A importância da parentalidade na fase inicial ao estudo individual do fagote
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10159 |
Resumo: | O presente trabalho consiste num relatório de estágio desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE), e da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto. Pretende ser um relatório reflexivo acerca da minha prática pedagógica realizada na Academia de Música de Vilar do Paraíso, sob orientação dos professores Pedro Miguel Silva (orientador), Sofia Lourenço (coorientadora) e José Pedro Figueiredo (cooperante). Neste contexto procurei, a partir de aulas individuais lecionadas a dois alunos do ensino básico, aferir preliminarmente a eficácia do envolvimento parental no desenvolvimento de competências como as estratégias de estudo e a motivação. A intervenção pedagógica teve como objetivos: (1) Otimizar a autonomia, motivação e estratégias de estudo para o aluno, através da interação pai-professor e pai-aluno; (2) Criar ferramentas (procedimentos e estratégias de implementação do envolvimento parental), adaptando ao ensino especializado de música os modelos existentes; (3) Perceber se há vantagens e desvantagens no apoio familiar no estudo. Desta intervenção surgiram algumas estratégias que promoveram a integração dos pais, dos alunos, da escola e dos professores, num processo colaborativo, motivador, e integrador, dos intervenientes no processo de aprendizagem. |
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A importância da parentalidade na fase inicial ao estudo individual do fagoteEnsino especializado de músicaFagoteParentalidadeBassoonInstrument teachingParentingO presente trabalho consiste num relatório de estágio desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE), e da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto. Pretende ser um relatório reflexivo acerca da minha prática pedagógica realizada na Academia de Música de Vilar do Paraíso, sob orientação dos professores Pedro Miguel Silva (orientador), Sofia Lourenço (coorientadora) e José Pedro Figueiredo (cooperante). Neste contexto procurei, a partir de aulas individuais lecionadas a dois alunos do ensino básico, aferir preliminarmente a eficácia do envolvimento parental no desenvolvimento de competências como as estratégias de estudo e a motivação. A intervenção pedagógica teve como objetivos: (1) Otimizar a autonomia, motivação e estratégias de estudo para o aluno, através da interação pai-professor e pai-aluno; (2) Criar ferramentas (procedimentos e estratégias de implementação do envolvimento parental), adaptando ao ensino especializado de música os modelos existentes; (3) Perceber se há vantagens e desvantagens no apoio familiar no estudo. Desta intervenção surgiram algumas estratégias que promoveram a integração dos pais, dos alunos, da escola e dos professores, num processo colaborativo, motivador, e integrador, dos intervenientes no processo de aprendizagem.This work consists of an intership report developed under the Master in Music of the Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo, and Escola Superior de Educação, both from Instituto Politécnico do Porto. It is meant to be a thoughful report about my teaching practice held at the Vilar do Paraíso Music Academy, under the guidance of teachers Pedro Miguel Silva (advisor), Sofia Lourenço (co-advisor) and José Pedro Figueiredo (cooperative). The practicum was carried out on individual lessons given to two students, in order to preliminarily ascertain the efficiency of the parental involvement in the development of functional abilities such as strategies of study and motivation. Namely, the intervention was aimed at: (1) optimize the autonomy, motivation and study strategies of the student through the interaction of parent-teacher and parent-student; (2) create tools (procedures and strategies of implementation of parental involvement), adapting these to the specialized teachings of music within the present models; (3) determine the advantages and disadvantages of the parental support in home study. From the implementation of the pedagogical intervention resulted a set of strategies, that aimed at the integration of parents, students, school, and teachers, in a cooperative process, motivating and integrating all the participants in the process of learning.Silva, Pedro Miguel de Abreu Faria daFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daFigueiredo, José PedroRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBastos, Ana Isabel Vieira Alves Queirós2017-07-31T17:59:00Z2017-07-192017-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10159TID:201721295porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:02Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:24.955510Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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