Estudo da relação entre o E-commerce e o PIB em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/48509 |
Resumo: | O comércio online, igualmente conhecido como e-commerce, constitui um tipo de comércio que visa a realização de toda a cadeia de valor dos processos de negócios, num ambiente eletrónico, mediante a aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). É uma forma de negócio do século XXI, que apresenta diversas vantagens, como também algumas barreiras. Apesar da sua disponibilidade permanente, a diversidade de serviços que as plataformas eletrónicas oferecem e o seu alcance geográfico quase ilimitado, o e-commerce enfrenta certos riscos que se relacionam sobretudo com o sentimento de insegurança e a falta de confiança, por parte dos consumidores. No entanto, o número de adeptos desta nova forma de realização de negócio tem vindo a crescer, notando-se claramente uma relação entre a presença do e-commerce e o nível da prosperidade económica de um país. Diversos estudos foram realizados, em contextos geográficos diferentes, e todos com um único propósito – provar que a presença do e-commerce tem uma influência no nível de riqueza do país, representado sob a forma do PIB nacional. Todos os estudos comprovam a hipótese em análise, afirmando que o comércio online relaciona-se com o PIB, afetando-o positivamente, através da geração de novas formas de emprego, do aumento do volume de vendas online e do aumento do consumo público e privado. A nível nacional, esta investigação, demonstra que o volume de negócios online é positiva e fortemente influenciado pelo número de empresas que dispõem de um site, como também pelo número de famílias com ligação à internet. De um modo geral, a presente investigação confirma a existência de uma relação positiva e forte entre o e-commerce e o PIB, em Portugal, aplicando-se a um período temporal entre os anos 2000 e 2020. |
id |
RCAP_2ad9057307a86b36f8789ce3b84b64dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48509 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo da relação entre o E-commerce e o PIB em PortugalE-commercePIBNegócio onlineB2BB2CGDPOnline businessO comércio online, igualmente conhecido como e-commerce, constitui um tipo de comércio que visa a realização de toda a cadeia de valor dos processos de negócios, num ambiente eletrónico, mediante a aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). É uma forma de negócio do século XXI, que apresenta diversas vantagens, como também algumas barreiras. Apesar da sua disponibilidade permanente, a diversidade de serviços que as plataformas eletrónicas oferecem e o seu alcance geográfico quase ilimitado, o e-commerce enfrenta certos riscos que se relacionam sobretudo com o sentimento de insegurança e a falta de confiança, por parte dos consumidores. No entanto, o número de adeptos desta nova forma de realização de negócio tem vindo a crescer, notando-se claramente uma relação entre a presença do e-commerce e o nível da prosperidade económica de um país. Diversos estudos foram realizados, em contextos geográficos diferentes, e todos com um único propósito – provar que a presença do e-commerce tem uma influência no nível de riqueza do país, representado sob a forma do PIB nacional. Todos os estudos comprovam a hipótese em análise, afirmando que o comércio online relaciona-se com o PIB, afetando-o positivamente, através da geração de novas formas de emprego, do aumento do volume de vendas online e do aumento do consumo público e privado. A nível nacional, esta investigação, demonstra que o volume de negócios online é positiva e fortemente influenciado pelo número de empresas que dispõem de um site, como também pelo número de famílias com ligação à internet. De um modo geral, a presente investigação confirma a existência de uma relação positiva e forte entre o e-commerce e o PIB, em Portugal, aplicando-se a um período temporal entre os anos 2000 e 2020.Online commerce, also known as e-commerce, is a type of commerce that aims to carry out the entire value chain of business processes, in an electronic environment, through the application of Information and Communication Technologies (ICT). It is a 21st century form of business, which has many advantages, as well as some barriers. Despite its permanent availability, the diversity of services that electronic platforms offer and its almost unlimited geographical reach, electronic commerce faces certain risks that are related to the feeling of security and lack of confidence on the part of consumers. However, the number of supporters of this new form of doing business has been growing, with a clear connection between the presence of e-commerce and the level of economic prosperity of a country. Several studies have been carried out, in different geographical contexts, and all with a single purpose – to prove that the presence of e-commerce has an influence on the country's level of richness, represented in the form of the national GDP. All studies confirm the hypothesis under analysis, stating that online commerce is related to GDP, positively affecting it, through the generation of new forms of employment, the increase in the volume of online sales and the increase in private and public consumption. At national level, this research shows that the online turnover is positive and strongly influenced by the number of companies that have a website, as well as the number of families with internet connection. In general, this research confirms the existence of a positive and strong relationship between e-commerce and GDP in Portugal, applying to a time period between 2000 and 2020.Matos, DulceNunes, SandraRepositório ComumAmorim, Mauro Vanderson Cruz2023-12-15T11:36:23Z2023-112023-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48509TID:203484711porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T04:56:13Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48509Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:25.371316Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo da relação entre o E-commerce e o PIB em Portugal |
title |
Estudo da relação entre o E-commerce e o PIB em Portugal |
spellingShingle |
Estudo da relação entre o E-commerce e o PIB em Portugal Amorim, Mauro Vanderson Cruz E-commerce PIB Negócio online B2B B2C GDP Online business |
title_short |
Estudo da relação entre o E-commerce e o PIB em Portugal |
title_full |
Estudo da relação entre o E-commerce e o PIB em Portugal |
title_fullStr |
Estudo da relação entre o E-commerce e o PIB em Portugal |
title_full_unstemmed |
Estudo da relação entre o E-commerce e o PIB em Portugal |
title_sort |
Estudo da relação entre o E-commerce e o PIB em Portugal |
author |
Amorim, Mauro Vanderson Cruz |
author_facet |
Amorim, Mauro Vanderson Cruz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, Dulce Nunes, Sandra Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Mauro Vanderson Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
E-commerce PIB Negócio online B2B B2C GDP Online business |
topic |
E-commerce PIB Negócio online B2B B2C GDP Online business |
description |
O comércio online, igualmente conhecido como e-commerce, constitui um tipo de comércio que visa a realização de toda a cadeia de valor dos processos de negócios, num ambiente eletrónico, mediante a aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). É uma forma de negócio do século XXI, que apresenta diversas vantagens, como também algumas barreiras. Apesar da sua disponibilidade permanente, a diversidade de serviços que as plataformas eletrónicas oferecem e o seu alcance geográfico quase ilimitado, o e-commerce enfrenta certos riscos que se relacionam sobretudo com o sentimento de insegurança e a falta de confiança, por parte dos consumidores. No entanto, o número de adeptos desta nova forma de realização de negócio tem vindo a crescer, notando-se claramente uma relação entre a presença do e-commerce e o nível da prosperidade económica de um país. Diversos estudos foram realizados, em contextos geográficos diferentes, e todos com um único propósito – provar que a presença do e-commerce tem uma influência no nível de riqueza do país, representado sob a forma do PIB nacional. Todos os estudos comprovam a hipótese em análise, afirmando que o comércio online relaciona-se com o PIB, afetando-o positivamente, através da geração de novas formas de emprego, do aumento do volume de vendas online e do aumento do consumo público e privado. A nível nacional, esta investigação, demonstra que o volume de negócios online é positiva e fortemente influenciado pelo número de empresas que dispõem de um site, como também pelo número de famílias com ligação à internet. De um modo geral, a presente investigação confirma a existência de uma relação positiva e forte entre o e-commerce e o PIB, em Portugal, aplicando-se a um período temporal entre os anos 2000 e 2020. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-15T11:36:23Z 2023-11 2023-11-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/48509 TID:203484711 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/48509 |
identifier_str_mv |
TID:203484711 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552278505127936 |