A importância da parentalidade na fase inicial ao estudo individual do fagote

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Ana Isabel Vieira Alves Queirós
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10159
Resumo: O presente trabalho consiste num relatório de estágio desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE), e da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto. Pretende ser um relatório reflexivo acerca da minha prática pedagógica realizada na Academia de Música de Vilar do Paraíso, sob orientação dos professores Pedro Miguel Silva (orientador), Sofia Lourenço (coorientadora) e José Pedro Figueiredo (cooperante). Neste contexto procurei, a partir de aulas individuais lecionadas a dois alunos do ensino básico, aferir preliminarmente a eficácia do envolvimento parental no desenvolvimento de competências como as estratégias de estudo e a motivação. A intervenção pedagógica teve como objetivos: (1) Otimizar a autonomia, motivação e estratégias de estudo para o aluno, através da interação pai-professor e pai-aluno; (2) Criar ferramentas (procedimentos e estratégias de implementação do envolvimento parental), adaptando ao ensino especializado de música os modelos existentes; (3) Perceber se há vantagens e desvantagens no apoio familiar no estudo. Desta intervenção surgiram algumas estratégias que promoveram a integração dos pais, dos alunos, da escola e dos professores, num processo colaborativo, motivador, e integrador, dos intervenientes no processo de aprendizagem.
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