Metodologias para criar um clima de aprendizagem favorável numa turma de 10º ano da disciplina de economia : foco na relação professor-aluno e disciplina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Sílvia Mariana Fernandes, 1981-
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/20653
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e da Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2015
id RCAP_2f0c278322e8288f82676fd0f1c05e81
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/20653
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Metodologias para criar um clima de aprendizagem favorável numa turma de 10º ano da disciplina de economia : foco na relação professor-aluno e disciplinaRelação pedagógicaEmpatiaDisciplinaMotivaçãoEconomiaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2015Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e da Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2015O presente relatório da prática de ensino supervisionada é um trabalho de cariz investigativo, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Economia e Contabilidade e corresponde à reflexão e conclusões resultantes da prática pedagógica numa turma de 10.º ano do ensino profissional, com o objetivo de definir algumas metodologias a implementar por forma a criar um clima na sala de aula que seja favorável à aprendizagem. A prática de ensino supervisionada foi realizada na Escola Secundária António Sérgio, em Vila Nova de Gaia, tendo por base a disciplina de Economia de uma turma do 10.º ano do ensino profissional do curso de Técnico de Comércio e o módulo lecionado 4 – Moeda e Financiamento da Atividade Económica. Numa fase inicial procederam-se a entrevistas junto de duas professoras da turma e de quatro alunos e à aplicação de um inquérito por questionário a todos os alunos da turma de referência, de modo a aferir qual a perspetiva dos alunos relativamente às aulas de Economia, relacionamento interpessoal e comportamento. Mais tarde complementadas com a observação participante, no que concerne a técnicas de recolha de dados. Nesse sentido, na planificação e lecionação das aulas de Economia apliquei métodos e técnicas que propiciam um clima favorável à aprendizagem, privilegiando aulas com atividades de cariz mais prático, indicadoras de potenciar a motivação e ajudar a manter a disciplina. A atitude positiva, empática e afetiva por parte do professor também se revelaram ser importantes neste estudo.The present report of supervised teaching practice is an investigative paper, written in the ambit of the Masters Degree in the Teaching of Economics and Accounting and corresponds to a reflection and conclusions resulting from the pedagogic practice with a 10th year class of a professional course, with the objective of defining a few methods to be implemented in order to create a favourable learning environment. The supervised teaching practice was carried out at the António Sérgio High School, in Vila Nova de Gaia, being based on the Economics class from the 10th year of the Technical Course of Commerce, the 4th module - Currency and Financing of Economic Activity. In the initial fase, interviews were carried out with two of the class teachers and four of the students, and a survey by questionnaire which was given to all the students in the reference class, in order to ascertain what the students’ perspective towards the Economics lessons, interpersonal relationships and behaviour were. Later the information was complemented with participant observation, concerning data collecting techniques. In this sense, during the planning and teaching of the Economics lessons, I applied methods and techniques that encourage a favourable learning environment, favouring lessons with practical activities, indicative of enhancing motivation and helping to maintain discipline. A positive, empathetic and affective atitude on the teachers part also revealed itself to be important in this study.Cabrito, Belmiro Gil, 1949-Repositório da Universidade de LisboaSoares, Sílvia Mariana Fernandes, 1981-2015-11-27T15:53:30Z20152015-09-142015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/20653TID:201219719porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:06:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/20653Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:38:36.545081Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias para criar um clima de aprendizagem favorável numa turma de 10º ano da disciplina de economia : foco na relação professor-aluno e disciplina
title Metodologias para criar um clima de aprendizagem favorável numa turma de 10º ano da disciplina de economia : foco na relação professor-aluno e disciplina
spellingShingle Metodologias para criar um clima de aprendizagem favorável numa turma de 10º ano da disciplina de economia : foco na relação professor-aluno e disciplina
Soares, Sílvia Mariana Fernandes, 1981-
Relação pedagógica
Empatia
Disciplina
Motivação
Economia
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
title_short Metodologias para criar um clima de aprendizagem favorável numa turma de 10º ano da disciplina de economia : foco na relação professor-aluno e disciplina
title_full Metodologias para criar um clima de aprendizagem favorável numa turma de 10º ano da disciplina de economia : foco na relação professor-aluno e disciplina
title_fullStr Metodologias para criar um clima de aprendizagem favorável numa turma de 10º ano da disciplina de economia : foco na relação professor-aluno e disciplina
title_full_unstemmed Metodologias para criar um clima de aprendizagem favorável numa turma de 10º ano da disciplina de economia : foco na relação professor-aluno e disciplina
title_sort Metodologias para criar um clima de aprendizagem favorável numa turma de 10º ano da disciplina de economia : foco na relação professor-aluno e disciplina
author Soares, Sílvia Mariana Fernandes, 1981-
author_facet Soares, Sílvia Mariana Fernandes, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabrito, Belmiro Gil, 1949-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Sílvia Mariana Fernandes, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Relação pedagógica
Empatia
Disciplina
Motivação
Economia
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
topic Relação pedagógica
Empatia
Disciplina
Motivação
Economia
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e da Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-27T15:53:30Z
2015
2015-09-14
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/20653
TID:201219719
url http://hdl.handle.net/10451/20653
identifier_str_mv TID:201219719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134285713637376