A prática do Andebol em escalões de formação: da escola para o clube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moutinho, Marco Aurélio Mesquita
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7491
Resumo: O presente trabalho surge e tem como objetivo retratar reflexivamente o meu percurso profissional, vivido ao longo destes anos como docente de Educação Física (EF), responsável de grupos equipa de Desporto Escolar (DE) da modalidade de Andebol e enquanto treinador federado. Esta dissertação é uma descrição da minha vida profissional onde reflito e relato o desempenho das funções de Professor/Treinador (P/T), através de uma análise de pontos fortes e fracos detetados, estratégias e experiências pedagógicas vividas nas diferentes escolas. Tento evidenciar durante este processo todas as opções metodológicas adotadas, bem como a identificação dos fatores inibidores e promotores do ensino/treino da modalidade de andebol, nas várias instituições de ensino onde desempenhei funções de docente de EF. Neste âmbito, considero ser suposto que um P/T, através duma postura dinâmica e proactiva na escola e no grupo/equipa do DE, e através de uma valorização positiva e de confiança dos alunos, consiga desenvolver um projeto de escola de referência. O P/T deve procurar entender os anseios e necessidades dos alunos, possibilitando-lhes a confiança em si mesmos, segurança e estabilidade emocionais, conseguindo deles o respeito e admiração. Este tipo de projetos deverá ter sempre como principio básico o envolvimento de todos na comunidade escolar (Alunos, Encarregados de Educação, Pais, Assistentes Operacionais, Docentes), da comunidade local, da autarquia, associações e federações, com o intuito do desenvolvimento de Clube do DE para uma dimensão de Clube do Desporto Federado (DF). Estou convicto que a elaboração deste trabalho, desta natureza e com uma vasta partilha de informações, conhecimentos, opções e experiências, pode dar algum contributo e incentivo aos docentes de EF. Sabendo desta minha prática, e investindo numa modalidade desportiva numa dada escola, é possível concretizar-se um projeto de sucesso, com vista ao desenvolvimento desportivo local, regional e nacional.
id RCAP_f54cd4451fb3a27b4c8475acb6906630
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7491
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A prática do Andebol em escalões de formação: da escola para o clubeDesporto escolarDesporto federadoAndebolAtletasClube desportivoO presente trabalho surge e tem como objetivo retratar reflexivamente o meu percurso profissional, vivido ao longo destes anos como docente de Educação Física (EF), responsável de grupos equipa de Desporto Escolar (DE) da modalidade de Andebol e enquanto treinador federado. Esta dissertação é uma descrição da minha vida profissional onde reflito e relato o desempenho das funções de Professor/Treinador (P/T), através de uma análise de pontos fortes e fracos detetados, estratégias e experiências pedagógicas vividas nas diferentes escolas. Tento evidenciar durante este processo todas as opções metodológicas adotadas, bem como a identificação dos fatores inibidores e promotores do ensino/treino da modalidade de andebol, nas várias instituições de ensino onde desempenhei funções de docente de EF. Neste âmbito, considero ser suposto que um P/T, através duma postura dinâmica e proactiva na escola e no grupo/equipa do DE, e através de uma valorização positiva e de confiança dos alunos, consiga desenvolver um projeto de escola de referência. O P/T deve procurar entender os anseios e necessidades dos alunos, possibilitando-lhes a confiança em si mesmos, segurança e estabilidade emocionais, conseguindo deles o respeito e admiração. Este tipo de projetos deverá ter sempre como principio básico o envolvimento de todos na comunidade escolar (Alunos, Encarregados de Educação, Pais, Assistentes Operacionais, Docentes), da comunidade local, da autarquia, associações e federações, com o intuito do desenvolvimento de Clube do DE para uma dimensão de Clube do Desporto Federado (DF). Estou convicto que a elaboração deste trabalho, desta natureza e com uma vasta partilha de informações, conhecimentos, opções e experiências, pode dar algum contributo e incentivo aos docentes de EF. Sabendo desta minha prática, e investindo numa modalidade desportiva numa dada escola, é possível concretizar-se um projeto de sucesso, com vista ao desenvolvimento desportivo local, regional e nacional.This work comes up and aims to portray, as a reflection, my professional career through the years as a Physical Education teacher, the person in charge of developing School Sport handball teams and as an accredited coach by the Portuguese Handball Federation. This project reflects my professional life and here I will write and describe my performance as a Teacher and a Coach through an analysis of the strengths, the weaknesses, the strategies and the pedagogical experiences I have lived in different schools. I will try to focus on all the adopted methodological options, as well as to identify the inhibiting and the promoting factors of teaching and coaching handball in several of the institutions where I have worked as a Physical Education teacher. Therefore, I believe a Teacher/Coach is supposed to be able to develop a school reference project through a dynamic and active attitude in the School Sports team and through trust on the students and a positive appreciation of their practice. The Teacher/Coach should try to understand the students’ wishes and needs allowing them to believe in themselves, to have emotional safety and stability, and, in return, get their respect and admiration. This kind of projects should always have, as a basic principle, the involvement of all the members of the school community (students, parents, tutors, school employees and teachers), the local community, the Municipality, associations and federations, aiming to develop the School Sport Team on its way to becoming a National Federation Team. I am convinced that this essay may be helpful and useful to my fellow Physical Education teachers because I am sharing a large amount of information, knowledge, options and experiences. After reading what I have written and investing in a specific sport in any school, I think it is possible to materialize a successful project aiming to develop sport at a local, regional and national level.2017-04-03T11:49:19Z2017-04-03T00:00:00Z2017-04-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7491TID:201979659porMoutinho, Marco Aurélio Mesquitainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:35:50Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7491Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:16.325125Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A prática do Andebol em escalões de formação: da escola para o clube
title A prática do Andebol em escalões de formação: da escola para o clube
spellingShingle A prática do Andebol em escalões de formação: da escola para o clube
Moutinho, Marco Aurélio Mesquita
Desporto escolar
Desporto federado
Andebol
Atletas
Clube desportivo
title_short A prática do Andebol em escalões de formação: da escola para o clube
title_full A prática do Andebol em escalões de formação: da escola para o clube
title_fullStr A prática do Andebol em escalões de formação: da escola para o clube
title_full_unstemmed A prática do Andebol em escalões de formação: da escola para o clube
title_sort A prática do Andebol em escalões de formação: da escola para o clube
author Moutinho, Marco Aurélio Mesquita
author_facet Moutinho, Marco Aurélio Mesquita
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moutinho, Marco Aurélio Mesquita
dc.subject.por.fl_str_mv Desporto escolar
Desporto federado
Andebol
Atletas
Clube desportivo
topic Desporto escolar
Desporto federado
Andebol
Atletas
Clube desportivo
description O presente trabalho surge e tem como objetivo retratar reflexivamente o meu percurso profissional, vivido ao longo destes anos como docente de Educação Física (EF), responsável de grupos equipa de Desporto Escolar (DE) da modalidade de Andebol e enquanto treinador federado. Esta dissertação é uma descrição da minha vida profissional onde reflito e relato o desempenho das funções de Professor/Treinador (P/T), através de uma análise de pontos fortes e fracos detetados, estratégias e experiências pedagógicas vividas nas diferentes escolas. Tento evidenciar durante este processo todas as opções metodológicas adotadas, bem como a identificação dos fatores inibidores e promotores do ensino/treino da modalidade de andebol, nas várias instituições de ensino onde desempenhei funções de docente de EF. Neste âmbito, considero ser suposto que um P/T, através duma postura dinâmica e proactiva na escola e no grupo/equipa do DE, e através de uma valorização positiva e de confiança dos alunos, consiga desenvolver um projeto de escola de referência. O P/T deve procurar entender os anseios e necessidades dos alunos, possibilitando-lhes a confiança em si mesmos, segurança e estabilidade emocionais, conseguindo deles o respeito e admiração. Este tipo de projetos deverá ter sempre como principio básico o envolvimento de todos na comunidade escolar (Alunos, Encarregados de Educação, Pais, Assistentes Operacionais, Docentes), da comunidade local, da autarquia, associações e federações, com o intuito do desenvolvimento de Clube do DE para uma dimensão de Clube do Desporto Federado (DF). Estou convicto que a elaboração deste trabalho, desta natureza e com uma vasta partilha de informações, conhecimentos, opções e experiências, pode dar algum contributo e incentivo aos docentes de EF. Sabendo desta minha prática, e investindo numa modalidade desportiva numa dada escola, é possível concretizar-se um projeto de sucesso, com vista ao desenvolvimento desportivo local, regional e nacional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-03T11:49:19Z
2017-04-03T00:00:00Z
2017-04-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7491
TID:201979659
url http://hdl.handle.net/10348/7491
identifier_str_mv TID:201979659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137096783364096