Porquê ensinar sobre Religião na sala de aula? uma abordagem pramática face ao ensino religioso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueira, Eulálio Avelino Pereira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4166
Resumo: A fala apresentada nesta mesa redonda pretende levantar a discussão sobre o que pode constituir um objeto capaz de justificar uma área de conhecimento, a saber, a ciência da religião, conferir rigor de ciência a seu discurso, e paralelamente justificar a urgência de disciplina inserida nos currículos escolares: O Ensino Religioso. Colocar esta questão em debate implica em chamar ao debate dos caminhos que devem ser construídos para falar-se com propriedade duma cientificidade do fato religioso. Como resposta a esta falta de cultura sobre o mundo das religiões, aliada ainda a uma nova necessidade cívica de equacionar o novo mundo do terrorismo e dos fundamentalismos religiosos, a religião na sala de aula revela-se cada vez mais como uma realidade que necessita de um amplo debate que responda e corresponda a alguns dos desafios mais prementes do nosso mundo.
id RCAP_e34b5913b9beb1cd93f1edcd768d8d03
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4166
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Porquê ensinar sobre Religião na sala de aula? uma abordagem pramática face ao ensino religiosoRELIGIÃOEDUCAÇÃO RELIGIOSAFORMAÇÃO DE PROFESSORESRELIGIONRELIGIOUS EDUCATIONTEACHERS EDUCATIONA fala apresentada nesta mesa redonda pretende levantar a discussão sobre o que pode constituir um objeto capaz de justificar uma área de conhecimento, a saber, a ciência da religião, conferir rigor de ciência a seu discurso, e paralelamente justificar a urgência de disciplina inserida nos currículos escolares: O Ensino Religioso. Colocar esta questão em debate implica em chamar ao debate dos caminhos que devem ser construídos para falar-se com propriedade duma cientificidade do fato religioso. Como resposta a esta falta de cultura sobre o mundo das religiões, aliada ainda a uma nova necessidade cívica de equacionar o novo mundo do terrorismo e dos fundamentalismos religiosos, a religião na sala de aula revela-se cada vez mais como uma realidade que necessita de um amplo debate que responda e corresponda a alguns dos desafios mais prementes do nosso mundo.The work presented in this round-table aims at raising the discussion about what does justify that a given object may become an area of knowledge, i.e., how does the science of religion use a scientific accurateness in its discourse, and how does it justify the importance of Religious Education in the school curriculum. To raise such question in a debate implies to call into that same debate what ways should be built so that we can rightly discuss about the scientific characteristics of the religious fact. Due to lack of culture concerning the religious phenomenon, allied to new civic necessity of equating the new world of terrorism and religious fundamentalisms, religion in the classroom is a subject that requires more and more an ample debate able to respond and to correspond to same of the more pressing challenges in our world.Edições Universitárias Lusófonas2013-11-17T11:17:32Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4166por1646-1630Figueira, Eulálio Avelino Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-10T01:30:55Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4166Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:20.352235Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Porquê ensinar sobre Religião na sala de aula? uma abordagem pramática face ao ensino religioso
title Porquê ensinar sobre Religião na sala de aula? uma abordagem pramática face ao ensino religioso
spellingShingle Porquê ensinar sobre Religião na sala de aula? uma abordagem pramática face ao ensino religioso
Figueira, Eulálio Avelino Pereira
RELIGIÃO
EDUCAÇÃO RELIGIOSA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
RELIGION
RELIGIOUS EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
title_short Porquê ensinar sobre Religião na sala de aula? uma abordagem pramática face ao ensino religioso
title_full Porquê ensinar sobre Religião na sala de aula? uma abordagem pramática face ao ensino religioso
title_fullStr Porquê ensinar sobre Religião na sala de aula? uma abordagem pramática face ao ensino religioso
title_full_unstemmed Porquê ensinar sobre Religião na sala de aula? uma abordagem pramática face ao ensino religioso
title_sort Porquê ensinar sobre Religião na sala de aula? uma abordagem pramática face ao ensino religioso
author Figueira, Eulálio Avelino Pereira
author_facet Figueira, Eulálio Avelino Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueira, Eulálio Avelino Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv RELIGIÃO
EDUCAÇÃO RELIGIOSA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
RELIGION
RELIGIOUS EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
topic RELIGIÃO
EDUCAÇÃO RELIGIOSA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
RELIGION
RELIGIOUS EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
description A fala apresentada nesta mesa redonda pretende levantar a discussão sobre o que pode constituir um objeto capaz de justificar uma área de conhecimento, a saber, a ciência da religião, conferir rigor de ciência a seu discurso, e paralelamente justificar a urgência de disciplina inserida nos currículos escolares: O Ensino Religioso. Colocar esta questão em debate implica em chamar ao debate dos caminhos que devem ser construídos para falar-se com propriedade duma cientificidade do fato religioso. Como resposta a esta falta de cultura sobre o mundo das religiões, aliada ainda a uma nova necessidade cívica de equacionar o novo mundo do terrorismo e dos fundamentalismos religiosos, a religião na sala de aula revela-se cada vez mais como uma realidade que necessita de um amplo debate que responda e corresponda a alguns dos desafios mais prementes do nosso mundo.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007
2013-11-17T11:17:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4166
url http://hdl.handle.net/10437/4166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-1630
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817554079788826624