Primeiro ensino clínico na perspectiva do estudante : das experiências à prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sara Isabel de Jesus
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1364
Resumo: O primeiro Ensino Clínico representa a oportunidade real que os estudantes têm de prestar cuidados de Enfermagem em contexto hospitalar. A teoria aprendida na Escola fornece aos estudantes a base de sustentação da prática, mas torna-se insuficiente, especialmente, quando ocorrem situações imprevistas. O tutor, neste caso específico, o Enfermeiro da prática de cuidados, é o elemento-chave do acompanhamento. Neste estudo pretendemos conhecer a expectativa do estudante relativamente ao Ensino Clínico e ao tutor, a sua vivência, as dificuldades sentidas e as estratégias supervisivas utilizadas pelo tutor para ultrapassar as adversidades. Entrevistamos seis estudantes do Curso de Formação Inicial em Enfermagem da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, que realizaram o Ensino Clínico no Centro Hospitalar do Alto Minho, em dois momentos distintos: antes do Ensino Clínico e após o mesmo. Para a recolha de dados elaborámos duas entrevistas semi-estruturadas, uma para aplicar antes da realização do Ensino Clínico e outra após o mesmo. Recolhidos os dados, identificamos as entrevistas, categorizamos a informação e fizemos a análise de conteúdo com a ajuda do programa NU*DIST na sua versão 6.0. Dos resultados obtidos constatamos que o primeiro Ensino Clínico, bem como o tutor corresponderam às expectativas dos estudantes. Estes conseguiram desenvolver durante o Ensino Clínico, as Intervenções de Enfermagem aprendidas na Escola, assim como outras que lhe foram ensinadas pelo tutor. As dificuldades previstas prendem-se com aspectos ligados à relação entre os estudantes e o tutor; às Intervenções de Enfermagem, nomeadamente o receio e o nervosismo de prestar cuidados à pessoa pela primeira vez; ao relatório de estágio; agir em situações de emergência; a falta de oportunidade para demonstrar os conhecimentos e à postura do tutor, em particular o questionamento e a avaliação. Após o Ensino Clínico, e com excepção da falta de oportunidade, todas as outras dificuldades são referidas pelos estudantes, que, lhe acrescentam as relacionadas com o serviço e a linguagem científica utilizada. Ao longo do Ensino Clínico as dificuldades vão-se desvanecendo, graças, em parte à postura e às estratégias supervisivas utilizadas pelos tutores. Os estudantes confirmam as suas expectativas face à relação de amizade e empatia que pretendiam estabelecer com o tutor, contudo, houve um tutor que adoptou uma postura de altivez e distância face a eles. Os estudantes consideram que na componente teórica que antecedeu o Ensino Clínico poderiam ter ampliado conhecimentos na área da Farmacologia e não aprofundar tanto os aspectos contextualizantes de algumas teorias. Contudo, os estudantes admitem que este Ensino Clínico os irá marcar, não só a nível da sua formação académica, mas também da profissional, pois é a partir daqui que a sua identidade profissional será construída. ABSTRACT: The first Clinical learning placement can be understood as the beginig of learning with the “real Nursing”. The theoretical base developed in the school is insufficient, specially, when unforeseen situations take place. The tutor, in this specific case, the Nurse of caring practise, is the key element of theory-pratice harmonization. In this study we intend to know the student expectation relatively to the Clinical Teaching and mentorship, their difficulties and the supervision strategies used by the tutor to exceed the adversities. We interview six students of the Initial Nurse Formation Course of the Health college of the University of Aveiro, who carried out the Clinical Teaching in the Centro Hospitalar do Alto Minho, at two different moments: before the Clinical Teaching and after. To gathering the requiring data, we prepared two semi-structured interviews. The first to apply before the realization of the Clinical Teaching and the other, after. Then, we identify each interview with two letters, categorize the information in dimensions and we did the analysis of content with the help of the program NU*DIST, in his version 6.0. Of the obtained results we observed that the first Clinical Teaching, as well as the mentorship, corresponded to the expectations of the students. They managed to develop the Nursing interventions learnt in school during the Clinical Teaching, as well as others taught by the tutor.The predicted difficulties are attached to aspects connected with the relation between the students and the tutor; to the Nursing Interventions, namely the fear and the nervousness caused by the responsability of care providing to real persons for the first time; to the report of traineeship; to act in emergency situations; the lack of opportunity to demonstrate the knowledges and to the posture of a tutor, in individual the questioning and the evaluation. After the Clinical Teaching, and with the exception of the lack of opportunity, all the other difficulties are told by the students, as well as the ones related to the service and the technical language. Along the Clinical Teaching the difficulties intend to vanish, due to, in part, to the posture and to the mentorship strategies used by tutors.The students confirm their expectations face to the relation of friendship and empathy what they were intending to establish with the tutor, nevertheless, there was a tutor who adopted a posture of arrogance and distance face to them. The students think that along the theorical component that preceded the Clinical Teaching, they should have enlarged knowledges, especially, in Pharmacology, and not deepen so much contextualizing aspects of some theories. Despite everything, students admit that their Clinical Teaching will be a reference to them, not only in terms of academic formation, but also the professional, because this is the first step to start building the professional identity.
id RCAP_2b67bded294bf70fa6c82c906c291a29
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1364
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Primeiro ensino clínico na perspectiva do estudante : das experiências à práticaEnsino da enfermagemSupervisão clínicaTécnicas pedagógicasO primeiro Ensino Clínico representa a oportunidade real que os estudantes têm de prestar cuidados de Enfermagem em contexto hospitalar. A teoria aprendida na Escola fornece aos estudantes a base de sustentação da prática, mas torna-se insuficiente, especialmente, quando ocorrem situações imprevistas. O tutor, neste caso específico, o Enfermeiro da prática de cuidados, é o elemento-chave do acompanhamento. Neste estudo pretendemos conhecer a expectativa do estudante relativamente ao Ensino Clínico e ao tutor, a sua vivência, as dificuldades sentidas e as estratégias supervisivas utilizadas pelo tutor para ultrapassar as adversidades. Entrevistamos seis estudantes do Curso de Formação Inicial em Enfermagem da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, que realizaram o Ensino Clínico no Centro Hospitalar do Alto Minho, em dois momentos distintos: antes do Ensino Clínico e após o mesmo. Para a recolha de dados elaborámos duas entrevistas semi-estruturadas, uma para aplicar antes da realização do Ensino Clínico e outra após o mesmo. Recolhidos os dados, identificamos as entrevistas, categorizamos a informação e fizemos a análise de conteúdo com a ajuda do programa NU*DIST na sua versão 6.0. Dos resultados obtidos constatamos que o primeiro Ensino Clínico, bem como o tutor corresponderam às expectativas dos estudantes. Estes conseguiram desenvolver durante o Ensino Clínico, as Intervenções de Enfermagem aprendidas na Escola, assim como outras que lhe foram ensinadas pelo tutor. As dificuldades previstas prendem-se com aspectos ligados à relação entre os estudantes e o tutor; às Intervenções de Enfermagem, nomeadamente o receio e o nervosismo de prestar cuidados à pessoa pela primeira vez; ao relatório de estágio; agir em situações de emergência; a falta de oportunidade para demonstrar os conhecimentos e à postura do tutor, em particular o questionamento e a avaliação. Após o Ensino Clínico, e com excepção da falta de oportunidade, todas as outras dificuldades são referidas pelos estudantes, que, lhe acrescentam as relacionadas com o serviço e a linguagem científica utilizada. Ao longo do Ensino Clínico as dificuldades vão-se desvanecendo, graças, em parte à postura e às estratégias supervisivas utilizadas pelos tutores. Os estudantes confirmam as suas expectativas face à relação de amizade e empatia que pretendiam estabelecer com o tutor, contudo, houve um tutor que adoptou uma postura de altivez e distância face a eles. Os estudantes consideram que na componente teórica que antecedeu o Ensino Clínico poderiam ter ampliado conhecimentos na área da Farmacologia e não aprofundar tanto os aspectos contextualizantes de algumas teorias. Contudo, os estudantes admitem que este Ensino Clínico os irá marcar, não só a nível da sua formação académica, mas também da profissional, pois é a partir daqui que a sua identidade profissional será construída. ABSTRACT: The first Clinical learning placement can be understood as the beginig of learning with the “real Nursing”. The theoretical base developed in the school is insufficient, specially, when unforeseen situations take place. The tutor, in this specific case, the Nurse of caring practise, is the key element of theory-pratice harmonization. In this study we intend to know the student expectation relatively to the Clinical Teaching and mentorship, their difficulties and the supervision strategies used by the tutor to exceed the adversities. We interview six students of the Initial Nurse Formation Course of the Health college of the University of Aveiro, who carried out the Clinical Teaching in the Centro Hospitalar do Alto Minho, at two different moments: before the Clinical Teaching and after. To gathering the requiring data, we prepared two semi-structured interviews. The first to apply before the realization of the Clinical Teaching and the other, after. Then, we identify each interview with two letters, categorize the information in dimensions and we did the analysis of content with the help of the program NU*DIST, in his version 6.0. Of the obtained results we observed that the first Clinical Teaching, as well as the mentorship, corresponded to the expectations of the students. They managed to develop the Nursing interventions learnt in school during the Clinical Teaching, as well as others taught by the tutor.The predicted difficulties are attached to aspects connected with the relation between the students and the tutor; to the Nursing Interventions, namely the fear and the nervousness caused by the responsability of care providing to real persons for the first time; to the report of traineeship; to act in emergency situations; the lack of opportunity to demonstrate the knowledges and to the posture of a tutor, in individual the questioning and the evaluation. After the Clinical Teaching, and with the exception of the lack of opportunity, all the other difficulties are told by the students, as well as the ones related to the service and the technical language. Along the Clinical Teaching the difficulties intend to vanish, due to, in part, to the posture and to the mentorship strategies used by tutors.The students confirm their expectations face to the relation of friendship and empathy what they were intending to establish with the tutor, nevertheless, there was a tutor who adopted a posture of arrogance and distance face to them. The students think that along the theorical component that preceded the Clinical Teaching, they should have enlarged knowledges, especially, in Pharmacology, and not deepen so much contextualizing aspects of some theories. Despite everything, students admit that their Clinical Teaching will be a reference to them, not only in terms of academic formation, but also the professional, because this is the first step to start building the professional identity.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:39:08Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1364porFerreira, Sara Isabel de Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:08Zoai:ria.ua.pt:10773/1364Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:03.429339Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Primeiro ensino clínico na perspectiva do estudante : das experiências à prática
title Primeiro ensino clínico na perspectiva do estudante : das experiências à prática
spellingShingle Primeiro ensino clínico na perspectiva do estudante : das experiências à prática
Ferreira, Sara Isabel de Jesus
Ensino da enfermagem
Supervisão clínica
Técnicas pedagógicas
title_short Primeiro ensino clínico na perspectiva do estudante : das experiências à prática
title_full Primeiro ensino clínico na perspectiva do estudante : das experiências à prática
title_fullStr Primeiro ensino clínico na perspectiva do estudante : das experiências à prática
title_full_unstemmed Primeiro ensino clínico na perspectiva do estudante : das experiências à prática
title_sort Primeiro ensino clínico na perspectiva do estudante : das experiências à prática
author Ferreira, Sara Isabel de Jesus
author_facet Ferreira, Sara Isabel de Jesus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Sara Isabel de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da enfermagem
Supervisão clínica
Técnicas pedagógicas
topic Ensino da enfermagem
Supervisão clínica
Técnicas pedagógicas
description O primeiro Ensino Clínico representa a oportunidade real que os estudantes têm de prestar cuidados de Enfermagem em contexto hospitalar. A teoria aprendida na Escola fornece aos estudantes a base de sustentação da prática, mas torna-se insuficiente, especialmente, quando ocorrem situações imprevistas. O tutor, neste caso específico, o Enfermeiro da prática de cuidados, é o elemento-chave do acompanhamento. Neste estudo pretendemos conhecer a expectativa do estudante relativamente ao Ensino Clínico e ao tutor, a sua vivência, as dificuldades sentidas e as estratégias supervisivas utilizadas pelo tutor para ultrapassar as adversidades. Entrevistamos seis estudantes do Curso de Formação Inicial em Enfermagem da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, que realizaram o Ensino Clínico no Centro Hospitalar do Alto Minho, em dois momentos distintos: antes do Ensino Clínico e após o mesmo. Para a recolha de dados elaborámos duas entrevistas semi-estruturadas, uma para aplicar antes da realização do Ensino Clínico e outra após o mesmo. Recolhidos os dados, identificamos as entrevistas, categorizamos a informação e fizemos a análise de conteúdo com a ajuda do programa NU*DIST na sua versão 6.0. Dos resultados obtidos constatamos que o primeiro Ensino Clínico, bem como o tutor corresponderam às expectativas dos estudantes. Estes conseguiram desenvolver durante o Ensino Clínico, as Intervenções de Enfermagem aprendidas na Escola, assim como outras que lhe foram ensinadas pelo tutor. As dificuldades previstas prendem-se com aspectos ligados à relação entre os estudantes e o tutor; às Intervenções de Enfermagem, nomeadamente o receio e o nervosismo de prestar cuidados à pessoa pela primeira vez; ao relatório de estágio; agir em situações de emergência; a falta de oportunidade para demonstrar os conhecimentos e à postura do tutor, em particular o questionamento e a avaliação. Após o Ensino Clínico, e com excepção da falta de oportunidade, todas as outras dificuldades são referidas pelos estudantes, que, lhe acrescentam as relacionadas com o serviço e a linguagem científica utilizada. Ao longo do Ensino Clínico as dificuldades vão-se desvanecendo, graças, em parte à postura e às estratégias supervisivas utilizadas pelos tutores. Os estudantes confirmam as suas expectativas face à relação de amizade e empatia que pretendiam estabelecer com o tutor, contudo, houve um tutor que adoptou uma postura de altivez e distância face a eles. Os estudantes consideram que na componente teórica que antecedeu o Ensino Clínico poderiam ter ampliado conhecimentos na área da Farmacologia e não aprofundar tanto os aspectos contextualizantes de algumas teorias. Contudo, os estudantes admitem que este Ensino Clínico os irá marcar, não só a nível da sua formação académica, mas também da profissional, pois é a partir daqui que a sua identidade profissional será construída. ABSTRACT: The first Clinical learning placement can be understood as the beginig of learning with the “real Nursing”. The theoretical base developed in the school is insufficient, specially, when unforeseen situations take place. The tutor, in this specific case, the Nurse of caring practise, is the key element of theory-pratice harmonization. In this study we intend to know the student expectation relatively to the Clinical Teaching and mentorship, their difficulties and the supervision strategies used by the tutor to exceed the adversities. We interview six students of the Initial Nurse Formation Course of the Health college of the University of Aveiro, who carried out the Clinical Teaching in the Centro Hospitalar do Alto Minho, at two different moments: before the Clinical Teaching and after. To gathering the requiring data, we prepared two semi-structured interviews. The first to apply before the realization of the Clinical Teaching and the other, after. Then, we identify each interview with two letters, categorize the information in dimensions and we did the analysis of content with the help of the program NU*DIST, in his version 6.0. Of the obtained results we observed that the first Clinical Teaching, as well as the mentorship, corresponded to the expectations of the students. They managed to develop the Nursing interventions learnt in school during the Clinical Teaching, as well as others taught by the tutor.The predicted difficulties are attached to aspects connected with the relation between the students and the tutor; to the Nursing Interventions, namely the fear and the nervousness caused by the responsability of care providing to real persons for the first time; to the report of traineeship; to act in emergency situations; the lack of opportunity to demonstrate the knowledges and to the posture of a tutor, in individual the questioning and the evaluation. After the Clinical Teaching, and with the exception of the lack of opportunity, all the other difficulties are told by the students, as well as the ones related to the service and the technical language. Along the Clinical Teaching the difficulties intend to vanish, due to, in part, to the posture and to the mentorship strategies used by tutors.The students confirm their expectations face to the relation of friendship and empathy what they were intending to establish with the tutor, nevertheless, there was a tutor who adopted a posture of arrogance and distance face to them. The students think that along the theorical component that preceded the Clinical Teaching, they should have enlarged knowledges, especially, in Pharmacology, and not deepen so much contextualizing aspects of some theories. Despite everything, students admit that their Clinical Teaching will be a reference to them, not only in terms of academic formation, but also the professional, because this is the first step to start building the professional identity.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2011-04-19T13:39:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1364
url http://hdl.handle.net/10773/1364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137450080075776