Anotações sobre religião e formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariano, André Luiz Sena
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4156
Resumo: Com o objetivo de trazer mais reflexões que respostas e assumindo as relações entre religião, cultura e educação, o presente texto defende a educação como uma prática cultural e a cultura como prática essencialmente humana. Defende, ainda, que não faz sentido falar na definição do ensino religioso como um componente curricular – discutindo aspectos tais como o que, como, para que e para quem ensinar – se esta não for acompanhada de reflexões sobre a formação inicial de professores, tanto no âmbito inicial, quanto no continuado.
id RCAP_2b52f1295b858bebc9eb789bf759f268
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4156
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Anotações sobre religião e formação de professoresRELIGIÃOEDUCAÇÃO RELIGIOSAFORMAÇÃO DE PROFESSORESRELIGIONRELIGIOUS EDUCATIONTEACHERS EDUCATIONCom o objetivo de trazer mais reflexões que respostas e assumindo as relações entre religião, cultura e educação, o presente texto defende a educação como uma prática cultural e a cultura como prática essencialmente humana. Defende, ainda, que não faz sentido falar na definição do ensino religioso como um componente curricular – discutindo aspectos tais como o que, como, para que e para quem ensinar – se esta não for acompanhada de reflexões sobre a formação inicial de professores, tanto no âmbito inicial, quanto no continuado.Aiming at raising more questions than answers and taking into account the relationship among religion, culture and education, this paper defends education as a cultural practice and culture as an essentially human practice. It also argues that there is no sense in defining religious teaching as a curriculum component - discussing aspects like how, why and who to teach - if reflections about teacher education, in both initial and continuing scope, are not considered.Edições Universitárias Lusófonas2013-11-17T10:34:00Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4156por1646-1630Mariano, André Luiz Senainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:18Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4156Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:19.749885Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Anotações sobre religião e formação de professores
title Anotações sobre religião e formação de professores
spellingShingle Anotações sobre religião e formação de professores
Mariano, André Luiz Sena
RELIGIÃO
EDUCAÇÃO RELIGIOSA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
RELIGION
RELIGIOUS EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
title_short Anotações sobre religião e formação de professores
title_full Anotações sobre religião e formação de professores
title_fullStr Anotações sobre religião e formação de professores
title_full_unstemmed Anotações sobre religião e formação de professores
title_sort Anotações sobre religião e formação de professores
author Mariano, André Luiz Sena
author_facet Mariano, André Luiz Sena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariano, André Luiz Sena
dc.subject.por.fl_str_mv RELIGIÃO
EDUCAÇÃO RELIGIOSA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
RELIGION
RELIGIOUS EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
topic RELIGIÃO
EDUCAÇÃO RELIGIOSA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
RELIGION
RELIGIOUS EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
description Com o objetivo de trazer mais reflexões que respostas e assumindo as relações entre religião, cultura e educação, o presente texto defende a educação como uma prática cultural e a cultura como prática essencialmente humana. Defende, ainda, que não faz sentido falar na definição do ensino religioso como um componente curricular – discutindo aspectos tais como o que, como, para que e para quem ensinar – se esta não for acompanhada de reflexões sobre a formação inicial de professores, tanto no âmbito inicial, quanto no continuado.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007
2013-11-17T10:34:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4156
url http://hdl.handle.net/10437/4156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-1630
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131220984987648