Textos sobre arte: das obras de arte aos textos de descrição e apreciação crítica.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/46374 |
Resumo: | O presente relatório do projeto de investigação documenta um estudo realizado durante a Unidade Curricular de Estágio IV, numa turma de 4.º ano de escolaridade, do 1.º ciclo do Ensino Básico. A problemática em estudo centrou-se na articulação entre o Português e as Artes Visuais, tendo como principal objetivo perceber em que aspetos é que esta articulação se pode revelar um recurso importante para o desenvolvimento da capacidade de escrever textos de descrição e apreciação de obras de arte. Do ponto de vista metodológico, este estudo enquadra-se numa abordagem de investigação qualitativa, integrada na metodologia de investigação sobre a prática. Os diversos dados foram recolhidos através de observação participante e análise documental. Os resultados obtidos permitem identificar uma evolução nas aprendizagens dos alunos, tendo em conta o objetivo definido, evidenciando que a articulação entre as duas áreas em questão contribuiu para a aquisição de diversas aprendizagens relacionadas com as Artes Visuais, bem como para o desenvolvimento de competências associadas ao processo de escrita de textos, neste caso em concreto, a escrita de texto de descrição e apreciação de obras de arte. A articulação entre as duas áreas foi também importante para o envolvimento dos alunos em todo o processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, na apropriação dos conteúdos abordados. Deste modo, através das Artes Visuais, área de grande interesse dos alunos, tornou-se possível que estes produzissem textos de descrição e apreciação de uma obra de arte mobilizando conhecimentos específicos desta mesma área. |
id |
RCAP_2b8e4cd30375b361e82ba4f87ed9e38b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/46374 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Textos sobre arte: das obras de arte aos textos de descrição e apreciação crítica.1.º ciclo do Ensino BásicoArticulação entre Português e Artes VisuaisEscrita de textos de descrição e apreciação de obras de arteElementary SchoolArticulation between Portuguese and Visual ArtsWriting texts of description and appreciation of works of artO presente relatório do projeto de investigação documenta um estudo realizado durante a Unidade Curricular de Estágio IV, numa turma de 4.º ano de escolaridade, do 1.º ciclo do Ensino Básico. A problemática em estudo centrou-se na articulação entre o Português e as Artes Visuais, tendo como principal objetivo perceber em que aspetos é que esta articulação se pode revelar um recurso importante para o desenvolvimento da capacidade de escrever textos de descrição e apreciação de obras de arte. Do ponto de vista metodológico, este estudo enquadra-se numa abordagem de investigação qualitativa, integrada na metodologia de investigação sobre a prática. Os diversos dados foram recolhidos através de observação participante e análise documental. Os resultados obtidos permitem identificar uma evolução nas aprendizagens dos alunos, tendo em conta o objetivo definido, evidenciando que a articulação entre as duas áreas em questão contribuiu para a aquisição de diversas aprendizagens relacionadas com as Artes Visuais, bem como para o desenvolvimento de competências associadas ao processo de escrita de textos, neste caso em concreto, a escrita de texto de descrição e apreciação de obras de arte. A articulação entre as duas áreas foi também importante para o envolvimento dos alunos em todo o processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, na apropriação dos conteúdos abordados. Deste modo, através das Artes Visuais, área de grande interesse dos alunos, tornou-se possível que estes produzissem textos de descrição e apreciação de uma obra de arte mobilizando conhecimentos específicos desta mesma área.This research project report documents a study accomplished during the Internship IV curricular unit in a fourth-grade class in an elementary school. The problem under study focused on the articulation between Portuguese and Visual Arts, with the main purpose of understanding in what aspects this articulation may prove to be a meaningful resource for developing the ability to write describing texts and appreciating works of art. From a methodological point of view, this study is framed within a qualitative research approach, integrated into the research methodology on practice. The different data were collected through participant observation and document analysis. The results obtained through this research showed an evolution in student learning, taking into account the defined objective. Therefore, these results demonstrate that the articulation between the two areas in question contributed to the acquisition of diverse knowledge related to the Visual Arts, as well as to the development of skills associated with the process of writing texts, in this specific case in the writing of descriptive text and appreciation of works of art. The articulation between the two areas was also crucial for the student's involvement in the teaching-learning process and, consequently, in the appropriation of the contents covered. Hence, through the Visual Arts, an area of great interest to the students, it became possible for them to produce descriptive texts and appreciate a work of art, mobilizing specific knowledge of this area.Pinto, MarianaMatos, JoanaRepositório ComumAfonso, Marta Sofia da Cruz2023-09-04T15:16:24Z2023-062023-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/46374porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:49Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/46374Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:13:16.143198Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Textos sobre arte: das obras de arte aos textos de descrição e apreciação crítica. |
title |
Textos sobre arte: das obras de arte aos textos de descrição e apreciação crítica. |
spellingShingle |
Textos sobre arte: das obras de arte aos textos de descrição e apreciação crítica. Afonso, Marta Sofia da Cruz 1.º ciclo do Ensino Básico Articulação entre Português e Artes Visuais Escrita de textos de descrição e apreciação de obras de arte Elementary School Articulation between Portuguese and Visual Arts Writing texts of description and appreciation of works of art |
title_short |
Textos sobre arte: das obras de arte aos textos de descrição e apreciação crítica. |
title_full |
Textos sobre arte: das obras de arte aos textos de descrição e apreciação crítica. |
title_fullStr |
Textos sobre arte: das obras de arte aos textos de descrição e apreciação crítica. |
title_full_unstemmed |
Textos sobre arte: das obras de arte aos textos de descrição e apreciação crítica. |
title_sort |
Textos sobre arte: das obras de arte aos textos de descrição e apreciação crítica. |
author |
Afonso, Marta Sofia da Cruz |
author_facet |
Afonso, Marta Sofia da Cruz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinto, Mariana Matos, Joana Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Afonso, Marta Sofia da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
1.º ciclo do Ensino Básico Articulação entre Português e Artes Visuais Escrita de textos de descrição e apreciação de obras de arte Elementary School Articulation between Portuguese and Visual Arts Writing texts of description and appreciation of works of art |
topic |
1.º ciclo do Ensino Básico Articulação entre Português e Artes Visuais Escrita de textos de descrição e apreciação de obras de arte Elementary School Articulation between Portuguese and Visual Arts Writing texts of description and appreciation of works of art |
description |
O presente relatório do projeto de investigação documenta um estudo realizado durante a Unidade Curricular de Estágio IV, numa turma de 4.º ano de escolaridade, do 1.º ciclo do Ensino Básico. A problemática em estudo centrou-se na articulação entre o Português e as Artes Visuais, tendo como principal objetivo perceber em que aspetos é que esta articulação se pode revelar um recurso importante para o desenvolvimento da capacidade de escrever textos de descrição e apreciação de obras de arte. Do ponto de vista metodológico, este estudo enquadra-se numa abordagem de investigação qualitativa, integrada na metodologia de investigação sobre a prática. Os diversos dados foram recolhidos através de observação participante e análise documental. Os resultados obtidos permitem identificar uma evolução nas aprendizagens dos alunos, tendo em conta o objetivo definido, evidenciando que a articulação entre as duas áreas em questão contribuiu para a aquisição de diversas aprendizagens relacionadas com as Artes Visuais, bem como para o desenvolvimento de competências associadas ao processo de escrita de textos, neste caso em concreto, a escrita de texto de descrição e apreciação de obras de arte. A articulação entre as duas áreas foi também importante para o envolvimento dos alunos em todo o processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, na apropriação dos conteúdos abordados. Deste modo, através das Artes Visuais, área de grande interesse dos alunos, tornou-se possível que estes produzissem textos de descrição e apreciação de uma obra de arte mobilizando conhecimentos específicos desta mesma área. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-04T15:16:24Z 2023-06 2023-06-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/46374 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/46374 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135408300228608 |