Ensino e aprendizagem à distância em tempos de COVID-19: Um estudo com alunos do Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, M. A.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Veiga Simão, Ana, Barros, Alexandra, Flores, Paulo, Pereira, Diana, Fernandes, Eva Lopes, Ferreira, Paula, Gonçalves Costa, Luís Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/62553
Resumo: A pandemia da COVID-19 desencadeou mudanças e efeitos sem precedentes nas instituições educativas. Também no ensino superior se assistiu a um processo rápido de transição do ensino presencial para o ensino remoto. Este estudo teve como objetivo conhecer as perceções dos estudantes do Ensino Superior sobre o ensino e a aprendizagem à distância durante o 2º semestre de 2019/2020 (n = 2718). Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário realizado online junto dos estudantes e divulgado através das suas associações. Embora se tenham identificado aspetos positivos, as perceções dos participantes apontam para uma visão mais negativa do que positiva que surge associada a distintas respostas institucionais, mas também a processos de adaptação individuais. Os resultados deste estudo sugerem também uma menor participação dos estudantes em processos de auto e heteroavaliação e a preferência pelo ensino misto num cenário futuro.
id RCAP_c825f164472eb8f001247fbdf5192646
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/62553
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino e aprendizagem à distância em tempos de COVID-19: Um estudo com alunos do Ensino SuperiorEnsino superiorCOVID-19Ensino e aprendizagem à distânciaAvaliação das aprendizagensA pandemia da COVID-19 desencadeou mudanças e efeitos sem precedentes nas instituições educativas. Também no ensino superior se assistiu a um processo rápido de transição do ensino presencial para o ensino remoto. Este estudo teve como objetivo conhecer as perceções dos estudantes do Ensino Superior sobre o ensino e a aprendizagem à distância durante o 2º semestre de 2019/2020 (n = 2718). Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário realizado online junto dos estudantes e divulgado através das suas associações. Embora se tenham identificado aspetos positivos, as perceções dos participantes apontam para uma visão mais negativa do que positiva que surge associada a distintas respostas institucionais, mas também a processos de adaptação individuais. Os resultados deste estudo sugerem também uma menor participação dos estudantes em processos de auto e heteroavaliação e a preferência pelo ensino misto num cenário futuro.Universidade de CoimbraRepositório da Universidade de LisboaFlores, M. A.Veiga Simão, AnaBarros, AlexandraFlores, PauloPereira, DianaFernandes, Eva LopesFerreira, PaulaGonçalves Costa, Luís Carlos2024-02-09T15:38:00Z2021-03-292024-01-31T21:40:34Z2021-03-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/62553porFlores, M. A., Veiga Simão, A. M., Barros, A., Flores, P., Pereira, D., Fernandes, E. L., Ferreira, P. C., & Costa, L. (2021). Ensino e aprendizagem à distância em tempos de COVID-19: Um estudo com alunos do Ensino Superior. Revista Portuguesa de Pedagogia, 55, e055001. http://doi.org/10.14195/1647-8614_55_11647-8614cv-prod-349995610.14195/1647-8614_55_1info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-19T01:18:21Zoai:repositorio.ul.pt:10451/62553Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:51.296546Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino e aprendizagem à distância em tempos de COVID-19: Um estudo com alunos do Ensino Superior
title Ensino e aprendizagem à distância em tempos de COVID-19: Um estudo com alunos do Ensino Superior
spellingShingle Ensino e aprendizagem à distância em tempos de COVID-19: Um estudo com alunos do Ensino Superior
Flores, M. A.
Ensino superior
COVID-19
Ensino e aprendizagem à distância
Avaliação das aprendizagens
title_short Ensino e aprendizagem à distância em tempos de COVID-19: Um estudo com alunos do Ensino Superior
title_full Ensino e aprendizagem à distância em tempos de COVID-19: Um estudo com alunos do Ensino Superior
title_fullStr Ensino e aprendizagem à distância em tempos de COVID-19: Um estudo com alunos do Ensino Superior
title_full_unstemmed Ensino e aprendizagem à distância em tempos de COVID-19: Um estudo com alunos do Ensino Superior
title_sort Ensino e aprendizagem à distância em tempos de COVID-19: Um estudo com alunos do Ensino Superior
author Flores, M. A.
author_facet Flores, M. A.
Veiga Simão, Ana
Barros, Alexandra
Flores, Paulo
Pereira, Diana
Fernandes, Eva Lopes
Ferreira, Paula
Gonçalves Costa, Luís Carlos
author_role author
author2 Veiga Simão, Ana
Barros, Alexandra
Flores, Paulo
Pereira, Diana
Fernandes, Eva Lopes
Ferreira, Paula
Gonçalves Costa, Luís Carlos
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, M. A.
Veiga Simão, Ana
Barros, Alexandra
Flores, Paulo
Pereira, Diana
Fernandes, Eva Lopes
Ferreira, Paula
Gonçalves Costa, Luís Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
COVID-19
Ensino e aprendizagem à distância
Avaliação das aprendizagens
topic Ensino superior
COVID-19
Ensino e aprendizagem à distância
Avaliação das aprendizagens
description A pandemia da COVID-19 desencadeou mudanças e efeitos sem precedentes nas instituições educativas. Também no ensino superior se assistiu a um processo rápido de transição do ensino presencial para o ensino remoto. Este estudo teve como objetivo conhecer as perceções dos estudantes do Ensino Superior sobre o ensino e a aprendizagem à distância durante o 2º semestre de 2019/2020 (n = 2718). Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário realizado online junto dos estudantes e divulgado através das suas associações. Embora se tenham identificado aspetos positivos, as perceções dos participantes apontam para uma visão mais negativa do que positiva que surge associada a distintas respostas institucionais, mas também a processos de adaptação individuais. Os resultados deste estudo sugerem também uma menor participação dos estudantes em processos de auto e heteroavaliação e a preferência pelo ensino misto num cenário futuro.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-29
2021-03-29T00:00:00Z
2024-02-09T15:38:00Z
2024-01-31T21:40:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/62553
url http://hdl.handle.net/10451/62553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Flores, M. A., Veiga Simão, A. M., Barros, A., Flores, P., Pereira, D., Fernandes, E. L., Ferreira, P. C., & Costa, L. (2021). Ensino e aprendizagem à distância em tempos de COVID-19: Um estudo com alunos do Ensino Superior. Revista Portuguesa de Pedagogia, 55, e055001. http://doi.org/10.14195/1647-8614_55_1
1647-8614
cv-prod-3499956
10.14195/1647-8614_55_1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137429378039808