Análise do pensamento, da acção e da reacção no feedback dos treinadores de andebol dos escalões de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sequeira, Pedro
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/97
Resumo: Dissertação elaborada sob orientação do Professor Doutor José de Jesus Fernandes Rodrigues, com vista à obtenção do grau de Mestre em Gestão da Formação Desportiva,apresentada à Universidade Técnica de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana, 1998.
id RCAP_2adc4903f23a8bd37d522c686f326408
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/97
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise do pensamento, da acção e da reacção no feedback dos treinadores de andebol dos escalões de formaçãoDissertação elaborada sob orientação do Professor Doutor José de Jesus Fernandes Rodrigues, com vista à obtenção do grau de Mestre em Gestão da Formação Desportiva,apresentada à Universidade Técnica de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana, 1998.“Coaching is communication. Every act of coaching requires you to communicate. Successful coaches are masterful communicators.” Martens (1997) As características do Treinador, a sua formação e experiência, assim como as qualidades físicas, técnicas, psicológicas, entre outras, dos Atletas, são determinantes no sucesso desportivo e na relação pedagógica em Desporto. A relação pedagógica, entre Treinador e Atleta, irá influenciar tudo aquilo que se passa antes, durante e após o treino. São muitos os factores inerentes à relação pedagógica, no entanto, existe um que é preponderante em qualquer tipo de relação, seja ela pedagógica ou não, que é a comunicação. A arte de saber comunicar poderá influenciar, positiva ou negativamente, a prestação de um Atleta. Para Martens (1997), não chega aos Treinadores apenas dominar o envio, o conteúdo e a parte verbal, mas também a recepção, a parte não verbal e a parte psicológica de uma comunicação. O Feedback é um dos instrumentos que o Treinador utiliza para comunicar com o Atleta no processo da relação pedagógica. É através do Feedback que o Atleta tem possibilidades de evoluir em termos psicomotores, pois só assim é que ele obtém informações acerca das suas prestações.Será que o Treinador está apto a emitir Feedbacks apropriados? Sabe quando os utilizar e quais as suas consequências? Será que o Treinador tem uma formação desportiva e pedagógica que influencie positiva ou negativamente a prescrição de Feedbacks? A investigação científica tem se debruçado sobre o Feedback mais ao nível da Educação Física e dos seus profissionais. Mas assim como é importante o Feedback no desempenho dos alunos nas aulas de Educação Física, também o parece ser durante os treinos desportivos. Afinal, em ambos os casos, o Feedback tem o mesmo objectivo: auxiliar os Atletas/Alunos a desenvolverem as suas habilidades psicomotoras. Os estudos sobre o Feedback costumam apenas abordar a sua utilização durante o treino ou a aula de Educação Física. Actualmente, a investigação tem abordado, não só aquilo que se passa durante a fase interactiva, o treino ou a aula, mas também aquilo que ocorre antes e depois da fase interactiva. Este estudo pretende, não só abordar a análise multidimensional do Feedback em situações de treino de Andebol, nos escalões de formação, mas também analisar o que os Treinadores pensam antes do treino. Iremos, também, aproveitar para confrontar Treinadores com duas formações distintas, ao nível universitário e ao nível federativo, como forma de verificar qual a influência da formação dos Treinadores num instrumento tão importante como parece ser o Feedback. O estudo deste tema parece-nos de grande importância, na medida que permitirá abordar e aprofundar o estudo sobre o Feedback em situação de treino desportivo, ao mesmo tempo que permitirá introduzir uma nova perspectiva na abordagem ao Feedback – são as decisões tomadas antes da emissão dos Feedbacks.Pretendemos, com este estudo, contribuir para a pesquisa sobre a utilização do Feedback, no treino nos escalões de formação, e sobre o pensamento do Treinador antes do treino. Para além disto, pretendemos também contribuir para a análise da influência da formação profissional no processo ensino-aprendizagem.Repositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémSequeira, Pedro2010-06-22T10:10:20Z19981998-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/97porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:28:36Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/97Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:48.207757Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise do pensamento, da acção e da reacção no feedback dos treinadores de andebol dos escalões de formação
title Análise do pensamento, da acção e da reacção no feedback dos treinadores de andebol dos escalões de formação
spellingShingle Análise do pensamento, da acção e da reacção no feedback dos treinadores de andebol dos escalões de formação
Sequeira, Pedro
title_short Análise do pensamento, da acção e da reacção no feedback dos treinadores de andebol dos escalões de formação
title_full Análise do pensamento, da acção e da reacção no feedback dos treinadores de andebol dos escalões de formação
title_fullStr Análise do pensamento, da acção e da reacção no feedback dos treinadores de andebol dos escalões de formação
title_full_unstemmed Análise do pensamento, da acção e da reacção no feedback dos treinadores de andebol dos escalões de formação
title_sort Análise do pensamento, da acção e da reacção no feedback dos treinadores de andebol dos escalões de formação
author Sequeira, Pedro
author_facet Sequeira, Pedro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Sequeira, Pedro
description Dissertação elaborada sob orientação do Professor Doutor José de Jesus Fernandes Rodrigues, com vista à obtenção do grau de Mestre em Gestão da Formação Desportiva,apresentada à Universidade Técnica de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana, 1998.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998-01-01T00:00:00Z
2010-06-22T10:10:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/97
url http://hdl.handle.net/10400.15/97
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137019537915904