Arte com mídias emergentes : educação digital crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Beatriz Resende
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/29867
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
id RCAP_2b333c1ce1f5bc787d12a8d20d02d5a5
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/29867
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Arte com mídias emergentes : educação digital críticaTecnologiaArteDesignMetodologias de investigaçãoTecnologias da informação e da comunicaçãoTeses de mestrado - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de mestrado, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017A arte traz benefícios para o desenvolvimento de um ser humano inteligente e sensível. Nesta investigação trazem-se à discussão algumas das definições de arte, abordando os seus benefícios enquanto elemento de estudo e o desenvolvimento que tem ocorrido na área de Design no Ensino Superior. A questão fundamental abordada passa pela integração entre a arte, as tecnologias da informação e comunicação e o desenvolvimento do profissional de design. Os resultados indicaram que no que concerne a integração das TIC, esta deve ser feita de forma que traga benefícios para os estudos das artes, sendo a sua metodologia trabalhada de forma pragmática pelos docentes da instituição. A pesquisa foi desenvolvida através do método qualitativo, tendo sido realizadas entrevistas à coordenadora do curso de design gráfico da instituição de ensino Universidade Estácio e mais quatro professores da área tecnológica, teórica e prática do curso. O resultado encontrado salienta uma distância entre a realidade do mercado e o desenvolvimento do aluno, principalmente por conta da falta de investimento em estrutura tecnológica de ponta para as salas de aula, prejudicando o ensino, o rendimento e o desenvolvimento deste.Art brings benefits to the development of an intelligent and sensitive human being. In this research, we bring to the discussion some of the definitions of art, addressing its benefits as an element of study and the development that has occurred in the area of Design in Higher Education. The key issue addressed is the integration of art, information and communication technologies and the development of the design professional. The results indicated that in the integration of ICT, this should be done in a way that brings benefits to the arts studies, and its methodology worked pragmatically by the institution's teachers. The research was developed through the qualitative method, and interviews were conducted with the coordinator of the graphic design course at the Estácio University teaching institution and another 4 (four) professors from the technological, theoretical and practical area of the course. The result found emphasizes a distance between the reality of the market and the development of the student, mainly due to the lack of investment in the state-of-the-art technological structure for the classrooms, damaging the teaching, the income and the development of this one.Pedro, Ana Isabel Ricardo Gonçalves, 1984-Repositório da Universidade de LisboaRamos, Beatriz Resende2017-11-28T14:49:29Z20172017-02-032017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/29867TID:201912481porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:22:19Zoai:repositorio.ul.pt:10451/29867Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:41.557797Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Arte com mídias emergentes : educação digital crítica
title Arte com mídias emergentes : educação digital crítica
spellingShingle Arte com mídias emergentes : educação digital crítica
Ramos, Beatriz Resende
Tecnologia
Arte
Design
Metodologias de investigação
Tecnologias da informação e da comunicação
Teses de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Arte com mídias emergentes : educação digital crítica
title_full Arte com mídias emergentes : educação digital crítica
title_fullStr Arte com mídias emergentes : educação digital crítica
title_full_unstemmed Arte com mídias emergentes : educação digital crítica
title_sort Arte com mídias emergentes : educação digital crítica
author Ramos, Beatriz Resende
author_facet Ramos, Beatriz Resende
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro, Ana Isabel Ricardo Gonçalves, 1984-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Beatriz Resende
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Arte
Design
Metodologias de investigação
Tecnologias da informação e da comunicação
Teses de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Tecnologia
Arte
Design
Metodologias de investigação
Tecnologias da informação e da comunicação
Teses de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Tese de mestrado, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-28T14:49:29Z
2017
2017-02-03
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/29867
TID:201912481
url http://hdl.handle.net/10451/29867
identifier_str_mv TID:201912481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134379958599680