A relação do comércio online em Portugal com a taxa de desemprego
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/38599 |
Resumo: | O fenómeno do comércio online, igualmente conhecido como e-commerce, tem vindo a assumir um relevo crescente na prática diária da sociedade portuguesa. O mercado das transações comerciais enfrenta constantes e sucessivos desafios impostos pela evolução tecnológica, mediante o surgimento de ferramentas, como por exemplo smartphones, notebooks, netbooks, tablets, redes sociais, entre outras, que esbatam as barreiras físicas, criando uma realidade virtual regida pelas normas de um mundo globalizado e, cada vez mais digital. Tratando-se de um fator ponderante para o desenvolvimento económico de um país, o comércio online proporciona inúmeras vantagens aos seus utilizadores. A ausência de plataformas logísticas tangíveis conduz à redução de diversos custos operacionais. Além disso, a permanente disponibilidade online agiliza não só a atividade das empresas, como também contribui para a satisfação dos próprios consumidores. Em contraste com as vantagens trazidas pelo e-commerce, o mesmo levanta questões relacionadas com os riscos de autenticação e segurança e elevando o tempo de entrega dos produtos, podendo ser apontadas como algumas desvantagens desta forma de comércio. O comércio online constitui um motivador da economia nacional. De modo a otimizar a riqueza nacional, importa entender os fatores influenciadores desta prática comercial. Um desses fatores revela-se ser a taxa de desemprego, que tem atuado negativamente sobre a Fazenda Pública Nacional. A presente investigação foi desenvolvida através de uma metodologia quantitativa, baseada numa análise estatística, cujo objetivo consiste na compreensão da relação entre a prática do comércio online em Portugal, assumido como uma nova tendência de negócio e notável injetor de capital, e a taxa de desemprego. Na prossecução deste objetivo, importa perceber a natureza do desemprego em Portugal, identificando um conjunto de variáveis com expressão na taxa de desemprego nacional. O estudo em causa aferiu a relevância da taxa de escolarização no ensino superior em Portugal como a variável com maior capacidade explicativa da taxa de desemprego nacional, seguindo a percentagem do Volume de Negócios online B2B e B2C em Portugal com uma relevância significativa na taxa de desemprego, com repercussões diretas e expressivas na prática de comércio online. |
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Além disso, a permanente disponibilidade online agiliza não só a atividade das empresas, como também contribui para a satisfação dos próprios consumidores. Em contraste com as vantagens trazidas pelo e-commerce, o mesmo levanta questões relacionadas com os riscos de autenticação e segurança e elevando o tempo de entrega dos produtos, podendo ser apontadas como algumas desvantagens desta forma de comércio. O comércio online constitui um motivador da economia nacional. De modo a otimizar a riqueza nacional, importa entender os fatores influenciadores desta prática comercial. Um desses fatores revela-se ser a taxa de desemprego, que tem atuado negativamente sobre a Fazenda Pública Nacional. A presente investigação foi desenvolvida através de uma metodologia quantitativa, baseada numa análise estatística, cujo objetivo consiste na compreensão da relação entre a prática do comércio online em Portugal, assumido como uma nova tendência de negócio e notável injetor de capital, e a taxa de desemprego. Na prossecução deste objetivo, importa perceber a natureza do desemprego em Portugal, identificando um conjunto de variáveis com expressão na taxa de desemprego nacional. O estudo em causa aferiu a relevância da taxa de escolarização no ensino superior em Portugal como a variável com maior capacidade explicativa da taxa de desemprego nacional, seguindo a percentagem do Volume de Negócios online B2B e B2C em Portugal com uma relevância significativa na taxa de desemprego, com repercussões diretas e expressivas na prática de comércio online.The phenomenon of online commerce, also known as e-commerce, has been assuming a growing importance in the daily practice of Portuguese society. The market of commercial transactions faces constant and successive challenges imposed by technological development, through the emergence of tools, such as smartphones, laptops, netbooks, tablets, social networks, among others, that blur physical barriers, creating a virtual reality governed by the norms of a globalized and increasingly digital world. Being a weighting factor for the economic development of a country, online commerce provides numerous advantages to its users. The absence of tangible logistic platforms leads to a reduction of various operating costs. In addition, the constant availability of online services not only speeds up business activity, but also contributes to the satisfaction of consumers themselves. In contrast to the advantages brought by e-commerce, it raises questions related to the risks of authentication and security and increasing the delivery time of products, that can be pointed out as some disadvantages of this form of trade. Online commerce is a motivator of the national economy. In order to optimize national wealth, it is important to understand the factors that influence this commercial practice. One of these factors turns out to be the unemployment rate, which has acted negatively on the National Public Treasury. This research was developed through a quantitative methodology, based on a statistical analysis, which objective is the analysis of the relationship between the practice of online commerce in Portugal, assumed as a new business trend and notable capital injector, and the unemployment rate. In pursuit of this objective, it is important to understand the nature of unemployment in Portugal, identifying a set of variables with expression on the national unemployment rate. The study assessed the relevance of the higher education schooling rate in Portugal as the variable with the highest explanatory capacity of the national unemployment rate, following the percentage of B2B and B2C Online Turnover in Portugal with a significant relevance in the unemployment rate, with direct and expressive repercussions in the practice of online commerce.Reis, HenriqueOliveira, SandraRepositório ComumAmorim, Mauro Vanderson Cruz2022-01-04T15:29:40Z2021-122021-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38599TID:202816052porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:28Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38599Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:05.143938Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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