A influência do capital intelectual no desempenho : o caso das start-ups de comunicação e informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Sílvia Almeida
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/32334
Resumo: O mundo empresarial e as organizações debatem-se, constantemente, com mudanças e novos desafios aos mais diversos níveis, exigindo uma capacidade de adaptação e supremacia às frequentes vicissitudes. O conhecimento é, hoje, reconhecido pelas organizações como um recurso de caráter intangível que, combinado com outros recursos da organização, cria e desenvolve novas capacidades, permitindo às empresas adquirirem vantagem competitiva e melhorarem o seu desempenho organizacional. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo analisar a influência do capital intelectual no desempenho das start-ups de comunicação e informação. Com vista a alcançar este objetivo, optou-se por uma metodologia quantitativa, cujos dados foram recolhidos por intermédio de um inquérito por questionário dirigido aos órgãos de gestão das start-ups de comunicação e informação, tendo sido apuradas 100 respostas válidas. A análise dos dados foi feita recorrendo à estatística descritiva, ao modelo de regressão linear simples e, ainda, ao modelo de seleção automática de variáveis. Os resultados obtidos mostram que o capital intelectual tem uma forte influência sobre o desempenho e que dentro das dimensões do capital intelectual há uma que exerce maior influência sobre cada uma das dimensões do balanced scorecard, nomeadamente, desempenho financeiro, clientes, processos internos, aprendizagem e crescimento. O presente estudo aponta como contribuições, relativamente à literatura, a ligação entre os constructos, capital intelectual e desempenho, permitindo aprofundar o conhecimento sobre estes conceitos e, também, evidenciar a importância do capital intelectual como potenciador do desempenho. Para o meio empresarial, a contribuição mais significativa é a afirmação do capital intelectual como vantagem competitiva para as empresas deste tipo, uma vez que potencia o seu desempenho. Assim, sugere-se que as empresas deste tipo considerem estes elementos instrumentos de gestão importantes não só para o seu desenvolvimento como também para o aumento de competitividade.
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Com vista a alcançar este objetivo, optou-se por uma metodologia quantitativa, cujos dados foram recolhidos por intermédio de um inquérito por questionário dirigido aos órgãos de gestão das start-ups de comunicação e informação, tendo sido apuradas 100 respostas válidas. A análise dos dados foi feita recorrendo à estatística descritiva, ao modelo de regressão linear simples e, ainda, ao modelo de seleção automática de variáveis. Os resultados obtidos mostram que o capital intelectual tem uma forte influência sobre o desempenho e que dentro das dimensões do capital intelectual há uma que exerce maior influência sobre cada uma das dimensões do balanced scorecard, nomeadamente, desempenho financeiro, clientes, processos internos, aprendizagem e crescimento. O presente estudo aponta como contribuições, relativamente à literatura, a ligação entre os constructos, capital intelectual e desempenho, permitindo aprofundar o conhecimento sobre estes conceitos e, também, evidenciar a importância do capital intelectual como potenciador do desempenho. Para o meio empresarial, a contribuição mais significativa é a afirmação do capital intelectual como vantagem competitiva para as empresas deste tipo, uma vez que potencia o seu desempenho. Assim, sugere-se que as empresas deste tipo considerem estes elementos instrumentos de gestão importantes não só para o seu desenvolvimento como também para o aumento de competitividade.The business world and organizations are constantly struggling with changes and new challenges at the most diverse levels, demanding an ability to adapt and supremacy to the frequent vicissitudes. Nowadays, knowledge is recognized by organizations as an intangible resource that, combined with other resources of the organization, creates and develops new skills, allowing companies to gain competitive advantage and to improve their organizational performance. Therefore, this work aims to analyse the influence of intellectual capital on the communication performance and information of the start-ups. In order to achieve this goal, a quantitative methodology was chosen, whose data was collected through a questionnaire survey addressed to the management department of the communication and information start-ups, with 100 valid responses that have been determined. The data analysis was performed using descriptive statistics, the simple linear regression model and also the automatic variable selection model. The obtained results show that intellectual capital has a strong influence on the performance and that within the dimensions of intellectual capital there is one that exerts greater influence on each of the dimensions of the balanced scorecard, namely, the financial performance, customers, internal procedures, learning and growth. The present study points out as contributions, in relation to the literature, the connection between the constructs, intellectual capital and performance, allowing to deepen the knowledge about these concepts and also to highlight the importance of the intellectual capital as a performance enhancer. For the business community, the most significant contribution is the affirmation of the intellectual capital as a competitive advantage for companies of this type, as it enhances their performance. Thus, it is suggested that companies of this type to consider important these management elements tools, not only for their development, but also to increase competitiveness.Ferreira, António José MendesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSousa, Sílvia Almeida2021-03-25T10:36:43Z2021-01-282020-122021-01-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/32334TID:202641902porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:37:35Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32334Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:25:54.122470Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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