A utilização do e-Marketing nas práticas de marketing e a performance de exportação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bruno Ricardo Correia da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1936
Resumo: Mestrado em Marketing Research.
id RCAP_2b9dc7336f61f748bafd813a8aa957ec
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1936
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização do e-Marketing nas práticas de marketing e a performance de exportaçãoMarketingTransacionale-MarketingBase de dadosInteraçãoRedeExportaçãoMestrado em Marketing Research.Este estudo analisa a utilização das práticas de marketing das empresas exportadoras portuguesas, mais concretamente a utilização do e-marketing por parte destas empresas e a sua performance de exportação. O estudo utiliza o modelo conceptual desenvolvido por Coviello, Milley, & Marcolin (2001) para analisar cinco práticas de marketing em contexto de exportação, designadamente o marketing transacional, o marketing de base de dados, o emarketing, o marketing de interação e o marketing de rede. Os resultados obtidos permitem concluir que as empresas usam as cinco práticas de marketing. Contudo, as mais utilizadas são o marketing de interação, o marketing de rede, e o marketing de base de dados. O eMarketing possui um índice de utilização abaixo das restantes práticas de marketing. O estudo permitiu também identificar associações entre as práticas de marketing e os indicadores de performance de exportação e com as variáveis de ambiente competitivo.ABSTRACT: This study examines the use of marketing practices of Portuguese export companies, specifically the use of e-marketing by these companies and their export performance. The study uses the conceptual model developed by Coviello, Milley, & Marcolin (2001) to analyse five marketing practices in the context of export, namely the transactional marketing, marketing database, e-marketing, marketing interaction and network marketing. The results indicate that companies use the five marketing practices. However, the most used are interactive marketing, network marketing, and databased marketing. The e-Marketing has a utilization rate below other marketing practices. The study also identified associations between marketing practices and indicators of export performance and with competitive environment variables.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Tecnologia e Gestão de ViseuVicente, Margarida Alexandra LopesAbrantes, José LuísRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSilva, Bruno Ricardo Correia da2013-12-02T18:27:32Z2013-06-172013-06-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1936TID:201145464porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:12Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1936Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:13.219963Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização do e-Marketing nas práticas de marketing e a performance de exportação
title A utilização do e-Marketing nas práticas de marketing e a performance de exportação
spellingShingle A utilização do e-Marketing nas práticas de marketing e a performance de exportação
Silva, Bruno Ricardo Correia da
Marketing
Transacional
e-Marketing
Base de dados
Interação
Rede
Exportação
title_short A utilização do e-Marketing nas práticas de marketing e a performance de exportação
title_full A utilização do e-Marketing nas práticas de marketing e a performance de exportação
title_fullStr A utilização do e-Marketing nas práticas de marketing e a performance de exportação
title_full_unstemmed A utilização do e-Marketing nas práticas de marketing e a performance de exportação
title_sort A utilização do e-Marketing nas práticas de marketing e a performance de exportação
author Silva, Bruno Ricardo Correia da
author_facet Silva, Bruno Ricardo Correia da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vicente, Margarida Alexandra Lopes
Abrantes, José Luís
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bruno Ricardo Correia da
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Transacional
e-Marketing
Base de dados
Interação
Rede
Exportação
topic Marketing
Transacional
e-Marketing
Base de dados
Interação
Rede
Exportação
description Mestrado em Marketing Research.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-02T18:27:32Z
2013-06-17
2013-06-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/1936
TID:201145464
url http://hdl.handle.net/10400.19/1936
identifier_str_mv TID:201145464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130877446324224