Comunicação nas Instituições de Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Maria Gabriela Pinto da Silva Ranito
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5690
Resumo: A gestão da comunicação nas instituições de ensino superior sofreu fortes alterações com a entrada no mundo digital. Com esta dissertação, pretende-se indagar até que ponto a visão de relações públicas dialógicas permeia o desenvolvimento e construção de relações online, mais especificamente, entre as universidades e os seus diferentes públicos, via website institucional. Recorrendo ao estudo de caso do Website da Universidade da Beira Interior, discute-se a forma como esta plataforma é utilizada para comunicar com os atuais e potenciais alunos, indo ao encontro das suas expectativas e, assim, contribui para a projeção de uma imagem positiva da instituição no espaço público. A dissertação divide-se em duas grandes partes. Na primeira parte, debate-se a questão da sociedade em rede e a forma como as organizações integram a comunicação digital nas suas estratégias comunicacionais. O papel da visão e gestão de RP é considerado essencial ao sucesso dessas mesmas estratégias, almejando a construção de bons relacionamentos entre as organizações e os diferentes públicos. Na segunda parte, empírica, através de análise de conteúdo ao website da UBI, focus group com alunos e ex-alunos da UBI e ainda, entrevistas semiestruturadas com responsáveis pela comunicação da UBI, conclui-se sobre a necessidade desta continuar a aprimorar as potencialidades dialógicas do seu website.
id RCAP_2b75178d354e2f522278d531ff89031c
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5690
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação nas Instituições de Ensino SuperiorA construção dialógica no Website da UBIComunicação DialógicaComunicação OrganizacionalPrincípios DialógicosRelações PúblicasUniversidade da Beira InteriorDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesA gestão da comunicação nas instituições de ensino superior sofreu fortes alterações com a entrada no mundo digital. Com esta dissertação, pretende-se indagar até que ponto a visão de relações públicas dialógicas permeia o desenvolvimento e construção de relações online, mais especificamente, entre as universidades e os seus diferentes públicos, via website institucional. Recorrendo ao estudo de caso do Website da Universidade da Beira Interior, discute-se a forma como esta plataforma é utilizada para comunicar com os atuais e potenciais alunos, indo ao encontro das suas expectativas e, assim, contribui para a projeção de uma imagem positiva da instituição no espaço público. A dissertação divide-se em duas grandes partes. Na primeira parte, debate-se a questão da sociedade em rede e a forma como as organizações integram a comunicação digital nas suas estratégias comunicacionais. O papel da visão e gestão de RP é considerado essencial ao sucesso dessas mesmas estratégias, almejando a construção de bons relacionamentos entre as organizações e os diferentes públicos. Na segunda parte, empírica, através de análise de conteúdo ao website da UBI, focus group com alunos e ex-alunos da UBI e ainda, entrevistas semiestruturadas com responsáveis pela comunicação da UBI, conclui-se sobre a necessidade desta continuar a aprimorar as potencialidades dialógicas do seu website.Higher Education Institutions’s communication has suffered several changes in its management due to the entrance in the digital world. In this dissertation, we pretend to know if viewing public relations as something dialogical permeates the development and construction of online relationships, more precisely, among universities and their several audiences, through the institucional website. Making a University of Beira Interior’s (UBI) website content analisys, we discuss the way this platform is beeing used to communicate with the current and potencial students, trying to match their expectations, contributing to the projection of a institution’s positive image in the public domain. The dissertation is divided in two main parts. In the first one, we discuss the network society and the way organizations integrate digital communication in its communication strategies. The role of public relation’s vision and management is essential when it comes to its own strategies, trying to achive the construction of good relationships among organizations and all the ones who interact with them. In the second part, the empirical one, throught the University of Beira Interior’s website content analisys, focus group with UBI’s current and former students and also with semi-structured interviews made to some of the communication process responsibles, we were able to conclude about UBI’s need to continue to improve the dialogical skills of its website.Gonçalves, Gisela Marques PereirauBibliorumGonçalves, Maria Gabriela Pinto da Silva Ranito2018-08-23T14:24:44Z2015-10-52015-11-052015-11-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5690TID:201640449porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:43:49Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5690Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:34.076320Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação nas Instituições de Ensino Superior
A construção dialógica no Website da UBI
title Comunicação nas Instituições de Ensino Superior
spellingShingle Comunicação nas Instituições de Ensino Superior
Gonçalves, Maria Gabriela Pinto da Silva Ranito
Comunicação Dialógica
Comunicação Organizacional
Princípios Dialógicos
Relações Públicas
Universidade da Beira Interior
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short Comunicação nas Instituições de Ensino Superior
title_full Comunicação nas Instituições de Ensino Superior
title_fullStr Comunicação nas Instituições de Ensino Superior
title_full_unstemmed Comunicação nas Instituições de Ensino Superior
title_sort Comunicação nas Instituições de Ensino Superior
author Gonçalves, Maria Gabriela Pinto da Silva Ranito
author_facet Gonçalves, Maria Gabriela Pinto da Silva Ranito
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Gisela Marques Pereira
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Maria Gabriela Pinto da Silva Ranito
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Dialógica
Comunicação Organizacional
Princípios Dialógicos
Relações Públicas
Universidade da Beira Interior
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Comunicação Dialógica
Comunicação Organizacional
Princípios Dialógicos
Relações Públicas
Universidade da Beira Interior
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description A gestão da comunicação nas instituições de ensino superior sofreu fortes alterações com a entrada no mundo digital. Com esta dissertação, pretende-se indagar até que ponto a visão de relações públicas dialógicas permeia o desenvolvimento e construção de relações online, mais especificamente, entre as universidades e os seus diferentes públicos, via website institucional. Recorrendo ao estudo de caso do Website da Universidade da Beira Interior, discute-se a forma como esta plataforma é utilizada para comunicar com os atuais e potenciais alunos, indo ao encontro das suas expectativas e, assim, contribui para a projeção de uma imagem positiva da instituição no espaço público. A dissertação divide-se em duas grandes partes. Na primeira parte, debate-se a questão da sociedade em rede e a forma como as organizações integram a comunicação digital nas suas estratégias comunicacionais. O papel da visão e gestão de RP é considerado essencial ao sucesso dessas mesmas estratégias, almejando a construção de bons relacionamentos entre as organizações e os diferentes públicos. Na segunda parte, empírica, através de análise de conteúdo ao website da UBI, focus group com alunos e ex-alunos da UBI e ainda, entrevistas semiestruturadas com responsáveis pela comunicação da UBI, conclui-se sobre a necessidade desta continuar a aprimorar as potencialidades dialógicas do seu website.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-5
2015-11-05
2015-11-05T00:00:00Z
2018-08-23T14:24:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/5690
TID:201640449
url http://hdl.handle.net/10400.6/5690
identifier_str_mv TID:201640449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136361927671808