A prática do Andebol em escalões de formação: da escola para o clube
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7491 |
Resumo: | O presente trabalho surge e tem como objetivo retratar reflexivamente o meu percurso profissional, vivido ao longo destes anos como docente de Educação Física (EF), responsável de grupos equipa de Desporto Escolar (DE) da modalidade de Andebol e enquanto treinador federado. Esta dissertação é uma descrição da minha vida profissional onde reflito e relato o desempenho das funções de Professor/Treinador (P/T), através de uma análise de pontos fortes e fracos detetados, estratégias e experiências pedagógicas vividas nas diferentes escolas. Tento evidenciar durante este processo todas as opções metodológicas adotadas, bem como a identificação dos fatores inibidores e promotores do ensino/treino da modalidade de andebol, nas várias instituições de ensino onde desempenhei funções de docente de EF. Neste âmbito, considero ser suposto que um P/T, através duma postura dinâmica e proactiva na escola e no grupo/equipa do DE, e através de uma valorização positiva e de confiança dos alunos, consiga desenvolver um projeto de escola de referência. O P/T deve procurar entender os anseios e necessidades dos alunos, possibilitando-lhes a confiança em si mesmos, segurança e estabilidade emocionais, conseguindo deles o respeito e admiração. Este tipo de projetos deverá ter sempre como principio básico o envolvimento de todos na comunidade escolar (Alunos, Encarregados de Educação, Pais, Assistentes Operacionais, Docentes), da comunidade local, da autarquia, associações e federações, com o intuito do desenvolvimento de Clube do DE para uma dimensão de Clube do Desporto Federado (DF). Estou convicto que a elaboração deste trabalho, desta natureza e com uma vasta partilha de informações, conhecimentos, opções e experiências, pode dar algum contributo e incentivo aos docentes de EF. Sabendo desta minha prática, e investindo numa modalidade desportiva numa dada escola, é possível concretizar-se um projeto de sucesso, com vista ao desenvolvimento desportivo local, regional e nacional. |
id |
RCAP_f54cd4451fb3a27b4c8475acb6906630 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/7491 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A prática do Andebol em escalões de formação: da escola para o clubeDesporto escolarDesporto federadoAndebolAtletasClube desportivoO presente trabalho surge e tem como objetivo retratar reflexivamente o meu percurso profissional, vivido ao longo destes anos como docente de Educação Física (EF), responsável de grupos equipa de Desporto Escolar (DE) da modalidade de Andebol e enquanto treinador federado. Esta dissertação é uma descrição da minha vida profissional onde reflito e relato o desempenho das funções de Professor/Treinador (P/T), através de uma análise de pontos fortes e fracos detetados, estratégias e experiências pedagógicas vividas nas diferentes escolas. Tento evidenciar durante este processo todas as opções metodológicas adotadas, bem como a identificação dos fatores inibidores e promotores do ensino/treino da modalidade de andebol, nas várias instituições de ensino onde desempenhei funções de docente de EF. Neste âmbito, considero ser suposto que um P/T, através duma postura dinâmica e proactiva na escola e no grupo/equipa do DE, e através de uma valorização positiva e de confiança dos alunos, consiga desenvolver um projeto de escola de referência. O P/T deve procurar entender os anseios e necessidades dos alunos, possibilitando-lhes a confiança em si mesmos, segurança e estabilidade emocionais, conseguindo deles o respeito e admiração. Este tipo de projetos deverá ter sempre como principio básico o envolvimento de todos na comunidade escolar (Alunos, Encarregados de Educação, Pais, Assistentes Operacionais, Docentes), da comunidade local, da autarquia, associações e federações, com o intuito do desenvolvimento de Clube do DE para uma dimensão de Clube do Desporto Federado (DF). Estou convicto que a elaboração deste trabalho, desta natureza e com uma vasta partilha de informações, conhecimentos, opções e experiências, pode dar algum contributo e incentivo aos docentes de EF. Sabendo desta minha prática, e investindo numa modalidade desportiva numa dada escola, é possível concretizar-se um projeto de sucesso, com vista ao desenvolvimento desportivo local, regional e nacional.This work comes up and aims to portray, as a reflection, my professional career through the years as a Physical Education teacher, the person in charge of developing School Sport handball teams and as an accredited coach by the Portuguese Handball Federation. This project reflects my professional life and here I will write and describe my performance as a Teacher and a Coach through an analysis of the strengths, the weaknesses, the strategies and the pedagogical experiences I have lived in different schools. I will try to focus on all the adopted methodological options, as well as to identify the inhibiting and the promoting factors of teaching and coaching handball in several of the institutions where I have worked as a Physical Education teacher. Therefore, I believe a Teacher/Coach is supposed to be able to develop a school reference project through a dynamic and active attitude in the School Sports team and through trust on the students and a positive appreciation of their practice. The Teacher/Coach should try to understand the students’ wishes and needs allowing them to believe in themselves, to have emotional safety and stability, and, in return, get their respect and admiration. This kind of projects should always have, as a basic principle, the involvement of all the members of the school community (students, parents, tutors, school employees and teachers), the local community, the Municipality, associations and federations, aiming to develop the School Sport Team on its way to becoming a National Federation Team. I am convinced that this essay may be helpful and useful to my fellow Physical Education teachers because I am sharing a large amount of information, knowledge, options and experiences. After reading what I have written and investing in a specific sport in any school, I think it is possible to materialize a successful project aiming to develop sport at a local, regional and national level.2017-04-03T11:49:19Z2017-04-03T00:00:00Z2017-04-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7491TID:201979659porMoutinho, Marco Aurélio Mesquitainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:35:50Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7491Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:16.325125Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática do Andebol em escalões de formação: da escola para o clube |
title |
A prática do Andebol em escalões de formação: da escola para o clube |
spellingShingle |
A prática do Andebol em escalões de formação: da escola para o clube Moutinho, Marco Aurélio Mesquita Desporto escolar Desporto federado Andebol Atletas Clube desportivo |
title_short |
A prática do Andebol em escalões de formação: da escola para o clube |
title_full |
A prática do Andebol em escalões de formação: da escola para o clube |
title_fullStr |
A prática do Andebol em escalões de formação: da escola para o clube |
title_full_unstemmed |
A prática do Andebol em escalões de formação: da escola para o clube |
title_sort |
A prática do Andebol em escalões de formação: da escola para o clube |
author |
Moutinho, Marco Aurélio Mesquita |
author_facet |
Moutinho, Marco Aurélio Mesquita |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moutinho, Marco Aurélio Mesquita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desporto escolar Desporto federado Andebol Atletas Clube desportivo |
topic |
Desporto escolar Desporto federado Andebol Atletas Clube desportivo |
description |
O presente trabalho surge e tem como objetivo retratar reflexivamente o meu percurso profissional, vivido ao longo destes anos como docente de Educação Física (EF), responsável de grupos equipa de Desporto Escolar (DE) da modalidade de Andebol e enquanto treinador federado. Esta dissertação é uma descrição da minha vida profissional onde reflito e relato o desempenho das funções de Professor/Treinador (P/T), através de uma análise de pontos fortes e fracos detetados, estratégias e experiências pedagógicas vividas nas diferentes escolas. Tento evidenciar durante este processo todas as opções metodológicas adotadas, bem como a identificação dos fatores inibidores e promotores do ensino/treino da modalidade de andebol, nas várias instituições de ensino onde desempenhei funções de docente de EF. Neste âmbito, considero ser suposto que um P/T, através duma postura dinâmica e proactiva na escola e no grupo/equipa do DE, e através de uma valorização positiva e de confiança dos alunos, consiga desenvolver um projeto de escola de referência. O P/T deve procurar entender os anseios e necessidades dos alunos, possibilitando-lhes a confiança em si mesmos, segurança e estabilidade emocionais, conseguindo deles o respeito e admiração. Este tipo de projetos deverá ter sempre como principio básico o envolvimento de todos na comunidade escolar (Alunos, Encarregados de Educação, Pais, Assistentes Operacionais, Docentes), da comunidade local, da autarquia, associações e federações, com o intuito do desenvolvimento de Clube do DE para uma dimensão de Clube do Desporto Federado (DF). Estou convicto que a elaboração deste trabalho, desta natureza e com uma vasta partilha de informações, conhecimentos, opções e experiências, pode dar algum contributo e incentivo aos docentes de EF. Sabendo desta minha prática, e investindo numa modalidade desportiva numa dada escola, é possível concretizar-se um projeto de sucesso, com vista ao desenvolvimento desportivo local, regional e nacional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-03T11:49:19Z 2017-04-03T00:00:00Z 2017-04-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/7491 TID:201979659 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/7491 |
identifier_str_mv |
TID:201979659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137096783364096 |