A relação do comércio online em Portugal com a taxa de desemprego

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Mauro Vanderson Cruz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/38599
Resumo: O fenómeno do comércio online, igualmente conhecido como e-commerce, tem vindo a assumir um relevo crescente na prática diária da sociedade portuguesa. O mercado das transações comerciais enfrenta constantes e sucessivos desafios impostos pela evolução tecnológica, mediante o surgimento de ferramentas, como por exemplo smartphones, notebooks, netbooks, tablets, redes sociais, entre outras, que esbatam as barreiras físicas, criando uma realidade virtual regida pelas normas de um mundo globalizado e, cada vez mais digital. Tratando-se de um fator ponderante para o desenvolvimento económico de um país, o comércio online proporciona inúmeras vantagens aos seus utilizadores. A ausência de plataformas logísticas tangíveis conduz à redução de diversos custos operacionais. Além disso, a permanente disponibilidade online agiliza não só a atividade das empresas, como também contribui para a satisfação dos próprios consumidores. Em contraste com as vantagens trazidas pelo e-commerce, o mesmo levanta questões relacionadas com os riscos de autenticação e segurança e elevando o tempo de entrega dos produtos, podendo ser apontadas como algumas desvantagens desta forma de comércio. O comércio online constitui um motivador da economia nacional. De modo a otimizar a riqueza nacional, importa entender os fatores influenciadores desta prática comercial. Um desses fatores revela-se ser a taxa de desemprego, que tem atuado negativamente sobre a Fazenda Pública Nacional. A presente investigação foi desenvolvida através de uma metodologia quantitativa, baseada numa análise estatística, cujo objetivo consiste na compreensão da relação entre a prática do comércio online em Portugal, assumido como uma nova tendência de negócio e notável injetor de capital, e a taxa de desemprego. Na prossecução deste objetivo, importa perceber a natureza do desemprego em Portugal, identificando um conjunto de variáveis com expressão na taxa de desemprego nacional. O estudo em causa aferiu a relevância da taxa de escolarização no ensino superior em Portugal como a variável com maior capacidade explicativa da taxa de desemprego nacional, seguindo a percentagem do Volume de Negócios online B2B e B2C em Portugal com uma relevância significativa na taxa de desemprego, com repercussões diretas e expressivas na prática de comércio online.
id RCAP_1d0e75030c04634a407ddbac683fa49c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/38599
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação do comércio online em Portugal com a taxa de desempregoComércio onlineE-commerceTaxa de desempregoPortugalOnline commerceUnemployment rateO fenómeno do comércio online, igualmente conhecido como e-commerce, tem vindo a assumir um relevo crescente na prática diária da sociedade portuguesa. O mercado das transações comerciais enfrenta constantes e sucessivos desafios impostos pela evolução tecnológica, mediante o surgimento de ferramentas, como por exemplo smartphones, notebooks, netbooks, tablets, redes sociais, entre outras, que esbatam as barreiras físicas, criando uma realidade virtual regida pelas normas de um mundo globalizado e, cada vez mais digital. Tratando-se de um fator ponderante para o desenvolvimento económico de um país, o comércio online proporciona inúmeras vantagens aos seus utilizadores. A ausência de plataformas logísticas tangíveis conduz à redução de diversos custos operacionais. Além disso, a permanente disponibilidade online agiliza não só a atividade das empresas, como também contribui para a satisfação dos próprios consumidores. Em contraste com as vantagens trazidas pelo e-commerce, o mesmo levanta questões relacionadas com os riscos de autenticação e segurança e elevando o tempo de entrega dos produtos, podendo ser apontadas como algumas desvantagens desta forma de comércio. O comércio online constitui um motivador da economia nacional. De modo a otimizar a riqueza nacional, importa entender os fatores influenciadores desta prática comercial. Um desses fatores revela-se ser a taxa de desemprego, que tem atuado negativamente sobre a Fazenda Pública Nacional. A presente investigação foi desenvolvida através de uma metodologia quantitativa, baseada numa análise estatística, cujo objetivo consiste na compreensão da relação entre a prática do comércio online em Portugal, assumido como uma nova tendência de negócio e notável injetor de capital, e a taxa de desemprego. Na prossecução deste objetivo, importa perceber a natureza do desemprego em Portugal, identificando um conjunto de variáveis com expressão na taxa de desemprego nacional. O estudo em causa aferiu a relevância da taxa de escolarização no ensino superior em Portugal como a variável com maior capacidade explicativa da taxa de desemprego nacional, seguindo a percentagem do Volume de Negócios online B2B e B2C em Portugal com uma relevância significativa na taxa de desemprego, com repercussões diretas e expressivas na prática de comércio online.The phenomenon of online commerce, also known as e-commerce, has been assuming a growing importance in the daily practice of Portuguese society. The market of commercial transactions faces constant and successive challenges imposed by technological development, through the emergence of tools, such as smartphones, laptops, netbooks, tablets, social networks, among others, that blur physical barriers, creating a virtual reality governed by the norms of a globalized and increasingly digital world. Being a weighting factor for the economic development of a country, online commerce provides numerous advantages to its users. The absence of tangible logistic platforms leads to a reduction of various operating costs. In addition, the constant availability of online services not only speeds up business activity, but also contributes to the satisfaction of consumers themselves. In contrast to the advantages brought by e-commerce, it raises questions related to the risks of authentication and security and increasing the delivery time of products, that can be pointed out as some disadvantages of this form of trade. Online commerce is a motivator of the national economy. In order to optimize national wealth, it is important to understand the factors that influence this commercial practice. One of these factors turns out to be the unemployment rate, which has acted negatively on the National Public Treasury. This research was developed through a quantitative methodology, based on a statistical analysis, which objective is the analysis of the relationship between the practice of online commerce in Portugal, assumed as a new business trend and notable capital injector, and the unemployment rate. In pursuit of this objective, it is important to understand the nature of unemployment in Portugal, identifying a set of variables with expression on the national unemployment rate. The study assessed the relevance of the higher education schooling rate in Portugal as the variable with the highest explanatory capacity of the national unemployment rate, following the percentage of B2B and B2C Online Turnover in Portugal with a significant relevance in the unemployment rate, with direct and expressive repercussions in the practice of online commerce.Reis, HenriqueOliveira, SandraRepositório ComumAmorim, Mauro Vanderson Cruz2022-01-04T15:29:40Z2021-122021-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38599TID:202816052porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:28Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38599Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:05.143938Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação do comércio online em Portugal com a taxa de desemprego
title A relação do comércio online em Portugal com a taxa de desemprego
spellingShingle A relação do comércio online em Portugal com a taxa de desemprego
Amorim, Mauro Vanderson Cruz
Comércio online
E-commerce
Taxa de desemprego
Portugal
Online commerce
Unemployment rate
title_short A relação do comércio online em Portugal com a taxa de desemprego
title_full A relação do comércio online em Portugal com a taxa de desemprego
title_fullStr A relação do comércio online em Portugal com a taxa de desemprego
title_full_unstemmed A relação do comércio online em Portugal com a taxa de desemprego
title_sort A relação do comércio online em Portugal com a taxa de desemprego
author Amorim, Mauro Vanderson Cruz
author_facet Amorim, Mauro Vanderson Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Henrique
Oliveira, Sandra
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Mauro Vanderson Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio online
E-commerce
Taxa de desemprego
Portugal
Online commerce
Unemployment rate
topic Comércio online
E-commerce
Taxa de desemprego
Portugal
Online commerce
Unemployment rate
description O fenómeno do comércio online, igualmente conhecido como e-commerce, tem vindo a assumir um relevo crescente na prática diária da sociedade portuguesa. O mercado das transações comerciais enfrenta constantes e sucessivos desafios impostos pela evolução tecnológica, mediante o surgimento de ferramentas, como por exemplo smartphones, notebooks, netbooks, tablets, redes sociais, entre outras, que esbatam as barreiras físicas, criando uma realidade virtual regida pelas normas de um mundo globalizado e, cada vez mais digital. Tratando-se de um fator ponderante para o desenvolvimento económico de um país, o comércio online proporciona inúmeras vantagens aos seus utilizadores. A ausência de plataformas logísticas tangíveis conduz à redução de diversos custos operacionais. Além disso, a permanente disponibilidade online agiliza não só a atividade das empresas, como também contribui para a satisfação dos próprios consumidores. Em contraste com as vantagens trazidas pelo e-commerce, o mesmo levanta questões relacionadas com os riscos de autenticação e segurança e elevando o tempo de entrega dos produtos, podendo ser apontadas como algumas desvantagens desta forma de comércio. O comércio online constitui um motivador da economia nacional. De modo a otimizar a riqueza nacional, importa entender os fatores influenciadores desta prática comercial. Um desses fatores revela-se ser a taxa de desemprego, que tem atuado negativamente sobre a Fazenda Pública Nacional. A presente investigação foi desenvolvida através de uma metodologia quantitativa, baseada numa análise estatística, cujo objetivo consiste na compreensão da relação entre a prática do comércio online em Portugal, assumido como uma nova tendência de negócio e notável injetor de capital, e a taxa de desemprego. Na prossecução deste objetivo, importa perceber a natureza do desemprego em Portugal, identificando um conjunto de variáveis com expressão na taxa de desemprego nacional. O estudo em causa aferiu a relevância da taxa de escolarização no ensino superior em Portugal como a variável com maior capacidade explicativa da taxa de desemprego nacional, seguindo a percentagem do Volume de Negócios online B2B e B2C em Portugal com uma relevância significativa na taxa de desemprego, com repercussões diretas e expressivas na prática de comércio online.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12
2021-12-01T00:00:00Z
2022-01-04T15:29:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/38599
TID:202816052
url http://hdl.handle.net/10400.26/38599
identifier_str_mv TID:202816052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135391518818304