Eventos em Portugal: uma perspectiva de relações públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Filipa Maria Fernandes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5705
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
id RCAP_2afd196062b93985e9aa6e60ad1cac0a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5705
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Eventos em Portugal: uma perspectiva de relações públicasRelações públicasEventos culturaisCultura organizacionalEstratégias de comunicaçãoPortugalPublic relationsCultural eventsOrganizational cultureCommunication strategiesDissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.Discute-se nesta dissertação de mestrado – condição necessária para a obtenção do grau de mestre em Gestão Estratégia das Relações Públicas – o papel dos eventos enquanto “instrumento” de comunicação, analisando em concreto a realidade portuguesa no contexto das Relações Públicas. Constata-se que as organizações têm apostado cada vez mais em eventos como parte integrante das estratégias de comunicação, seja criando e implementando eventos próprios, seja associando-se a outros eventos. Pretende-se então neste estudo analisar os eventos como um “instrumento” de comunicação estratégica ao serviço das organizações. Neste sentido, esta investigação procurou explorar a visão das agências enquanto prestadores de serviços de comunicação e, das organizações, tendo em conta as suas áreas de actuação, de modo a obter uma primeira percepção do trabalho que é realizado na área dos eventos em Portugal. Desta forma, tendo como base uma investigação empírica, foram realizados inquéritos por questionário às organizações associadas da Associação Portuguesa de Comunicação Empresarial (APCE), de modo a compreender como as organizações integram os eventos na sua estratégia de comunicação. Esta análise permitiu fazer uma primeira caracterização dos eventos em Portugal e compreender o papel que os eventos assumem para as organizações e, desta forma, demonstrar o potencial que lhes é inerente.ABSTRACT: It is discussed in this master degree thesis - sine qua non to achieve the master degree in Strategic Management of the Public Relations - the events role as an "instrument" of communication taking into account the analysis of the Portuguese reality in the context of Public Relations. It is noted that the organizations have increasingly bet on events as an integral part of the strategies of communication, is designing and implementing their own events, is joining other events. So in this study aims to analyze the events as an "instrument" of strategic communication at the service of the organizations. In this sense, this investigation sought to explore the vision of the agencies while communication service providers and organizations, taking into account their areas, in order to obtain a first perception of the work that is performed in the area of events in Portugal. In this way, on the basis of an empirical research, surveys were carried out to member organisations of the Portuguese Association for business communication (APCE), in order to understand how organizations integrate events in your communication strategy. This analysis has allowed to make a first characterization of the events in Portugal and understanding the role that events take to the organizations and, thus, demonstrate the potential inherent to them.Escola Superior de Comunicação SocialNeto, César Humberto PimentelRCIPLGomes, Filipa Maria Fernandes2016-02-23T12:43:35Z2015-112015-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5705TID:201040867porGOMES, Filipa Maria Fernandes - Eventos em Portugal: uma perspectiva de relações públicas. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2015. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:49:30Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5705Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:57.211672Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Eventos em Portugal: uma perspectiva de relações públicas
title Eventos em Portugal: uma perspectiva de relações públicas
spellingShingle Eventos em Portugal: uma perspectiva de relações públicas
Gomes, Filipa Maria Fernandes
Relações públicas
Eventos culturais
Cultura organizacional
Estratégias de comunicação
Portugal
Public relations
Cultural events
Organizational culture
Communication strategies
title_short Eventos em Portugal: uma perspectiva de relações públicas
title_full Eventos em Portugal: uma perspectiva de relações públicas
title_fullStr Eventos em Portugal: uma perspectiva de relações públicas
title_full_unstemmed Eventos em Portugal: uma perspectiva de relações públicas
title_sort Eventos em Portugal: uma perspectiva de relações públicas
author Gomes, Filipa Maria Fernandes
author_facet Gomes, Filipa Maria Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neto, César Humberto Pimentel
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Filipa Maria Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Relações públicas
Eventos culturais
Cultura organizacional
Estratégias de comunicação
Portugal
Public relations
Cultural events
Organizational culture
Communication strategies
topic Relações públicas
Eventos culturais
Cultura organizacional
Estratégias de comunicação
Portugal
Public relations
Cultural events
Organizational culture
Communication strategies
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11
2015-11-01T00:00:00Z
2016-02-23T12:43:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5705
TID:201040867
url http://hdl.handle.net/10400.21/5705
identifier_str_mv TID:201040867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv GOMES, Filipa Maria Fernandes - Eventos em Portugal: uma perspectiva de relações públicas. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2015. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133407242878976