O papel do debate na motivação para a aprendizagem : o caso de uma turma do 12º ano na disciplina de sociologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Andreia Raquel Machado
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/46974
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
id RCAP_2b7179b0aeef53743c1ced083af7abb4
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/46974
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do debate na motivação para a aprendizagem : o caso de uma turma do 12º ano na disciplina de sociologiaMotivaçãoParticipaçãoInteraçãoAprendizagemRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020Diversos autores defendem que o debate deve ser visto como uma ferramenta para se trabalhar as aptidões argumentativas dos alunos ao defenderem oralmente um ponto de vista. Nesse sentido, o presente trabalho constitui-se como um estudo de caso realizado numa turma de 12.º ano do Curso Científico Humanístico Ciências Socioeconómicas, no âmbito da disciplina de Sociologia, que visa compreender de que modo a utilização do debate, enquanto metodologia de ensino-aprendizagem, potencia a aprendizagem e a participação dos alunos na sala de aula. Partiu-se do princípio que a implementação desta metodologia proporciona aos alunos, a estimulação de um pensamento crítico e a organização e estruturação de ideias e pensamentos. Assim, a abordagem predominantemente qualitativa da prática de ensino supervisionada desenvolvida utilizou, de um modo geral, a observação participante, assumindo-se o diário de campo, enquanto elemento de análise de dados e reflexão, um instrumento privilegiado na recolha de informação. Os resultados de prática de ensino supervisionada sugerem, por um lado, que a utilização do debate assume um papel motivador para a aprendizagem e, por outro lado, que a utilização desta metodologia ativa potencia a participação e aprendizagem dos alunos, estimula o pensamento crítico e permite uma dinâmica estimulante.Several authors argue that the debate should be seen as a tool to work as students' argumentative skills to defend a point of view orally. In this sense, this report is constituted as a case study carried out in a class of 12th year of the Scientific Humanistic Course Socioeconomic Sciences, within the scope of the Sociology discipline, which aims to understand how the use of the debate, as a methodology of teaching-learning, enhances learning and student participation in the classroom. The implementation of this methodology provides to the students, in this specific case, the stimulation of critical thinking and the organization and structuring of ideas and thoughts. Thus, the predominantly qualitative approach of the supervised teaching practice developed used, in general, participant observation, assuming the field diary, as an element of analysis and reflection, a privileged instrument in the collection of information. The results of this supervised teaching practice report suggest, on the one hand, that the use of debate assumes a motivating role for learning and, on the other hand, that the use of this active methodology enhances student participation and learning, stimulates critical thinking and allows a stimulating dynamic.Cabrito, Belmiro Gil, 1949-Repositório da Universidade de LisboaCarvalho, Andreia Raquel Machado2021-03-22T20:43:59Z20202020-06-162020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/46974TID:202679233porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:34Zoai:repositorio.ul.pt:10451/46974Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:04.918558Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do debate na motivação para a aprendizagem : o caso de uma turma do 12º ano na disciplina de sociologia
title O papel do debate na motivação para a aprendizagem : o caso de uma turma do 12º ano na disciplina de sociologia
spellingShingle O papel do debate na motivação para a aprendizagem : o caso de uma turma do 12º ano na disciplina de sociologia
Carvalho, Andreia Raquel Machado
Motivação
Participação
Interação
Aprendizagem
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O papel do debate na motivação para a aprendizagem : o caso de uma turma do 12º ano na disciplina de sociologia
title_full O papel do debate na motivação para a aprendizagem : o caso de uma turma do 12º ano na disciplina de sociologia
title_fullStr O papel do debate na motivação para a aprendizagem : o caso de uma turma do 12º ano na disciplina de sociologia
title_full_unstemmed O papel do debate na motivação para a aprendizagem : o caso de uma turma do 12º ano na disciplina de sociologia
title_sort O papel do debate na motivação para a aprendizagem : o caso de uma turma do 12º ano na disciplina de sociologia
author Carvalho, Andreia Raquel Machado
author_facet Carvalho, Andreia Raquel Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabrito, Belmiro Gil, 1949-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Andreia Raquel Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Participação
Interação
Aprendizagem
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Motivação
Participação
Interação
Aprendizagem
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-06-16
2020-01-01T00:00:00Z
2021-03-22T20:43:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/46974
TID:202679233
url http://hdl.handle.net/10451/46974
identifier_str_mv TID:202679233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134536470102016