Hábitos de vida saudável no pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico: a perceção de familiares e de educadores de um grupo de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Cátia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Condessa, Isabel, Anastácio, Zélia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/62795
Resumo: Com este estudo foi nosso propósito pesquisar de que modo é que os familiares/ pais de um grupo de crianças de escolas de Jardim de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e, respetivos educadores de infância/ professores do 1.º CEB, percecionam o papel que essa instituição tem na promoção de hábitos de vida saudável dos seus educandos, no que respeita ao seu contributo para uma melhor educação alimentar e para comportamentos de prática de atividade física, tendo em conta as suas rotinas de vida diária – descanso, mobilidade e prática física fora da escola. Na metodologia adotada, de natureza quantitativa e qualitativa, construímos e aplicámos um questionário a familiares/pais (n=63) e uma entrevista semiestruturada aos educadores de infância e professores do 1.º CEB (n=6) de um grupo de crianças, sendo 50.8 % (n=32) do pré-escolar e 49.2% (n=31) do 1.º CEB. A análise dos dados do questionário, apresentado em frequências e percentagens, foi efetuada com o apoio do programa SPSS (versão 22.0). A partir da análise de conteúdo das respostas dos profissionais, algumas das perceções são relevadas com excertos dos seus testemunhos. Os resultados deste estudo, primeiro em função da resposta dos pais, permitem-nos concluir que, do grupo de crianças em observação, a maioria apresenta comportamentos de descanso regular durante a semana (81% descansa 8-10 horas), deslocando-se para a escola, em número semelhante, a pé (49.2%) ou de carro (44.4%); 41.3% pratica atividade física regular fora da escola; 73% almoça regularmente na escola. Apesar de a maioria dos pais considerarem que a escola deve ter um papel muito importante na promoção de hábitos de vida saudável dos seus educandos, julga que esta nem sempre promove uma alimentação saudável. Por outro lado, os docentes testemunham o contrário, considerando que as escolas não só proporcionam uma alimentação saudável a todas as crianças, como também atividades (extra)curriculares que criam momentos de prática física regular moderada ou intensa. A acrescentar a esta opinião, os educadores/ professores referem que, para além da intervenção que fazem na sua sala de aula, é no momento do recreio que esses hábitos podem ser melhorados, pela implementação junto das crianças mais pequenas de atividades físicas mais enérgicas.
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spelling Hábitos de vida saudável no pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico: a perceção de familiares e de educadores de um grupo de criançasHealthy lifestyles in kindergarten and primary school: perception of family and teachers of a group of childrenCriançasHábitos de vida saudávelPerceções de Familiares/ PaisPerceções de EducadoresChildrenHealthy lifestylesParents’ perceptionsEducators’ perceptionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoCom este estudo foi nosso propósito pesquisar de que modo é que os familiares/ pais de um grupo de crianças de escolas de Jardim de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e, respetivos educadores de infância/ professores do 1.º CEB, percecionam o papel que essa instituição tem na promoção de hábitos de vida saudável dos seus educandos, no que respeita ao seu contributo para uma melhor educação alimentar e para comportamentos de prática de atividade física, tendo em conta as suas rotinas de vida diária – descanso, mobilidade e prática física fora da escola. Na metodologia adotada, de natureza quantitativa e qualitativa, construímos e aplicámos um questionário a familiares/pais (n=63) e uma entrevista semiestruturada aos educadores de infância e professores do 1.º CEB (n=6) de um grupo de crianças, sendo 50.8 % (n=32) do pré-escolar e 49.2% (n=31) do 1.º CEB. A análise dos dados do questionário, apresentado em frequências e percentagens, foi efetuada com o apoio do programa SPSS (versão 22.0). A partir da análise de conteúdo das respostas dos profissionais, algumas das perceções são relevadas com excertos dos seus testemunhos. Os resultados deste estudo, primeiro em função da resposta dos pais, permitem-nos concluir que, do grupo de crianças em observação, a maioria apresenta comportamentos de descanso regular durante a semana (81% descansa 8-10 horas), deslocando-se para a escola, em número semelhante, a pé (49.2%) ou de carro (44.4%); 41.3% pratica atividade física regular fora da escola; 73% almoça regularmente na escola. Apesar de a maioria dos pais considerarem que a escola deve ter um papel muito importante na promoção de hábitos de vida saudável dos seus educandos, julga que esta nem sempre promove uma alimentação saudável. Por outro lado, os docentes testemunham o contrário, considerando que as escolas não só proporcionam uma alimentação saudável a todas as crianças, como também atividades (extra)curriculares que criam momentos de prática física regular moderada ou intensa. A acrescentar a esta opinião, os educadores/ professores referem que, para além da intervenção que fazem na sua sala de aula, é no momento do recreio que esses hábitos podem ser melhorados, pela implementação junto das crianças mais pequenas de atividades físicas mais enérgicas.The aim of our study is to know how family/parents of a group of children fromkindergarten and primary schools and their teachers perceive the role that the institution has on thepromotion of healthy lifestyles of their children, regarding its contribution for a better food educa-tion and for physical activity behaviors, considering their daily life routines - rest, mobility and phys-ical practice outside school.We adopted a quantitative and qualitative methodology, carrying out and applying a question-naire for family/parents (n=63) and a semi-structured interview for kindergarten and primary schoolteachers (n=6) of a group of children, being 50.8% (n = 32 ) from kindergarten and 49.2% (n=31)from primary school. The questionnaire data analysis, here presented in frequencies and percent-ages, was performed with the support of SPSS program (version 22.0). From the content analysisof the professionals’ answers, some of the perceptions are highlighted with excerpts from their tes-timonies.The results of this study, first from parental response, allow us to conclude that this group ofchildren under observation, have regular rest during the week (81% resting 8-10 hours); a similarnumber of children move to school walking (49.2 %) or by car (44.4%); 41.3% have a regular phys-ical activity outside school; 73% take their lunch at school. Although most parents consider that theschool should play a very important role in promoting the healthy lifestyle habits of their students,they believe that it does not always promote healthy eating. On the other hand, teachers observedthe opposite, considering that the schools not only provide healthy food for all children, but also(extra)curricular activities which create moments of moderate or intense regular physical practice.In addition to this opinion, they refer that beyond the intervention that makes in their classroom, itis at the time of recess that these habits can be improved, by the implementation with the youngerchildren of more energetic physical activitiesFundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019Asociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayores (INFAD)Universidade do MinhoCardoso, CátiaCondessa, IsabelAnastácio, Zélia2019-112019-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62795porCardoso, C., Condessa, I. & Anastácio, Z. (2019). Hábitos de Vida Saudável no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: a perceção de familiares e de educadores de um grupo de crianças. International Journal of Developmental and Educational Psychology. INFAD Revista de Psicología, Nº 2, 2019. ISSN: 0214-9877. pp: 203-2140214-9877http://www.infad.eu/RevistaINFAD/OJS/index.php/IJODAEP/article/view/1689info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:56:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62795Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:46:24.795325Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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