Gestão da Informação e Serviços Partilhados: a Gestão de Recursos Humanos na Universidade do Porto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1371 |
Resumo: | A definição de serviços partilhados remete-nos para uma estratégia organizacional de base cooperativa que abarca a unidade orgânica autónoma e com localização física específica e recursos concentrados que permitem a otimização da gestão de operações, a utilização desses recursos e a padronização e normalização de processos.Com a criação dos Serviços Partilhados da Universidade do Porto (SPUP), tornou-se pertinente perceber as mudanças que provocam e as necessidades que emergem no que respeita ao fenómeno infocomunicacional e decorrentes processos de Gestão da Informação, assim como prover à sua otimização e potenciação através do uso da tecnologia.O estudo que se apresenta teve como objetivo identificar e compreender o modelo de gestão desenvolvido em torno dos Serviços Partilhados em Universidades e, especificamente, na Universidade do Porto e o modelo e/ou práticas de gestão da informação associados.Tendo o método quadripolar como abordagem metodológica, o projeto integra uma parte teórica (componente organizacional, tecnológica e informacional) e uma parte prática, desenvolvida em ambiente institucional no Serviço de Recursos Humanos dos Serviços Partilhado da U.Porto, de que resultou uma proposta de modelo de gestão da produção informacional híbrida no âmbito deste serviço partilhado, nomeadamente no que concerne à série informacional Processos Individuais de Colaboradores. |
id |
RCAP_2ad7115c7ed24dff869aff336c939404 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1371 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Gestão da Informação e Serviços Partilhados: a Gestão de Recursos Humanos na Universidade do PortoGestão da InformaçãoSistema de InformaçãoServiços PartilhadosUniversidade do PortoRecursos HumanosA definição de serviços partilhados remete-nos para uma estratégia organizacional de base cooperativa que abarca a unidade orgânica autónoma e com localização física específica e recursos concentrados que permitem a otimização da gestão de operações, a utilização desses recursos e a padronização e normalização de processos.Com a criação dos Serviços Partilhados da Universidade do Porto (SPUP), tornou-se pertinente perceber as mudanças que provocam e as necessidades que emergem no que respeita ao fenómeno infocomunicacional e decorrentes processos de Gestão da Informação, assim como prover à sua otimização e potenciação através do uso da tecnologia.O estudo que se apresenta teve como objetivo identificar e compreender o modelo de gestão desenvolvido em torno dos Serviços Partilhados em Universidades e, especificamente, na Universidade do Porto e o modelo e/ou práticas de gestão da informação associados.Tendo o método quadripolar como abordagem metodológica, o projeto integra uma parte teórica (componente organizacional, tecnológica e informacional) e uma parte prática, desenvolvida em ambiente institucional no Serviço de Recursos Humanos dos Serviços Partilhado da U.Porto, de que resultou uma proposta de modelo de gestão da produção informacional híbrida no âmbito deste serviço partilhado, nomeadamente no que concerne à série informacional Processos Individuais de Colaboradores.Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas2015-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1371Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 12 (2015): Ligar. Transformar. Criar Valorreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1371https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1371/pdf_101Direitos de Autor (c) 2015 Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistasinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, André Miguel AlvesPinto, Maria Manuela Gomes de Azevedo2023-01-16T13:58:20Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1371Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:39:03.747694Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão da Informação e Serviços Partilhados: a Gestão de Recursos Humanos na Universidade do Porto |
title |
Gestão da Informação e Serviços Partilhados: a Gestão de Recursos Humanos na Universidade do Porto |
spellingShingle |
Gestão da Informação e Serviços Partilhados: a Gestão de Recursos Humanos na Universidade do Porto Pinto, André Miguel Alves Gestão da Informação Sistema de Informação Serviços Partilhados Universidade do Porto Recursos Humanos |
title_short |
Gestão da Informação e Serviços Partilhados: a Gestão de Recursos Humanos na Universidade do Porto |
title_full |
Gestão da Informação e Serviços Partilhados: a Gestão de Recursos Humanos na Universidade do Porto |
title_fullStr |
Gestão da Informação e Serviços Partilhados: a Gestão de Recursos Humanos na Universidade do Porto |
title_full_unstemmed |
Gestão da Informação e Serviços Partilhados: a Gestão de Recursos Humanos na Universidade do Porto |
title_sort |
Gestão da Informação e Serviços Partilhados: a Gestão de Recursos Humanos na Universidade do Porto |
author |
Pinto, André Miguel Alves |
author_facet |
Pinto, André Miguel Alves Pinto, Maria Manuela Gomes de Azevedo |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Maria Manuela Gomes de Azevedo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, André Miguel Alves Pinto, Maria Manuela Gomes de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão da Informação Sistema de Informação Serviços Partilhados Universidade do Porto Recursos Humanos |
topic |
Gestão da Informação Sistema de Informação Serviços Partilhados Universidade do Porto Recursos Humanos |
description |
A definição de serviços partilhados remete-nos para uma estratégia organizacional de base cooperativa que abarca a unidade orgânica autónoma e com localização física específica e recursos concentrados que permitem a otimização da gestão de operações, a utilização desses recursos e a padronização e normalização de processos.Com a criação dos Serviços Partilhados da Universidade do Porto (SPUP), tornou-se pertinente perceber as mudanças que provocam e as necessidades que emergem no que respeita ao fenómeno infocomunicacional e decorrentes processos de Gestão da Informação, assim como prover à sua otimização e potenciação através do uso da tecnologia.O estudo que se apresenta teve como objetivo identificar e compreender o modelo de gestão desenvolvido em torno dos Serviços Partilhados em Universidades e, especificamente, na Universidade do Porto e o modelo e/ou práticas de gestão da informação associados.Tendo o método quadripolar como abordagem metodológica, o projeto integra uma parte teórica (componente organizacional, tecnológica e informacional) e uma parte prática, desenvolvida em ambiente institucional no Serviço de Recursos Humanos dos Serviços Partilhado da U.Porto, de que resultou uma proposta de modelo de gestão da produção informacional híbrida no âmbito deste serviço partilhado, nomeadamente no que concerne à série informacional Processos Individuais de Colaboradores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1371 |
url |
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1371 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1371 https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1371/pdf_101 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 12 (2015): Ligar. Transformar. Criar Valor reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130855145209856 |