A triangulação sustentada de dados como condição fundamental para a investigação qualitativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/11278 |
Resumo: | This paper presents the results of an investigation (funded by Foundation for Science and Technology: PTDC/CPECED/ 114318/2009) whose main objective was to describe, analyze and interpret teaching and assessment practices developed by teachers in different courses of Portuguese and Brazilian universities, in order to understand the relationship between such practices, student learning and their academic success. A Matrix of research with the objects of analysis was defined – from which were structured the instruments for data collection and carried out the data analysis – in order to develop evaluative partial synthesis to give an overall evaluative synthesis. This procedure allows greater consistency between the problem and the research questions, the respective levels of analysis and the interpretation of data and consequently the conclusions. This internal consistency contributes significantly to the validity of research providing a criterion of excellence for research quality. Resumo — O artigo que aqui se apresenta resultou de uma investigação (financiada pela Fundação para Ciência e Tecnologia: PTDC/CPE-CED/114318/2009) cujo objetivo principal foi descrever, analisar e interpretar práticas de ensino e de avaliação desenvolvidas por professores em diferentes cursos de universidades portuguesas e brasileiras, com o intuito de compreender as relações entre tais práticas, as aprendizagens dos alunos e o seu sucesso académico. Foi definida uma matriz de investigação com os objetos e dimensões de análise, a partir da qual se estruturaram os instrumentos de recolha de dados e se levou a cabo a análise desses dados procurando elaborar sínteses avaliativas parciais para dar origem a uma síntese avaliativa global. Este procedimento permite uma maior coerência entre o problema e as questões de investigação, os respetivos níveis de análise e interpretação dos dados e, consequentemente, as conclusões. Esta coerência interna em muito contribui para a validade da investigação, constituindo um critério de excelência para a qualidade da investigação produzida. |
id |
RCAP_775f016edfb538a7fcd5b0b253ef6c4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/11278 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A triangulação sustentada de dados como condição fundamental para a investigação qualitativamatriz de investigaçãotriangulaçãoanálise de dados qualitativosThis paper presents the results of an investigation (funded by Foundation for Science and Technology: PTDC/CPECED/ 114318/2009) whose main objective was to describe, analyze and interpret teaching and assessment practices developed by teachers in different courses of Portuguese and Brazilian universities, in order to understand the relationship between such practices, student learning and their academic success. A Matrix of research with the objects of analysis was defined – from which were structured the instruments for data collection and carried out the data analysis – in order to develop evaluative partial synthesis to give an overall evaluative synthesis. This procedure allows greater consistency between the problem and the research questions, the respective levels of analysis and the interpretation of data and consequently the conclusions. This internal consistency contributes significantly to the validity of research providing a criterion of excellence for research quality. Resumo — O artigo que aqui se apresenta resultou de uma investigação (financiada pela Fundação para Ciência e Tecnologia: PTDC/CPE-CED/114318/2009) cujo objetivo principal foi descrever, analisar e interpretar práticas de ensino e de avaliação desenvolvidas por professores em diferentes cursos de universidades portuguesas e brasileiras, com o intuito de compreender as relações entre tais práticas, as aprendizagens dos alunos e o seu sucesso académico. Foi definida uma matriz de investigação com os objetos e dimensões de análise, a partir da qual se estruturaram os instrumentos de recolha de dados e se levou a cabo a análise desses dados procurando elaborar sínteses avaliativas parciais para dar origem a uma síntese avaliativa global. Este procedimento permite uma maior coerência entre o problema e as questões de investigação, os respetivos níveis de análise e interpretação dos dados e, consequentemente, as conclusões. Esta coerência interna em muito contribui para a validade da investigação, constituindo um critério de excelência para a qualidade da investigação produzida.Ludomedia2014-07-08T14:56:44Z2014-07-082014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/11278http://hdl.handle.net/10174/11278porBorralho, A.; Fialho, I. & Cid, M. (2014). A triangulação sustentada de dados como condição fundamental para a investigação qualitativa. In A. P. Costa, L. P. Reis, F. N. Souza & R. Luengo (Eds). Libro de Actas de "3º Congreso Ibero-Americano en Investigación Cualitativa", Vol. 3: Artículos de Ciencias Sociales (pp.51-56). Badajoz: Ludomedia. [ISBN: 978-972-8914-48-6]431978-972-8914-48-6Pedagogiaamab@uevora.ptifialho@uevora.ptmcid@uevora.pt229Borralho, AntónioFialho, IsabelCid, Maríliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:54:42Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11278Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:58.442765Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A triangulação sustentada de dados como condição fundamental para a investigação qualitativa |
title |
A triangulação sustentada de dados como condição fundamental para a investigação qualitativa |
spellingShingle |
A triangulação sustentada de dados como condição fundamental para a investigação qualitativa Borralho, António matriz de investigação triangulação análise de dados qualitativos |
title_short |
A triangulação sustentada de dados como condição fundamental para a investigação qualitativa |
title_full |
A triangulação sustentada de dados como condição fundamental para a investigação qualitativa |
title_fullStr |
A triangulação sustentada de dados como condição fundamental para a investigação qualitativa |
title_full_unstemmed |
A triangulação sustentada de dados como condição fundamental para a investigação qualitativa |
title_sort |
A triangulação sustentada de dados como condição fundamental para a investigação qualitativa |
author |
Borralho, António |
author_facet |
Borralho, António Fialho, Isabel Cid, Marília |
author_role |
author |
author2 |
Fialho, Isabel Cid, Marília |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borralho, António Fialho, Isabel Cid, Marília |
dc.subject.por.fl_str_mv |
matriz de investigação triangulação análise de dados qualitativos |
topic |
matriz de investigação triangulação análise de dados qualitativos |
description |
This paper presents the results of an investigation (funded by Foundation for Science and Technology: PTDC/CPECED/ 114318/2009) whose main objective was to describe, analyze and interpret teaching and assessment practices developed by teachers in different courses of Portuguese and Brazilian universities, in order to understand the relationship between such practices, student learning and their academic success. A Matrix of research with the objects of analysis was defined – from which were structured the instruments for data collection and carried out the data analysis – in order to develop evaluative partial synthesis to give an overall evaluative synthesis. This procedure allows greater consistency between the problem and the research questions, the respective levels of analysis and the interpretation of data and consequently the conclusions. This internal consistency contributes significantly to the validity of research providing a criterion of excellence for research quality. Resumo — O artigo que aqui se apresenta resultou de uma investigação (financiada pela Fundação para Ciência e Tecnologia: PTDC/CPE-CED/114318/2009) cujo objetivo principal foi descrever, analisar e interpretar práticas de ensino e de avaliação desenvolvidas por professores em diferentes cursos de universidades portuguesas e brasileiras, com o intuito de compreender as relações entre tais práticas, as aprendizagens dos alunos e o seu sucesso académico. Foi definida uma matriz de investigação com os objetos e dimensões de análise, a partir da qual se estruturaram os instrumentos de recolha de dados e se levou a cabo a análise desses dados procurando elaborar sínteses avaliativas parciais para dar origem a uma síntese avaliativa global. Este procedimento permite uma maior coerência entre o problema e as questões de investigação, os respetivos níveis de análise e interpretação dos dados e, consequentemente, as conclusões. Esta coerência interna em muito contribui para a validade da investigação, constituindo um critério de excelência para a qualidade da investigação produzida. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-08T14:56:44Z 2014-07-08 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/11278 http://hdl.handle.net/10174/11278 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/11278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Borralho, A.; Fialho, I. & Cid, M. (2014). A triangulação sustentada de dados como condição fundamental para a investigação qualitativa. In A. P. Costa, L. P. Reis, F. N. Souza & R. Luengo (Eds). Libro de Actas de "3º Congreso Ibero-Americano en Investigación Cualitativa", Vol. 3: Artículos de Ciencias Sociales (pp.51-56). Badajoz: Ludomedia. [ISBN: 978-972-8914-48-6] 431 978-972-8914-48-6 Pedagogia amab@uevora.pt ifialho@uevora.pt mcid@uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136534747676672 |