A cultura organizacional enquanto preditora de engagement organizacional: análise do papel mediador da comunicação interna na Rituals Cosmetics
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15562 |
Resumo: | Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas. |
id |
RCAP_2a28d5db003e7a4b6f397c5c787f3910 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15562 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A cultura organizacional enquanto preditora de engagement organizacional: análise do papel mediador da comunicação interna na Rituals CosmeticsCultura organizacionalRelações públicasComunicação internaEngagement organizacionalOrganizational culturePublic relationsInternal communicationOrganizational engagementDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.A atual sociedade moderna onde nos inserimos, caracterizada pela imprevisibilidade, híper conectividade e mobilidade, alterou o paradigma organizacional e revolucionou os métodos de organização de trabalho e de valorização dos colaboradores. Estas alterações, aliadas à proliferação e eliminação de barreiras transfronteiriças, elevaram a competitividade e lançaram novos desafios organizacionais que promovessem uma diferenciação positiva. Um dos principais aspetos que passou a ser valorizado no campo organizacional foi o Engagement e o bem-estar dos colaboradores, pois muitas organizações começaram a analisar indicadores de desempenho e a compreender que este poderia ser um fator influenciador e impulsionador de resultados. De facto, este conceito foi alvo de inúmeros estudos, devido aos seus resultados e à forma de como estava alinhado com a Cultura Organizacional e como era veiculado através da Comunicação Interna. Assim, nesta investigação pretende-se compreender e analisar a Cultura Organizacional enquanto preditora de Engagement, através da análise do papel mediador da Comunicação Interna. Com o intuito de aprofundar esta investigação e as suas implicações práticas foi selecionado o estudo de Caso da Rituals Cosmetics Portugal e aplicada uma metodologia qualitativa operacionalizada através da realização de entrevistas semiestruturadas e análise de documental cedida pela empresa. Após a aplicação desta metodologia, foi possível correlacionar as variáveis acima descritas e compreender que a Comunicação Interna é extremamente valorizada pela organização e que veicula os principais valores de Cultura Organizacional. Foi também possível, compreender que os valores, a founders mentality, e os modelos de liderança inspirados no framework FOAM são os aspetos basilares da Cultura Organizacional da Rituals. Foi ainda possível, concluir que estes fatores influenciam diretamente os níveis de Engagement organizacional, que atualmente, a nível nacional, se destacam no quadro europeu.ABSTRACT: The modern society we live in, characterized by unpredictability, hyper-connectivity, and mobility, has changed the organizational paradigm, and revolutionized the methods of organizing work and valuing employees. These changes, combined with the proliferation and elimination of cross border barriers, have raised competitiveness, and launched new organizational challenges that promote positive differentiation. One of the main aspects that gained relevance in the organizational field was employee engagement and well-being, as many organizations began to analyze performance indicators and to understand that this could be an influencing factor and a driver of results. In fact, this concept was the target of numerous studies due to its results and how it was aligned with the Organizational Culture and was conducted through Internal Communication. Thus, this research project aims to understand and analyze the Organizational Culture as a predictor of Engagement through the analysis of the mediating role of Internal Communication. To deepen this research and its practical implications, the case study of Rituals Cosmetics Portugal was selected, and a qualitative methodology was applied through semi-structured interviews and document analysis provided by the company. After applying this methodology, it was possible to correlate the variables described above and understand that Internal Communication is highly valued by the organization and that it conveys the main values of Organizational Culture. It was also possible to understand that the values, the founder’s mentality, and the leadership models inspired by the FOAM framework are the basic aspects of Rituals' Organizational Culture. It was also possible to conclude that these factors directly influence the levels of organizational Engagement that currently stand out at a national level within the European framework.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialMiranda, Sandra Marisa LopesRCIPLMarques, Leonor Maria Duarte Carrolo2023-02-13T16:52:14Z2022-11-212022-11-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15562TID:203188691porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:14Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15562Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:12.689607Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A cultura organizacional enquanto preditora de engagement organizacional: análise do papel mediador da comunicação interna na Rituals Cosmetics |
title |
A cultura organizacional enquanto preditora de engagement organizacional: análise do papel mediador da comunicação interna na Rituals Cosmetics |
spellingShingle |
A cultura organizacional enquanto preditora de engagement organizacional: análise do papel mediador da comunicação interna na Rituals Cosmetics Marques, Leonor Maria Duarte Carrolo Cultura organizacional Relações públicas Comunicação interna Engagement organizacional Organizational culture Public relations Internal communication Organizational engagement |
title_short |
A cultura organizacional enquanto preditora de engagement organizacional: análise do papel mediador da comunicação interna na Rituals Cosmetics |
title_full |
A cultura organizacional enquanto preditora de engagement organizacional: análise do papel mediador da comunicação interna na Rituals Cosmetics |
title_fullStr |
A cultura organizacional enquanto preditora de engagement organizacional: análise do papel mediador da comunicação interna na Rituals Cosmetics |
title_full_unstemmed |
A cultura organizacional enquanto preditora de engagement organizacional: análise do papel mediador da comunicação interna na Rituals Cosmetics |
title_sort |
A cultura organizacional enquanto preditora de engagement organizacional: análise do papel mediador da comunicação interna na Rituals Cosmetics |
author |
Marques, Leonor Maria Duarte Carrolo |
author_facet |
Marques, Leonor Maria Duarte Carrolo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miranda, Sandra Marisa Lopes RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Leonor Maria Duarte Carrolo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura organizacional Relações públicas Comunicação interna Engagement organizacional Organizational culture Public relations Internal communication Organizational engagement |
topic |
Cultura organizacional Relações públicas Comunicação interna Engagement organizacional Organizational culture Public relations Internal communication Organizational engagement |
description |
Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-21 2022-11-21T00:00:00Z 2023-02-13T16:52:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/15562 TID:203188691 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/15562 |
identifier_str_mv |
TID:203188691 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553852845522944 |