Optimização da gestão de contactos via técnicas de business intelligence: aplicação na banca
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/8262 |
Resumo: | Com a massificação de campanhas publicitárias é cada vez mais reduzido o efeito que as mesmas têm sobre o público-alvo, pelo que os responsáveis de Marketing têm cada vez mais apostado em campanhas direccionadas. Desta forma, a área de Business Intelligence reveste-se de um enorme potencial com vista à melhoria da selecção de contactos a efectuar. Em particular, realçam-se as técnicas de Data Mining, a partir das quais se pode extrair conhecimento útil a partir de dados não tratados. Devido a pressões externas, como a crise financeira internacional, e à concorrência interna, as instituições financeiras portuguesas têm apostado no Marketing direccionado, optimizando as suas campanhas de forma a aumentar a sua eficiência. Assim, esta dissertação irá focar-se num estudo de caso de uma instituição bancária nacional, tendo em conta dados de campanhas de subscrição de depósitos a prazo efectuadas entre 2008 e 2010, os quais serão utilizados na aplicação de técnicas de Data Mining para a optimização dessas campanhas. Da investigação resulta um modelo explicativo da evolução das campanhas, nomeadamente na sua capacidade de previsão do sucesso dos contactos. Desta forma, é possível extrair conhecimento útil e que poderá suportar decisões de negócio pelos gestores, que poderão assim conceber campanhas que beneficiem das características identificadas pelo modelo. |
id |
RCAP_2b5884692439f253950c1890308fa45b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/8262 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Optimização da gestão de contactos via técnicas de business intelligence: aplicação na bancaMarketing direccionadoBusiness intelligenceData miningGestão de contactosGestão de campanhasCRISP-DMDirected marketingContact managementCampaign managementCom a massificação de campanhas publicitárias é cada vez mais reduzido o efeito que as mesmas têm sobre o público-alvo, pelo que os responsáveis de Marketing têm cada vez mais apostado em campanhas direccionadas. Desta forma, a área de Business Intelligence reveste-se de um enorme potencial com vista à melhoria da selecção de contactos a efectuar. Em particular, realçam-se as técnicas de Data Mining, a partir das quais se pode extrair conhecimento útil a partir de dados não tratados. Devido a pressões externas, como a crise financeira internacional, e à concorrência interna, as instituições financeiras portuguesas têm apostado no Marketing direccionado, optimizando as suas campanhas de forma a aumentar a sua eficiência. Assim, esta dissertação irá focar-se num estudo de caso de uma instituição bancária nacional, tendo em conta dados de campanhas de subscrição de depósitos a prazo efectuadas entre 2008 e 2010, os quais serão utilizados na aplicação de técnicas de Data Mining para a optimização dessas campanhas. Da investigação resulta um modelo explicativo da evolução das campanhas, nomeadamente na sua capacidade de previsão do sucesso dos contactos. Desta forma, é possível extrair conhecimento útil e que poderá suportar decisões de negócio pelos gestores, que poderão assim conceber campanhas que beneficiem das características identificadas pelo modelo.The increasingly vast number of marketing campaigns over time has reduced its effect on the general public. That led the marketing managers to invest on directed campaigns, which have been enhanced strongly through Business Intelligence techniques to help select the best set of available contacts for each campaign. In particular, by using Data Mining techniques which allow to extract knowledge from raw data. Furthermore, economical pressures and competition has led marketing managers to invest on directed campaigns and its optimization to increase efficiency. Having this information into account, the present dissertation will focus on a case-study about a Portuguese financial institution, by using its data about directed marketing campaigns of long-term deposits subscription (which were executed between 2008 and 2010) and applying Data Mining techniques with a goal on the optimization of future similar campaigns. From this research, an explanatory model is conceived that can, with a good precision, predict success in contacts (subscription of the deposit). Valuable knowledge can be extracted from this model in the form of characteristics that can be used to benefit future similar campaigns.2014-12-30T13:29:45Z2011-01-01T00:00:00Z20112011-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/8262porMoro, Sérgio Miguel Carneiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:02:27Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/8262Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:33:42.546437Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Optimização da gestão de contactos via técnicas de business intelligence: aplicação na banca |
title |
Optimização da gestão de contactos via técnicas de business intelligence: aplicação na banca |
spellingShingle |
Optimização da gestão de contactos via técnicas de business intelligence: aplicação na banca Moro, Sérgio Miguel Carneiro Marketing direccionado Business intelligence Data mining Gestão de contactos Gestão de campanhas CRISP-DM Directed marketing Contact management Campaign management |
title_short |
Optimização da gestão de contactos via técnicas de business intelligence: aplicação na banca |
title_full |
Optimização da gestão de contactos via técnicas de business intelligence: aplicação na banca |
title_fullStr |
Optimização da gestão de contactos via técnicas de business intelligence: aplicação na banca |
title_full_unstemmed |
Optimização da gestão de contactos via técnicas de business intelligence: aplicação na banca |
title_sort |
Optimização da gestão de contactos via técnicas de business intelligence: aplicação na banca |
author |
Moro, Sérgio Miguel Carneiro |
author_facet |
Moro, Sérgio Miguel Carneiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moro, Sérgio Miguel Carneiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing direccionado Business intelligence Data mining Gestão de contactos Gestão de campanhas CRISP-DM Directed marketing Contact management Campaign management |
topic |
Marketing direccionado Business intelligence Data mining Gestão de contactos Gestão de campanhas CRISP-DM Directed marketing Contact management Campaign management |
description |
Com a massificação de campanhas publicitárias é cada vez mais reduzido o efeito que as mesmas têm sobre o público-alvo, pelo que os responsáveis de Marketing têm cada vez mais apostado em campanhas direccionadas. Desta forma, a área de Business Intelligence reveste-se de um enorme potencial com vista à melhoria da selecção de contactos a efectuar. Em particular, realçam-se as técnicas de Data Mining, a partir das quais se pode extrair conhecimento útil a partir de dados não tratados. Devido a pressões externas, como a crise financeira internacional, e à concorrência interna, as instituições financeiras portuguesas têm apostado no Marketing direccionado, optimizando as suas campanhas de forma a aumentar a sua eficiência. Assim, esta dissertação irá focar-se num estudo de caso de uma instituição bancária nacional, tendo em conta dados de campanhas de subscrição de depósitos a prazo efectuadas entre 2008 e 2010, os quais serão utilizados na aplicação de técnicas de Data Mining para a optimização dessas campanhas. Da investigação resulta um modelo explicativo da evolução das campanhas, nomeadamente na sua capacidade de previsão do sucesso dos contactos. Desta forma, é possível extrair conhecimento útil e que poderá suportar decisões de negócio pelos gestores, que poderão assim conceber campanhas que beneficiem das características identificadas pelo modelo. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2011-09 2014-12-30T13:29:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/8262 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/8262 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134899002671104 |