Anotações sobre religião e formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/4156 |
Resumo: | Com o objetivo de trazer mais reflexões que respostas e assumindo as relações entre religião, cultura e educação, o presente texto defende a educação como uma prática cultural e a cultura como prática essencialmente humana. Defende, ainda, que não faz sentido falar na definição do ensino religioso como um componente curricular – discutindo aspectos tais como o que, como, para que e para quem ensinar – se esta não for acompanhada de reflexões sobre a formação inicial de professores, tanto no âmbito inicial, quanto no continuado. |
id |
RCAP_2b52f1295b858bebc9eb789bf759f268 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4156 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Anotações sobre religião e formação de professoresRELIGIÃOEDUCAÇÃO RELIGIOSAFORMAÇÃO DE PROFESSORESRELIGIONRELIGIOUS EDUCATIONTEACHERS EDUCATIONCom o objetivo de trazer mais reflexões que respostas e assumindo as relações entre religião, cultura e educação, o presente texto defende a educação como uma prática cultural e a cultura como prática essencialmente humana. Defende, ainda, que não faz sentido falar na definição do ensino religioso como um componente curricular – discutindo aspectos tais como o que, como, para que e para quem ensinar – se esta não for acompanhada de reflexões sobre a formação inicial de professores, tanto no âmbito inicial, quanto no continuado.Aiming at raising more questions than answers and taking into account the relationship among religion, culture and education, this paper defends education as a cultural practice and culture as an essentially human practice. It also argues that there is no sense in defining religious teaching as a curriculum component - discussing aspects like how, why and who to teach - if reflections about teacher education, in both initial and continuing scope, are not considered.Edições Universitárias Lusófonas2013-11-17T10:34:00Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4156por1646-1630Mariano, André Luiz Senainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:18Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4156Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:19.749885Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Anotações sobre religião e formação de professores |
title |
Anotações sobre religião e formação de professores |
spellingShingle |
Anotações sobre religião e formação de professores Mariano, André Luiz Sena RELIGIÃO EDUCAÇÃO RELIGIOSA FORMAÇÃO DE PROFESSORES RELIGION RELIGIOUS EDUCATION TEACHERS EDUCATION |
title_short |
Anotações sobre religião e formação de professores |
title_full |
Anotações sobre religião e formação de professores |
title_fullStr |
Anotações sobre religião e formação de professores |
title_full_unstemmed |
Anotações sobre religião e formação de professores |
title_sort |
Anotações sobre religião e formação de professores |
author |
Mariano, André Luiz Sena |
author_facet |
Mariano, André Luiz Sena |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mariano, André Luiz Sena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
RELIGIÃO EDUCAÇÃO RELIGIOSA FORMAÇÃO DE PROFESSORES RELIGION RELIGIOUS EDUCATION TEACHERS EDUCATION |
topic |
RELIGIÃO EDUCAÇÃO RELIGIOSA FORMAÇÃO DE PROFESSORES RELIGION RELIGIOUS EDUCATION TEACHERS EDUCATION |
description |
Com o objetivo de trazer mais reflexões que respostas e assumindo as relações entre religião, cultura e educação, o presente texto defende a educação como uma prática cultural e a cultura como prática essencialmente humana. Defende, ainda, que não faz sentido falar na definição do ensino religioso como um componente curricular – discutindo aspectos tais como o que, como, para que e para quem ensinar – se esta não for acompanhada de reflexões sobre a formação inicial de professores, tanto no âmbito inicial, quanto no continuado. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01T00:00:00Z 2007 2013-11-17T10:34:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/4156 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/4156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-1630 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131220984987648 |