Perspectivas sobre o processo de ensino-aprendizagem-avaliação numa universidade portuguesa e outra espanhola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/33473 https://doi.org/Mellado-Moreno, P., Borralho, A. & Blanco-Garcia, M. (2022). Perspectivas sobre o processo de ensino-aprendizagem-avaliação numa universidade portuguesa e outra espanhola. META:Avaliação, 14(43), 444-474. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v14i43.3721 https://doi.org/http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v14i43.3721 |
Resumo: | O artigo retrata um estudo que procurou a identificação de fatores de convergência e divergência de práticas pedagógicas para a compreensão do processo de avaliação das aprendizagens dos alunos na Universidade de Évora (Portugal) e na Universidade de Castilla-La Mancha (Espanha). A metodologia de investigação enquadrou-se no paradigma interpretativo através de uma abordagem mista cujos participantes foram os estudantes e os docentes dos cursos de formação de professores. Os dados foram recolhidos através de entrevistas ao docentes, um questionário aos estudantes e a análise de documentos institucionais. Os resultados revelam uma forte relação entre as práticas pedagógicas, nas duas universidades, mas com algumas diferenças relevantes na dimensão avaliativa. |
id |
RCAP_2b503a43d9df8ab1f3e40246e0bc2799 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/33473 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perspectivas sobre o processo de ensino-aprendizagem-avaliação numa universidade portuguesa e outra espanholaavaliação das aprendizagensformação inicial de professoresensino superiorarticulaçãoentre ensino-aprendizagem-avaliaçãoO artigo retrata um estudo que procurou a identificação de fatores de convergência e divergência de práticas pedagógicas para a compreensão do processo de avaliação das aprendizagens dos alunos na Universidade de Évora (Portugal) e na Universidade de Castilla-La Mancha (Espanha). A metodologia de investigação enquadrou-se no paradigma interpretativo através de uma abordagem mista cujos participantes foram os estudantes e os docentes dos cursos de formação de professores. Os dados foram recolhidos através de entrevistas ao docentes, um questionário aos estudantes e a análise de documentos institucionais. Os resultados revelam uma forte relação entre as práticas pedagógicas, nas duas universidades, mas com algumas diferenças relevantes na dimensão avaliativa.Fundação Cesgranrio (Rio de Janeiro)2023-01-16T16:09:51Z2023-01-162022-06-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/33473https://doi.org/Mellado-Moreno, P., Borralho, A. & Blanco-Garcia, M. (2022). Perspectivas sobre o processo de ensino-aprendizagem-avaliação numa universidade portuguesa e outra espanhola. META:Avaliação, 14(43), 444-474. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v14i43.3721http://hdl.handle.net/10174/33473https://doi.org/http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v14i43.3721por444-474e-ISSN 2175-2753https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3721/pdf14META:Avaliação43pedro.mellado@urjc.esamab@uevora.ptMontserrat229Mellado-Moreno, PedroBorralho, AntónioBlanco-Garcia, Montserratinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:35:17Zoai:dspace.uevora.pt:10174/33473Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:22:16.635770Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectivas sobre o processo de ensino-aprendizagem-avaliação numa universidade portuguesa e outra espanhola |
title |
Perspectivas sobre o processo de ensino-aprendizagem-avaliação numa universidade portuguesa e outra espanhola |
spellingShingle |
Perspectivas sobre o processo de ensino-aprendizagem-avaliação numa universidade portuguesa e outra espanhola Mellado-Moreno, Pedro avaliação das aprendizagens formação inicial de professores ensino superior articulaçãoentre ensino-aprendizagem-avaliação |
title_short |
Perspectivas sobre o processo de ensino-aprendizagem-avaliação numa universidade portuguesa e outra espanhola |
title_full |
Perspectivas sobre o processo de ensino-aprendizagem-avaliação numa universidade portuguesa e outra espanhola |
title_fullStr |
Perspectivas sobre o processo de ensino-aprendizagem-avaliação numa universidade portuguesa e outra espanhola |
title_full_unstemmed |
Perspectivas sobre o processo de ensino-aprendizagem-avaliação numa universidade portuguesa e outra espanhola |
title_sort |
Perspectivas sobre o processo de ensino-aprendizagem-avaliação numa universidade portuguesa e outra espanhola |
author |
Mellado-Moreno, Pedro |
author_facet |
Mellado-Moreno, Pedro Borralho, António Blanco-Garcia, Montserrat |
author_role |
author |
author2 |
Borralho, António Blanco-Garcia, Montserrat |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mellado-Moreno, Pedro Borralho, António Blanco-Garcia, Montserrat |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação das aprendizagens formação inicial de professores ensino superior articulaçãoentre ensino-aprendizagem-avaliação |
topic |
avaliação das aprendizagens formação inicial de professores ensino superior articulaçãoentre ensino-aprendizagem-avaliação |
description |
O artigo retrata um estudo que procurou a identificação de fatores de convergência e divergência de práticas pedagógicas para a compreensão do processo de avaliação das aprendizagens dos alunos na Universidade de Évora (Portugal) e na Universidade de Castilla-La Mancha (Espanha). A metodologia de investigação enquadrou-se no paradigma interpretativo através de uma abordagem mista cujos participantes foram os estudantes e os docentes dos cursos de formação de professores. Os dados foram recolhidos através de entrevistas ao docentes, um questionário aos estudantes e a análise de documentos institucionais. Os resultados revelam uma forte relação entre as práticas pedagógicas, nas duas universidades, mas com algumas diferenças relevantes na dimensão avaliativa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-28T00:00:00Z 2023-01-16T16:09:51Z 2023-01-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/33473 https://doi.org/Mellado-Moreno, P., Borralho, A. & Blanco-Garcia, M. (2022). Perspectivas sobre o processo de ensino-aprendizagem-avaliação numa universidade portuguesa e outra espanhola. META:Avaliação, 14(43), 444-474. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v14i43.3721 http://hdl.handle.net/10174/33473 https://doi.org/http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v14i43.3721 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/33473 https://doi.org/Mellado-Moreno, P., Borralho, A. & Blanco-Garcia, M. (2022). Perspectivas sobre o processo de ensino-aprendizagem-avaliação numa universidade portuguesa e outra espanhola. META:Avaliação, 14(43), 444-474. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v14i43.3721 https://doi.org/http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v14i43.3721 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
444-474 e-ISSN 2175-2753 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3721/pdf 14 META:Avaliação 43 pedro.mellado@urjc.es amab@uevora.pt Montserrat 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio (Rio de Janeiro) |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio (Rio de Janeiro) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136704737574912 |