A Triangulação Sustentada de Dados como Condição Fundamental para a Investigação Qualitativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/13771 |
Resumo: | No âmbito de um projeto de investigação financiado pela Fundação para Ciência e Tecnologia (PTDC/CPE-CED/114318/2009) cujo objetivo principal foi descrever, analisar e interpretar práticas de ensino e de avaliação desenvolvidas por professores em diferentes cursos de universidades portuguesas e brasileiras, desenvolveu-se todo um trabalho investigativo com o intuito de compreender as relações entre tais práticas, as aprendizagens dos alunos e o seu sucesso académico. Para tal, a partir de um estudo da literatura relevante sobre a temática, foi definida uma matriz de investigação que integrasse os objetos e respetivas dimensões que se pretendia ter em consideração na análise. Com base nesta matriz estruturaram-se todos os instrumentos de recolha de dados, levou-se a cabo a respetiva análise dos dados conseguidos, procurando elaborar sínteses avaliativas parciais, de acordo com os objetos e dimensões definidos, para dar origem a uma síntese avaliativa global. Este procedimento permitiu uma triangulação articulada e sustentada dos dados, dando origem a uma forte coerência entre o problema e as questões de investigação, os respetivos níveis de análise e interpretação e, consequentemente, as conclusões. Esta coerência interna em muito contribui para a validade da investigação, constituindo um critério de excelência para a qualidade da investigação desenvolvida e produzida. As part of a research project funded by the Foundation for Science and Technology (PTDC / CED-CPE / 114318/2009) whose main objective was to describe, analyze and interpret teaching and assessment practices developed by teachers in different Portuguese and Brazilian universities courses, it was developed a research work in order to understand the relationships between those practices, student learning and their academic success. For this purpose it was defined, from a study of the relevant literature on the topic, a grid that integrates the respective objects and dimensions that are intended to take into account in the analysis. All data collection instruments were structured based on this research grid as well as the respective data analysis with the purpose of elaborating partial evaluative syntheses, in accordance with the objects and dimensions defined, in order to obtain a comprehensive evaluative synthesis. This procedure allowed a coordinated and sustained data triangulation, providing a strong coherence between the problem and the research questions, the respective levels of analysis and interpretation and therefore with the conclusions. This internal consistency contributed significantly to the validity of the survey, constituting a criterion of excellence to the quality of the research developed. |
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