Ensino e aprendizagem à distância em tempos de COVID-19: Um estudo com alunos do Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/62553 |
Resumo: | A pandemia da COVID-19 desencadeou mudanças e efeitos sem precedentes nas instituições educativas. Também no ensino superior se assistiu a um processo rápido de transição do ensino presencial para o ensino remoto. Este estudo teve como objetivo conhecer as perceções dos estudantes do Ensino Superior sobre o ensino e a aprendizagem à distância durante o 2º semestre de 2019/2020 (n = 2718). Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário realizado online junto dos estudantes e divulgado através das suas associações. Embora se tenham identificado aspetos positivos, as perceções dos participantes apontam para uma visão mais negativa do que positiva que surge associada a distintas respostas institucionais, mas também a processos de adaptação individuais. Os resultados deste estudo sugerem também uma menor participação dos estudantes em processos de auto e heteroavaliação e a preferência pelo ensino misto num cenário futuro. |
id |
RCAP_c825f164472eb8f001247fbdf5192646 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/62553 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino e aprendizagem à distância em tempos de COVID-19: Um estudo com alunos do Ensino SuperiorEnsino superiorCOVID-19Ensino e aprendizagem à distânciaAvaliação das aprendizagensA pandemia da COVID-19 desencadeou mudanças e efeitos sem precedentes nas instituições educativas. Também no ensino superior se assistiu a um processo rápido de transição do ensino presencial para o ensino remoto. Este estudo teve como objetivo conhecer as perceções dos estudantes do Ensino Superior sobre o ensino e a aprendizagem à distância durante o 2º semestre de 2019/2020 (n = 2718). Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário realizado online junto dos estudantes e divulgado através das suas associações. Embora se tenham identificado aspetos positivos, as perceções dos participantes apontam para uma visão mais negativa do que positiva que surge associada a distintas respostas institucionais, mas também a processos de adaptação individuais. Os resultados deste estudo sugerem também uma menor participação dos estudantes em processos de auto e heteroavaliação e a preferência pelo ensino misto num cenário futuro.Universidade de CoimbraRepositório da Universidade de LisboaFlores, M. A.Veiga Simão, AnaBarros, AlexandraFlores, PauloPereira, DianaFernandes, Eva LopesFerreira, PaulaGonçalves Costa, Luís Carlos2024-02-09T15:38:00Z2021-03-292024-01-31T21:40:34Z2021-03-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/62553porFlores, M. A., Veiga Simão, A. M., Barros, A., Flores, P., Pereira, D., Fernandes, E. L., Ferreira, P. C., & Costa, L. (2021). Ensino e aprendizagem à distância em tempos de COVID-19: Um estudo com alunos do Ensino Superior. Revista Portuguesa de Pedagogia, 55, e055001. http://doi.org/10.14195/1647-8614_55_11647-8614cv-prod-349995610.14195/1647-8614_55_1info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-19T01:18:21Zoai:repositorio.ul.pt:10451/62553Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:51.296546Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem à distância em tempos de COVID-19: Um estudo com alunos do Ensino Superior |
title |
Ensino e aprendizagem à distância em tempos de COVID-19: Um estudo com alunos do Ensino Superior |
spellingShingle |
Ensino e aprendizagem à distância em tempos de COVID-19: Um estudo com alunos do Ensino Superior Flores, M. A. Ensino superior COVID-19 Ensino e aprendizagem à distância Avaliação das aprendizagens |
title_short |
Ensino e aprendizagem à distância em tempos de COVID-19: Um estudo com alunos do Ensino Superior |
title_full |
Ensino e aprendizagem à distância em tempos de COVID-19: Um estudo com alunos do Ensino Superior |
title_fullStr |
Ensino e aprendizagem à distância em tempos de COVID-19: Um estudo com alunos do Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
Ensino e aprendizagem à distância em tempos de COVID-19: Um estudo com alunos do Ensino Superior |
title_sort |
Ensino e aprendizagem à distância em tempos de COVID-19: Um estudo com alunos do Ensino Superior |
author |
Flores, M. A. |
author_facet |
Flores, M. A. Veiga Simão, Ana Barros, Alexandra Flores, Paulo Pereira, Diana Fernandes, Eva Lopes Ferreira, Paula Gonçalves Costa, Luís Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Veiga Simão, Ana Barros, Alexandra Flores, Paulo Pereira, Diana Fernandes, Eva Lopes Ferreira, Paula Gonçalves Costa, Luís Carlos |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flores, M. A. Veiga Simão, Ana Barros, Alexandra Flores, Paulo Pereira, Diana Fernandes, Eva Lopes Ferreira, Paula Gonçalves Costa, Luís Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior COVID-19 Ensino e aprendizagem à distância Avaliação das aprendizagens |
topic |
Ensino superior COVID-19 Ensino e aprendizagem à distância Avaliação das aprendizagens |
description |
A pandemia da COVID-19 desencadeou mudanças e efeitos sem precedentes nas instituições educativas. Também no ensino superior se assistiu a um processo rápido de transição do ensino presencial para o ensino remoto. Este estudo teve como objetivo conhecer as perceções dos estudantes do Ensino Superior sobre o ensino e a aprendizagem à distância durante o 2º semestre de 2019/2020 (n = 2718). Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário realizado online junto dos estudantes e divulgado através das suas associações. Embora se tenham identificado aspetos positivos, as perceções dos participantes apontam para uma visão mais negativa do que positiva que surge associada a distintas respostas institucionais, mas também a processos de adaptação individuais. Os resultados deste estudo sugerem também uma menor participação dos estudantes em processos de auto e heteroavaliação e a preferência pelo ensino misto num cenário futuro. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-29 2021-03-29T00:00:00Z 2024-02-09T15:38:00Z 2024-01-31T21:40:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/62553 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/62553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Flores, M. A., Veiga Simão, A. M., Barros, A., Flores, P., Pereira, D., Fernandes, E. L., Ferreira, P. C., & Costa, L. (2021). Ensino e aprendizagem à distância em tempos de COVID-19: Um estudo com alunos do Ensino Superior. Revista Portuguesa de Pedagogia, 55, e055001. http://doi.org/10.14195/1647-8614_55_1 1647-8614 cv-prod-3499956 10.14195/1647-8614_55_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Coimbra |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Coimbra |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137429378039808 |