As redes sociais e a comunicação social: as redes moldam os media?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Bruno Micael Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8525
Resumo: O objeto de estudo desta investigação são as redes sociais como fontes de informação. O objetivo foi perceber se, de facto, as redes sociais são usadas como fontes de informação para a escrita de artigos noticiosos e de que forma é que estas estão a moldar a forma como a recolha de informação é realizada. Esta investigação analisou o um total de 628 partilhas realizadas nas páginas dos OCS (Órgãos de Comunicação Social) portugueses Correio da Manhã, Jornal de Notícias, Expresso, Público, Sábado, Blitz e Lux e dos OCS estrangeiros BFM TV e Canal 24 Horas na rede social Facebook entre dos dias 25 e 30 de setembro de 2017. As partilhas foram classificadas de forma temática e se a fonte era ou não uma rede social, para além de outros aspetos como o número de partilhas, reações e comentários. Percebeu-se que o número de partilhas cujos artigos têm como fonte uma rede social tem um valor residual no manancial de informação que os OCS analisados oferecem, mas não deixa de ser preocupante que os jornalistas recorram apenas e só às redes sociais para escrita de alguns temas.
id RCAP_2b875e1449e1708e6bfe0668deff337a
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/8525
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As redes sociais e a comunicação social: as redes moldam os media?redes sociaisjornalismoO objeto de estudo desta investigação são as redes sociais como fontes de informação. O objetivo foi perceber se, de facto, as redes sociais são usadas como fontes de informação para a escrita de artigos noticiosos e de que forma é que estas estão a moldar a forma como a recolha de informação é realizada. Esta investigação analisou o um total de 628 partilhas realizadas nas páginas dos OCS (Órgãos de Comunicação Social) portugueses Correio da Manhã, Jornal de Notícias, Expresso, Público, Sábado, Blitz e Lux e dos OCS estrangeiros BFM TV e Canal 24 Horas na rede social Facebook entre dos dias 25 e 30 de setembro de 2017. As partilhas foram classificadas de forma temática e se a fonte era ou não uma rede social, para além de outros aspetos como o número de partilhas, reações e comentários. Percebeu-se que o número de partilhas cujos artigos têm como fonte uma rede social tem um valor residual no manancial de informação que os OCS analisados oferecem, mas não deixa de ser preocupante que os jornalistas recorram apenas e só às redes sociais para escrita de alguns temas.The study object of this investigation are the social networks as sources. The main objective was to perceive if social networks are used, in fact, as sources of information to write news articles and in what way these networks are changing the way how the information collection is carried out. This research analysed a total of 628 shares made in the pages of Portuguese media like Correio da Manhã, Jornal de Notícias, Expresso, Público, Sábado, Blitz and Lux and foreign media like BFM TV and Canal 24 Horas, in Facebook between September 25th and September 30th 2007. All links were classified by theme and if the source was a social network, besides other aspects like the number of shares, reactions and comments. The conclusion is that the number of shares whose articles had as source a social network have a residual value in the elevated number of the analysed offer of media. However, it’s worrying that journalists use only social networks to write about some areas.2018-07-16T15:05:28Z2018-02-14T00:00:00Z2018-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8525TID:202324133porFernandes, Bruno Micael Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:37:24Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8525Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:45.222329Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As redes sociais e a comunicação social: as redes moldam os media?
title As redes sociais e a comunicação social: as redes moldam os media?
spellingShingle As redes sociais e a comunicação social: as redes moldam os media?
Fernandes, Bruno Micael Costa
redes sociais
jornalismo
title_short As redes sociais e a comunicação social: as redes moldam os media?
title_full As redes sociais e a comunicação social: as redes moldam os media?
title_fullStr As redes sociais e a comunicação social: as redes moldam os media?
title_full_unstemmed As redes sociais e a comunicação social: as redes moldam os media?
title_sort As redes sociais e a comunicação social: as redes moldam os media?
author Fernandes, Bruno Micael Costa
author_facet Fernandes, Bruno Micael Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Bruno Micael Costa
dc.subject.por.fl_str_mv redes sociais
jornalismo
topic redes sociais
jornalismo
description O objeto de estudo desta investigação são as redes sociais como fontes de informação. O objetivo foi perceber se, de facto, as redes sociais são usadas como fontes de informação para a escrita de artigos noticiosos e de que forma é que estas estão a moldar a forma como a recolha de informação é realizada. Esta investigação analisou o um total de 628 partilhas realizadas nas páginas dos OCS (Órgãos de Comunicação Social) portugueses Correio da Manhã, Jornal de Notícias, Expresso, Público, Sábado, Blitz e Lux e dos OCS estrangeiros BFM TV e Canal 24 Horas na rede social Facebook entre dos dias 25 e 30 de setembro de 2017. As partilhas foram classificadas de forma temática e se a fonte era ou não uma rede social, para além de outros aspetos como o número de partilhas, reações e comentários. Percebeu-se que o número de partilhas cujos artigos têm como fonte uma rede social tem um valor residual no manancial de informação que os OCS analisados oferecem, mas não deixa de ser preocupante que os jornalistas recorram apenas e só às redes sociais para escrita de alguns temas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-16T15:05:28Z
2018-02-14T00:00:00Z
2018-02-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/8525
TID:202324133
url http://hdl.handle.net/10348/8525
identifier_str_mv TID:202324133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137101864763392