangulação Sustentada de Dados como Condição Fundamental para a Investigação Qualitativa
author Borralho, António
author_facet Borralho, António
Fialho, Isabel
Cid, Marília
author_role author
author2 Fialho, Isabel
Cid, Marília
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borralho, António
Fialho, Isabel
Cid, Marília
dc.subject.por.fl_str_mv matriz de investigação
triangulação
análise de dados qualitativos
topic matriz de investigação
triangulação
análise de dados qualitativos
description No âmbito de um projeto de investigação financiado pela Fundação para Ciência e Tecnologia (PTDC/CPE-CED/114318/2009) cujo objetivo principal foi descrever, analisar e interpretar práticas de ensino e de avaliação desenvolvidas por professores em diferentes cursos de universidades portuguesas e brasileiras, desenvolveu-se todo um trabalho investigativo com o intuito de compreender as relações entre tais práticas, as aprendizagens dos alunos e o seu sucesso académico. Para tal, a partir de um estudo da literatura relevante sobre a temática, foi definida uma matriz de investigação que integrasse os objetos e respetivas dimensões que se pretendia ter em consideração na análise. Com base nesta matriz estruturaram-se todos os instrumentos de recolha de dados, levou-se a cabo a respetiva análise dos dados conseguidos, procurando elaborar sínteses avaliativas parciais, de acordo com os objetos e dimensões definidos, para dar origem a uma síntese avaliativa global. Este procedimento permitiu uma triangulação articulada e sustentada dos dados, dando origem a uma forte coerência entre o problema e as questões de investigação, os respetivos níveis de análise e interpretação e, consequentemente, as conclusões. Esta coerência interna em muito contribui para a validade da investigação, constituindo um critério de excelência para a qualidade da investigação desenvolvida e produzida. As part of a research project funded by the Foundation for Science and Technology (PTDC / CED-CPE / 114318/2009) whose main objective was to describe, analyze and interpret teaching and assessment practices developed by teachers in different Portuguese and Brazilian universities courses, it was developed a research work in order to understand the relationships between those practices, student learning and their academic success. For this purpose it was defined, from a study of the relevant literature on the topic, a grid that integrates the respective objects and dimensions that are intended to take into account in the analysis. All data collection instruments were structured based on this research grid as well as the respective data analysis with the purpose of elaborating partial evaluative syntheses, in accordance with the objects and dimensions defined, in order to obtain a comprehensive evaluative synthesis. This procedure allowed a coordinated and sustained data triangulation, providing a strong coherence between the problem and the research questions, the respective levels of analysis and interpretation and therefore with the conclusions. This internal consistency contributed significantly to the validity of the survey, constituting a criterion of excellence to the quality of the research developed.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-30T11:11:21Z
2015-03-30
2015-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/13771
http://hdl.handle.net/10174/13771
url http://hdl.handle.net/10174/13771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 33-49
1645-7250
Revista Lusófona de Educação
29
amab@uevora.pt
ifialho@uevora.pt
mcid@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136556549668864