Perspectivas sobre o processo de ensino-aprendizagem-avaliação numa universidade portuguesa e outra espanhola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mellado-Moreno, Pedro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Borralho, António, Blanco-Garcia, Montserrat
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/33473
https://doi.org/Mellado-Moreno, P., Borralho, A. & Blanco-Garcia, M. (2022). Perspectivas sobre o processo de ensino-aprendizagem-avaliação numa universidade portuguesa e outra espanhola. META:Avaliação, 14(43), 444-474. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v14i43.3721
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v14i43.3721
Resumo: O artigo retrata um estudo que procurou a identificação de fatores de convergência e divergência de práticas pedagógicas para a compreensão do processo de avaliação das aprendizagens dos alunos na Universidade de Évora (Portugal) e na Universidade de Castilla-La Mancha (Espanha). A metodologia de investigação enquadrou-se no paradigma interpretativo através de uma abordagem mista cujos participantes foram os estudantes e os docentes dos cursos de formação de professores. Os dados foram recolhidos através de entrevistas ao docentes, um questionário aos estudantes e a análise de documentos institucionais. Os resultados revelam uma forte relação entre as práticas pedagógicas, nas duas universidades, mas com algumas diferenças relevantes na dimensão avaliativa.
id RCAP_2b503a43d9df8ab1f3e40246e0bc2799
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/33473
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perspectivas sobre o processo de ensino-aprendizagem-avaliação numa universidade portuguesa e outra espanholaavaliação das aprendizagensformação inicial de professoresensino superiorarticulaçãoentre ensino-aprendizagem-avaliaçãoO artigo retrata um estudo que procurou a identificação de fatores de convergência e divergência de práticas pedagógicas para a compreensão do processo de avaliação das aprendizagens dos alunos na Universidade de Évora (Portugal) e na Universidade de Castilla-La Mancha (Espanha). A metodologia de investigação enquadrou-se no paradigma interpretativo através de uma abordagem mista cujos participantes foram os estudantes e os docentes dos cursos de formação de professores. Os dados foram recolhidos através de entrevistas ao docentes, um questionário aos estudantes e a análise de documentos institucionais. Os resultados revelam uma forte relação entre as práticas pedagógicas, nas duas universidades, mas com algumas diferenças relevantes na dimensão avaliativa.Fundação Cesgranrio (Rio de Janeiro)2023-01-16T16:09:51Z2023-01-162022-06-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/33473https://doi.org/Mellado-Moreno, P., Borralho, A. & Blanco-Garcia, M. (2022). Perspectivas sobre o processo de ensino-aprendizagem-avaliação numa universidade portuguesa e outra espanhola. META:Avaliação, 14(43), 444-474. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v14i43.3721http://hdl.handle.net/10174/33473https://doi.org/http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v14i43.3721por444-474e-ISSN 2175-2753https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3721/pdf14META:Avaliação43pedro.mellado@urjc.esamab@uevora.ptMontserrat229Mellado-Moreno, PedroBorralho, AntónioBlanco-Garcia, Montserratinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:35:17Zoai:dspace.uevora.pt:10174/33473Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:22:16.635770Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas sobre o processo de ensino-aprendizagem-avaliação numa universidade portuguesa e outra espanhola
title Perspectivas sobre o processo de ensino-aprendizagem-avaliação numa universidade portuguesa e outra espanhola
spellingShingle Perspectivas sobre o processo de ensino-aprendizagem-avaliação numa universidade portuguesa e outra espanhola
Mellado-Moreno, Pedro
avaliação das aprendizagens
formação inicial de professores
ensino superior
articulaçãoentre ensino-aprendizagem-avaliação
title_short Perspectivas sobre o processo de ensino-aprendizagem-avaliação numa universidade portuguesa e outra espanhola
title_full Perspectivas sobre o processo de ensino-aprendizagem-avaliação numa universidade portuguesa e outra espanhola
title_fullStr Perspectivas sobre o processo de ensino-aprendizagem-avaliação numa universidade portuguesa e outra espanhola
title_full_unstemmed Perspectivas sobre o processo de ensino-aprendizagem-avaliação numa universidade portuguesa e outra espanhola
title_sort Perspectivas sobre o processo de ensino-aprendizagem-avaliação numa universidade portuguesa e outra espanhola
author Mellado-Moreno, Pedro
author_facet Mellado-Moreno, Pedro
Borralho, António
Blanco-Garcia, Montserrat
author_role author
author2 Borralho, António
Blanco-Garcia, Montserrat
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mellado-Moreno, Pedro
Borralho, António
Blanco-Garcia, Montserrat
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação das aprendizagens
formação inicial de professores
ensino superior
articulaçãoentre ensino-aprendizagem-avaliação
topic avaliação das aprendizagens
formação inicial de professores
ensino superior
articulaçãoentre ensino-aprendizagem-avaliação
description O artigo retrata um estudo que procurou a identificação de fatores de convergência e divergência de práticas pedagógicas para a compreensão do processo de avaliação das aprendizagens dos alunos na Universidade de Évora (Portugal) e na Universidade de Castilla-La Mancha (Espanha). A metodologia de investigação enquadrou-se no paradigma interpretativo através de uma abordagem mista cujos participantes foram os estudantes e os docentes dos cursos de formação de professores. Os dados foram recolhidos através de entrevistas ao docentes, um questionário aos estudantes e a análise de documentos institucionais. Os resultados revelam uma forte relação entre as práticas pedagógicas, nas duas universidades, mas com algumas diferenças relevantes na dimensão avaliativa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-28T00:00:00Z
2023-01-16T16:09:51Z
2023-01-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/33473
https://doi.org/Mellado-Moreno, P., Borralho, A. & Blanco-Garcia, M. (2022). Perspectivas sobre o processo de ensino-aprendizagem-avaliação numa universidade portuguesa e outra espanhola. META:Avaliação, 14(43), 444-474. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v14i43.3721
http://hdl.handle.net/10174/33473
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v14i43.3721
url http://hdl.handle.net/10174/33473
https://doi.org/Mellado-Moreno, P., Borralho, A. & Blanco-Garcia, M. (2022). Perspectivas sobre o processo de ensino-aprendizagem-avaliação numa universidade portuguesa e outra espanhola. META:Avaliação, 14(43), 444-474. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v14i43.3721
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v14i43.3721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 444-474
e-ISSN 2175-2753
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3721/pdf
14
META:Avaliação
43
pedro.mellado@urjc.es
amab@uevora.pt
Montserrat
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio (Rio de Janeiro)
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio (Rio de Janeiro)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136704737574912