Efeitos de uma intervenção baseada em mindfulness para professores do 1º ciclo : um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Ana Sofia Viegas de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/33126
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2017
id RCAP_2b7efc5758b03317674ad29a1c5d2025
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/33126
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeitos de uma intervenção baseada em mindfulness para professores do 1º ciclo : um estudo exploratórioMindfulnessBem-estarBurnout - professoresTeses de mestrado - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2017A investigação sobre a saúde ocupacional dos professores evidencia um período crítico e necessidades de intervenção nesta classe profissional (Marques-Pinto & Alvarez, 2016). A prática de mindfulness tem, nesse sentido, sido referenciada como uma forma de intervenção promissora, contribuindo, entre outros fatores, para o aumento do bem-estar e diminuição da síndrome de burnout nos docentes (Jennings et al., 2017). Porém, existe uma necessidade proeminente de desenvolvimento de investigações metodologicamente cuidadas e culturalmente adaptadas, que permitam a validação dos resultados (Creswell, 2017). Este estudo tem como objetivo principal a avaliação dos efeitos de um programa de promoção de competências socioemocionais através de práticas de mindfulness, mediante a aplicação de instrumentos de autorrelato em pré e pós-teste a professores de 1º ciclo alvo dessa intervenção. Os resultados revelaram-se promissores e permitiram suportar parcialmente as duas hipóteses de investigação iniciais, destacando-se o efeito direto, positivo e significativo da intervenção no desenvolvimento de competências de mindfulness, auto-compaixão e bem-estar, bem como o efeito indireto, negativo e significativo da intervenção nas dimensões de burnout. No final, a par com a reflexão sobre as limitações do estudo, são discutidos os principais contributos do estudo e deixadas sugestões de investigação futura.Investigation on teacher’s occupational health alerts for critical times and the need for intervention in this specific group (Marques-Pinto & Alvarez, 2016). The use of mindfulness practices has accordingly been referenced as a promising form of intervention contributing, among other factors, for the increase of well-being and decrease of the burnout syndrome amongst teachers (Jennings et al., 2017). However, there is an evident need for development of thorough, methodological and culturally adapted investigations that allow the validation of results (Creswell, 2017). The main goal of this study is to evaluate the effects of a program for socio-emotional skills development through mindful-based practices. For this, self-report instruments were used, in pre-posttest, within a sample of Elementary School teachers who participated in the intervention. The results revealed promising and allowed to partially support the two initial investigation hypotheses, highlighting the direct, positive, and significant effect of intervention in the development of mindfulness competences, self-compassion and well-being, as well as the indirect, negative, and significant effect of intervention in burnout dimensions. Additionally, detailed account is provided on the limitations of this study, alongside with its main contributions, and finally, suggestions for future investigations.Pinto, Alexandra Marques, 1963-Carvalho, Joana Leite da Cunha Sampaio de, 1973-Repositório da Universidade de LisboaFrancisco, Ana Sofia Viegas de Oliveira2018-05-04T15:25:00Z20172017-07-032017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33126TID:201908247porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:28:00Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33126Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:17.661332Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos de uma intervenção baseada em mindfulness para professores do 1º ciclo : um estudo exploratório
title Efeitos de uma intervenção baseada em mindfulness para professores do 1º ciclo : um estudo exploratório
spellingShingle Efeitos de uma intervenção baseada em mindfulness para professores do 1º ciclo : um estudo exploratório
Francisco, Ana Sofia Viegas de Oliveira
Mindfulness
Bem-estar
Burnout - professores
Teses de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Efeitos de uma intervenção baseada em mindfulness para professores do 1º ciclo : um estudo exploratório
title_full Efeitos de uma intervenção baseada em mindfulness para professores do 1º ciclo : um estudo exploratório
title_fullStr Efeitos de uma intervenção baseada em mindfulness para professores do 1º ciclo : um estudo exploratório
title_full_unstemmed Efeitos de uma intervenção baseada em mindfulness para professores do 1º ciclo : um estudo exploratório
title_sort Efeitos de uma intervenção baseada em mindfulness para professores do 1º ciclo : um estudo exploratório
author Francisco, Ana Sofia Viegas de Oliveira
author_facet Francisco, Ana Sofia Viegas de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Alexandra Marques, 1963-
Carvalho, Joana Leite da Cunha Sampaio de, 1973-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Ana Sofia Viegas de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Mindfulness
Bem-estar
Burnout - professores
Teses de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Mindfulness
Bem-estar
Burnout - professores
Teses de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2017
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-07-03
2017-01-01T00:00:00Z
2018-05-04T15:25:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/33126
TID:201908247
url http://hdl.handle.net/10451/33126
identifier_str_mv TID:201908247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134412332335104