Kinetic Identity como nova estratégia de comunicação das marcas na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Diogo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sousa, Álvaro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38108
Resumo: A evolução tecnológica e social levou a uma nova forma de encarar o mundo, um novo tipo de sociedade considerada líquida segundo Bauman, que abriu portas a um conjunto de novas oportunidades estéticas que fizeram o design,sendo uma disciplina orgânica, evoluir. Esta evolução levou à necessidade do desenho de novos sistemas de identidade visual, dotados de características que vão ao encontro da atualidade: a kinetic identity é um destes tipos de sistemas de identidade visual, denominados de Flexíveis. Adequada às características da sociedade contemporânea, esta tem como particularidade o uso de movimento como método de transformação dos elementos que a definem. Assim, o presente artigo visa refletir sobre a relevância da kinetic identity como uma nova estratégia de comunicação das marcas na contemporaneidade. Para isto, utilizou-se o método de análise qualitativa exploratória em que, após o cruzamento dos conceitos nucleares à investigação, foram analisados casos de estudo que obedeceram aos critérios pré-estabelecidos. Como resultado, prevê-se que as informações obtidas possibilitem a compreensão da tendência atual da utilização da kinetic identity como estratégia de comunicação das marcas na contemporaneidade.
id RCAP_2b0d30c79f2d798d8c783704b5e60b26
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/38108
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Kinetic Identity como nova estratégia de comunicação das marcas na contemporaneidadeSistemas de identidade visual flexíveisKinetic identityModernidade líquidaA evolução tecnológica e social levou a uma nova forma de encarar o mundo, um novo tipo de sociedade considerada líquida segundo Bauman, que abriu portas a um conjunto de novas oportunidades estéticas que fizeram o design,sendo uma disciplina orgânica, evoluir. Esta evolução levou à necessidade do desenho de novos sistemas de identidade visual, dotados de características que vão ao encontro da atualidade: a kinetic identity é um destes tipos de sistemas de identidade visual, denominados de Flexíveis. Adequada às características da sociedade contemporânea, esta tem como particularidade o uso de movimento como método de transformação dos elementos que a definem. Assim, o presente artigo visa refletir sobre a relevância da kinetic identity como uma nova estratégia de comunicação das marcas na contemporaneidade. Para isto, utilizou-se o método de análise qualitativa exploratória em que, após o cruzamento dos conceitos nucleares à investigação, foram analisados casos de estudo que obedeceram aos critérios pré-estabelecidos. Como resultado, prevê-se que as informações obtidas possibilitem a compreensão da tendência atual da utilização da kinetic identity como estratégia de comunicação das marcas na contemporaneidade.Technological and social evolution led to a new way of looking at the world, a new type of society considered liquid according to Bauman, which opened doors to a set of new aesthetic opportunities that made design, being an organic discipline, evolve. This evolution led to the need to create new systems of visual identity, endowed with characteristics that meet today's needs: The kinetic identity is one of these types of visual identity systems, called Flexibles. Adjusted to the characteristics of contempo-rary society, it has as particularity the use of movement as a method of transformation oftheelementsthatdefineit.This article aims to reflect on the relevance of kinetic identity as a new communication strategy for brands in contemporary society. For this, we used the method of exploratory qualitative analysis in which after the crossing of nuclear concepts to research were analyzed case studies that obeyed the pre-established criteria. As a result, it is expected that the information obtained will enable the understanding of the current trend of the use of kinetic identity as a communication strategy for brands in contemporaneity.Universidade de Aveiro2023-06-16T14:06:18Z2021-06-30T00:00:00Z2021-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38108por2183-928X10.34624/etd.v0i5.25317Ferreira, DiogoSousa, Álvaroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:19Zoai:ria.ua.pt:10773/38108Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:36.648206Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Kinetic Identity como nova estratégia de comunicação das marcas na contemporaneidade
title Kinetic Identity como nova estratégia de comunicação das marcas na contemporaneidade
spellingShingle Kinetic Identity como nova estratégia de comunicação das marcas na contemporaneidade
Ferreira, Diogo
Sistemas de identidade visual flexíveis
Kinetic identity
Modernidade líquida
title_short Kinetic Identity como nova estratégia de comunicação das marcas na contemporaneidade
title_full Kinetic Identity como nova estratégia de comunicação das marcas na contemporaneidade
title_fullStr Kinetic Identity como nova estratégia de comunicação das marcas na contemporaneidade
title_full_unstemmed Kinetic Identity como nova estratégia de comunicação das marcas na contemporaneidade
title_sort Kinetic Identity como nova estratégia de comunicação das marcas na contemporaneidade
author Ferreira, Diogo
author_facet Ferreira, Diogo
Sousa, Álvaro
author_role author
author2 Sousa, Álvaro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Diogo
Sousa, Álvaro
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas de identidade visual flexíveis
Kinetic identity
Modernidade líquida
topic Sistemas de identidade visual flexíveis
Kinetic identity
Modernidade líquida
description A evolução tecnológica e social levou a uma nova forma de encarar o mundo, um novo tipo de sociedade considerada líquida segundo Bauman, que abriu portas a um conjunto de novas oportunidades estéticas que fizeram o design,sendo uma disciplina orgânica, evoluir. Esta evolução levou à necessidade do desenho de novos sistemas de identidade visual, dotados de características que vão ao encontro da atualidade: a kinetic identity é um destes tipos de sistemas de identidade visual, denominados de Flexíveis. Adequada às características da sociedade contemporânea, esta tem como particularidade o uso de movimento como método de transformação dos elementos que a definem. Assim, o presente artigo visa refletir sobre a relevância da kinetic identity como uma nova estratégia de comunicação das marcas na contemporaneidade. Para isto, utilizou-se o método de análise qualitativa exploratória em que, após o cruzamento dos conceitos nucleares à investigação, foram analisados casos de estudo que obedeceram aos critérios pré-estabelecidos. Como resultado, prevê-se que as informações obtidas possibilitem a compreensão da tendência atual da utilização da kinetic identity como estratégia de comunicação das marcas na contemporaneidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-30T00:00:00Z
2021-06-30
2023-06-16T14:06:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/38108
url http://hdl.handle.net/10773/38108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-928X
10.34624/etd.v0i5.25317
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137738321035264