Proselitismos, revivalismos e redes religiosas pós-coloniais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/1073 |
Resumo: | As últimas décadas têm sido profundamente marcadas na África subsariana pelo “retorno da religião” e pela renovação dos papéis da religião ou, dito de outra forma, pelo “alastramento das religiões”, nomeadamente das que se reivindicam de “religião do Livro”, a todos os interstícios das sociedades subsarianas e pelo papel que a “renovação religiosa” tem tido, por exemplo, tanto em termos de redefi nições identitárias como de “facilitadora” da passagem para a “modernidade” . De facto, na África subsariana, como aliás em muitas outras partes do globo, os papéis desempenhados pelas religiões sofreram nas últimas décadas profundas mudanças. O sucesso das religiões, sobretudo o dos sectores ditos neopentecostais ou carismá- ticos do cristianismo e o dos ramos mais “islamitas” ou “arabófonos” do Islão, em muitas regiões da África subsariana, depende da “hábil dosagem” entre transmissão de ideias religiosas, promessas de “salvação” e resolução de “problemas terrenos”, isto é, ofertas de serviços e bens materiais dos seus adeptos. |
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