Porquê ensinar sobre Religião na sala de aula? uma abordagem pramática face ao ensino religioso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/4166 |
Resumo: | A fala apresentada nesta mesa redonda pretende levantar a discussão sobre o que pode constituir um objeto capaz de justificar uma área de conhecimento, a saber, a ciência da religião, conferir rigor de ciência a seu discurso, e paralelamente justificar a urgência de disciplina inserida nos currículos escolares: O Ensino Religioso. Colocar esta questão em debate implica em chamar ao debate dos caminhos que devem ser construídos para falar-se com propriedade duma cientificidade do fato religioso. Como resposta a esta falta de cultura sobre o mundo das religiões, aliada ainda a uma nova necessidade cívica de equacionar o novo mundo do terrorismo e dos fundamentalismos religiosos, a religião na sala de aula revela-se cada vez mais como uma realidade que necessita de um amplo debate que responda e corresponda a alguns dos desafios mais prementes do nosso mundo. |
id |
RCAP_e34b5913b9beb1cd93f1edcd768d8d03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4166 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Porquê ensinar sobre Religião na sala de aula? uma abordagem pramática face ao ensino religiosoRELIGIÃOEDUCAÇÃO RELIGIOSAFORMAÇÃO DE PROFESSORESRELIGIONRELIGIOUS EDUCATIONTEACHERS EDUCATIONA fala apresentada nesta mesa redonda pretende levantar a discussão sobre o que pode constituir um objeto capaz de justificar uma área de conhecimento, a saber, a ciência da religião, conferir rigor de ciência a seu discurso, e paralelamente justificar a urgência de disciplina inserida nos currículos escolares: O Ensino Religioso. Colocar esta questão em debate implica em chamar ao debate dos caminhos que devem ser construídos para falar-se com propriedade duma cientificidade do fato religioso. Como resposta a esta falta de cultura sobre o mundo das religiões, aliada ainda a uma nova necessidade cívica de equacionar o novo mundo do terrorismo e dos fundamentalismos religiosos, a religião na sala de aula revela-se cada vez mais como uma realidade que necessita de um amplo debate que responda e corresponda a alguns dos desafios mais prementes do nosso mundo.The work presented in this round-table aims at raising the discussion about what does justify that a given object may become an area of knowledge, i.e., how does the science of religion use a scientific accurateness in its discourse, and how does it justify the importance of Religious Education in the school curriculum. To raise such question in a debate implies to call into that same debate what ways should be built so that we can rightly discuss about the scientific characteristics of the religious fact. Due to lack of culture concerning the religious phenomenon, allied to new civic necessity of equating the new world of terrorism and religious fundamentalisms, religion in the classroom is a subject that requires more and more an ample debate able to respond and to correspond to same of the more pressing challenges in our world.Edições Universitárias Lusófonas2013-11-17T11:17:32Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4166por1646-1630Figueira, Eulálio Avelino Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-10T01:30:55Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4166Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:20.352235Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Porquê ensinar sobre Religião na sala de aula? uma abordagem pramática face ao ensino religioso |
title |
Porquê ensinar sobre Religião na sala de aula? uma abordagem pramática face ao ensino religioso |
spellingShingle |
Porquê ensinar sobre Religião na sala de aula? uma abordagem pramática face ao ensino religioso Figueira, Eulálio Avelino Pereira RELIGIÃO EDUCAÇÃO RELIGIOSA FORMAÇÃO DE PROFESSORES RELIGION RELIGIOUS EDUCATION TEACHERS EDUCATION |
title_short |
Porquê ensinar sobre Religião na sala de aula? uma abordagem pramática face ao ensino religioso |
title_full |
Porquê ensinar sobre Religião na sala de aula? uma abordagem pramática face ao ensino religioso |
title_fullStr |
Porquê ensinar sobre Religião na sala de aula? uma abordagem pramática face ao ensino religioso |
title_full_unstemmed |
Porquê ensinar sobre Religião na sala de aula? uma abordagem pramática face ao ensino religioso |
title_sort |
Porquê ensinar sobre Religião na sala de aula? uma abordagem pramática face ao ensino religioso |
author |
Figueira, Eulálio Avelino Pereira |
author_facet |
Figueira, Eulálio Avelino Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueira, Eulálio Avelino Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
RELIGIÃO EDUCAÇÃO RELIGIOSA FORMAÇÃO DE PROFESSORES RELIGION RELIGIOUS EDUCATION TEACHERS EDUCATION |
topic |
RELIGIÃO EDUCAÇÃO RELIGIOSA FORMAÇÃO DE PROFESSORES RELIGION RELIGIOUS EDUCATION TEACHERS EDUCATION |
description |
A fala apresentada nesta mesa redonda pretende levantar a discussão sobre o que pode constituir um objeto capaz de justificar uma área de conhecimento, a saber, a ciência da religião, conferir rigor de ciência a seu discurso, e paralelamente justificar a urgência de disciplina inserida nos currículos escolares: O Ensino Religioso. Colocar esta questão em debate implica em chamar ao debate dos caminhos que devem ser construídos para falar-se com propriedade duma cientificidade do fato religioso. Como resposta a esta falta de cultura sobre o mundo das religiões, aliada ainda a uma nova necessidade cívica de equacionar o novo mundo do terrorismo e dos fundamentalismos religiosos, a religião na sala de aula revela-se cada vez mais como uma realidade que necessita de um amplo debate que responda e corresponda a alguns dos desafios mais prementes do nosso mundo. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01T00:00:00Z 2007 2013-11-17T11:17:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/4166 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/4166 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-1630 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817554079788826624 |