Political marketing in presidential and legislative elections

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Filipe Miguel Silvano dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19667
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_0c69459ef6f23764a05cb413c9ef9036
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19667
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Political marketing in presidential and legislative electionsMarketing políticoCampanha presidencialCampanha legislativaMarketingPolitical MarketingPresidential CampaignLegislative CampaignMestrado em MarketingMarketing político é uma disciplina que tem vindo a ganhar cada vez mais atenção no mundo académico e uma das suas áreas de pesquisa é o facto de marketing político necessitar de diferentes práticas conforme a cultura do país em que está a ser aplicado, no entanto ainda não foram estudadas diferentes práticas que têm de ser aplicadas dentro da mesma cultura, mas para diferentes tipos de eleições. Este estudo irá analisar as diferenças que campanhas para eleições presidenciais e legislativas têm de ter em atenção em Portugal, estudando o caso da campanha presidencial de 2016 de sua excelência Marcelo Rebelo de Sousa, e da campanha legislativa de 2015 sua excelência António Costa e do PS. As maiores diferenças encontradas foram ao nível de características pessoais, em que no caso do presidente MRS se dá maior importância à sua personalidade, enquanto que no caso do primeiro ministro se deu mais importância às suas capacidades; o partido político teve maior relevância nas eleições legislativas, enquanto que o histórico pessoal e a fama tiveram mais relevância nas presidenciais; os eleitores deram maior importância ao programa eleitoral do primeiro ministro achando que a sua função principal é de legislar, enquanto que a função do presidente é mais de representar o país e estar próximo do povo; e ainda houve diferenças a nível do tipo de campanha efetuada.Political marketing is a subject which has been gaining growing attention in the academic world, and one of its areas of research is the fact that political marketing needs to apply different practices dependent on the culture in which it is being applied, however there haven?t been any studies regarding different practices which have to be applied within the same culture, but regarding different kinds of elections. This study will analyze differences that campaigns for presidential and legislative elections need to take into consideration when being prepared, studying the case of his excellence, president Marcelo Rebelo de Sousa?s 2016 presidential campaign, and his excellence prime minister António Costa and PS?s 2015 legislative campaign. The biggest differences found were in the personal characteristics of the candidates, with people paying more attention to the personality of the president and the capacities of the prime minister; the political party has a higher level of importance when it is legislative elections while the historic and reputation were more relevant in presidential elections; the electorate gave more importance to the electoral program of the prime minister, believing that his main function is to legislate, while the main functions for the president were to represent the country and to be closer to the people; and there were also differences regarding the type of campaign each candidate followed.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaLourenço, Filipe Miguel Silvano dos Santos2020-02-11T11:32:31Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19667engLourenço, Filipe Miguel Silvano dos Santos (2019). "Political marketing in presidential and legislative elections". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:09Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19667Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:30.467638Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Political marketing in presidential and legislative elections
title Political marketing in presidential and legislative elections
spellingShingle Political marketing in presidential and legislative elections
Lourenço, Filipe Miguel Silvano dos Santos
Marketing político
Campanha presidencial
Campanha legislativa
Marketing
Political Marketing
Presidential Campaign
Legislative Campaign
title_short Political marketing in presidential and legislative elections
title_full Political marketing in presidential and legislative elections
title_fullStr Political marketing in presidential and legislative elections
title_full_unstemmed Political marketing in presidential and legislative elections
title_sort Political marketing in presidential and legislative elections
author Lourenço, Filipe Miguel Silvano dos Santos
author_facet Lourenço, Filipe Miguel Silvano dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veríssimo, José
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Filipe Miguel Silvano dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing político
Campanha presidencial
Campanha legislativa
Marketing
Political Marketing
Presidential Campaign
Legislative Campaign
topic Marketing político
Campanha presidencial
Campanha legislativa
Marketing
Political Marketing
Presidential Campaign
Legislative Campaign
description Mestrado em Marketing
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10
2019-10-01T00:00:00Z
2020-02-11T11:32:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/19667
url http://hdl.handle.net/10400.5/19667
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Lourenço, Filipe Miguel Silvano dos Santos (2019). "Political marketing in presidential and legislative elections". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131137587544064