Perspetivas de inovação no sistema de informação : o caso da Escola de Polícia Judiciária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/30399 |
Resumo: | Esta dissertação propõe-se analisar, com base no conhecimento de um caso prático, o comportamento organizacional à luz do sistema de informação e dos desafios que se colocam à organização considerando as variáveis do ambiente envolvente. A metodologia qualitativa de estudo de caso baseou-se na análise documental (legislação, relatórios, orientações internas, manuais operacionais) e conhecimento in loco. Fundamentados na perspetiva de Choo (2003) que advoga a necessidade de as organizações usarem a inteligência e a aprendizagem para garantir a sua sobrevivência, procuramos com este estudo do sistema de informação de uma escola de formação profissional, a Escola de Polícia Judiciária (EPJ), conhecer a estratégia organizacional relativa à informação e ao conhecimento e ainda a interação com os atores do ambiente envolvente. Destes destacamos a Agência da União Europeia para a Formação Policial (CEPOL) pelo seu significado a nível internacional na atividade de cooperação da EPJ. A abordagem do sistema de informação tem como referência a alteração do paradigma informacional e científico da ciência da informação face à Sociedade da Informação e à evolução avassaladora do ambiente tecnológico. Procuramos sinalizar o importante papel da EPJ e o seu contributo para a instituição em que se insere, aproveitando o histórico do percurso legal da instituição para refletir sobre as diferentes soluções que condicionam o seu estatuto. Abordamos teorias de gestão da Administração Pública especialmente marcantes e influentes no contexto atual do sistema de informação como são, entre outras, o e-Government, o New Public Management (NPM), planos de ação europeus para a administração pública em linha e de interoperabilidade semântica. Apresentamos novos contextos de evolução do sistema de informação: solução inovadora de desmaterialização e gestão documental e a adesão ao projeto Administração eletrónica e interoperabilidade semântica (MIP e MEF), ambos de génese extrínseca à EPJ, mas de repercussão na mesma. Considerando as competências formativas da organização e perspetivando a emergência de novas oportunidades de investimento no âmbito da reforma do NPM, refletimos sobre a adoção de soluções de modernização na organização do sistema de informação da EPJ com recurso a modernos sistemas de gestão da aprendizagem. |
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Perspetivas de inovação no sistema de informação : o caso da Escola de Polícia JudiciáriaTeses de mestrado - 2017Portugal. Escola de Polícia Judiciária - Sistemas de informaçãoTecnologia da informaçãoAdministração pública - Gestão - PortugalPlataformas de aprendizagem em linhaTeses de mestrado - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoEsta dissertação propõe-se analisar, com base no conhecimento de um caso prático, o comportamento organizacional à luz do sistema de informação e dos desafios que se colocam à organização considerando as variáveis do ambiente envolvente. A metodologia qualitativa de estudo de caso baseou-se na análise documental (legislação, relatórios, orientações internas, manuais operacionais) e conhecimento in loco. Fundamentados na perspetiva de Choo (2003) que advoga a necessidade de as organizações usarem a inteligência e a aprendizagem para garantir a sua sobrevivência, procuramos com este estudo do sistema de informação de uma escola de formação profissional, a Escola de Polícia Judiciária (EPJ), conhecer a estratégia organizacional relativa à informação e ao conhecimento e ainda a interação com os atores do ambiente envolvente. Destes destacamos a Agência da União Europeia para a Formação Policial (CEPOL) pelo seu significado a nível internacional na atividade de cooperação da EPJ. A abordagem do sistema de informação tem como referência a alteração do paradigma informacional e científico da ciência da informação face à Sociedade da Informação e à evolução avassaladora do ambiente tecnológico. Procuramos sinalizar o importante papel da EPJ e o seu contributo para a instituição em que se insere, aproveitando o histórico do percurso legal da instituição para refletir sobre as diferentes soluções que condicionam o seu estatuto. Abordamos teorias de gestão da Administração Pública especialmente marcantes e influentes no contexto atual do sistema de informação como são, entre outras, o e-Government, o New Public Management (NPM), planos de ação europeus para a administração pública em linha e de interoperabilidade semântica. Apresentamos novos contextos de evolução do sistema de informação: solução inovadora de desmaterialização e gestão documental e a adesão ao projeto Administração eletrónica e interoperabilidade semântica (MIP e MEF), ambos de génese extrínseca à EPJ, mas de repercussão na mesma. Considerando as competências formativas da organização e perspetivando a emergência de novas oportunidades de investimento no âmbito da reforma do NPM, refletimos sobre a adoção de soluções de modernização na organização do sistema de informação da EPJ com recurso a modernos sistemas de gestão da aprendizagem.This dissertation proposes to analyze, based on the knowledge of a practical case, the organizational behavior in light of the information system and the challenges facing the organization considering the variables of the surrounding environment. The qualitative case study methodology was based on documentary analysis (legislation, reports, internal guidelines, operational manuals) and on-site knowledge. Based on the perspective of Choo (2003), which advocates the need for organizations to use intelligence and learning to ensure their survival, we seek, with the study of the information system of a vocational training school, the School of Judicial Police EPJ), to know the organizational strategy related to information and knowledge and also the interaction with the actors of the surrounding environment. Of these, we highlight the European Police College (CEPOL) for its international significance in the EPJ cooperation activity. The approach of the information system has as a reference the alteration of the informational and scientific paradigm of information science in relation to the Information Society and the overwhelming evolution of the technological environment. We seek to signal the important role of the EPJ and its contribution to the institution in which it is inserted, taking advantage of the history of the legal course of the institution to reflect on the different solutions that condition its status. We approach theories of public administration management that are particularly striking and influential in the current context of the information system, such as e-Government, New Public Management (NPM), European eGovernment action plans and interoperability semantics. We present new contexts of evolution of the information system: innovative dematerialization and document management solution and the adherence to the project Electronic administration and semantic interoperability (MIP and MEF), both of genesis extrinsic to EPJ but with repercussions in the same. Considering the organizational skills of the organization and the emergence of new investment opportunities in the NPM reform, we reflect on the adoption of modernization solutions in the organization of the EPJ information system using modern learning management systems.Silva, Carlos Guardado daRepositório da Universidade de LisboaRomano, Ana Cristina Pereira Martins2018-01-11T10:28:27Z2017-12-1520172017-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/30399TID:201793873porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:23:15Zoai:repositorio.ul.pt:10451/30399Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:46:09.542173Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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