A utilização do e-Marketing nas práticas de marketing e a performance de exportação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/1936 |
Resumo: | Mestrado em Marketing Research. |
id |
RCAP_2b9dc7336f61f748bafd813a8aa957ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1936 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização do e-Marketing nas práticas de marketing e a performance de exportaçãoMarketingTransacionale-MarketingBase de dadosInteraçãoRedeExportaçãoMestrado em Marketing Research.Este estudo analisa a utilização das práticas de marketing das empresas exportadoras portuguesas, mais concretamente a utilização do e-marketing por parte destas empresas e a sua performance de exportação. O estudo utiliza o modelo conceptual desenvolvido por Coviello, Milley, & Marcolin (2001) para analisar cinco práticas de marketing em contexto de exportação, designadamente o marketing transacional, o marketing de base de dados, o emarketing, o marketing de interação e o marketing de rede. Os resultados obtidos permitem concluir que as empresas usam as cinco práticas de marketing. Contudo, as mais utilizadas são o marketing de interação, o marketing de rede, e o marketing de base de dados. O eMarketing possui um índice de utilização abaixo das restantes práticas de marketing. O estudo permitiu também identificar associações entre as práticas de marketing e os indicadores de performance de exportação e com as variáveis de ambiente competitivo.ABSTRACT: This study examines the use of marketing practices of Portuguese export companies, specifically the use of e-marketing by these companies and their export performance. The study uses the conceptual model developed by Coviello, Milley, & Marcolin (2001) to analyse five marketing practices in the context of export, namely the transactional marketing, marketing database, e-marketing, marketing interaction and network marketing. The results indicate that companies use the five marketing practices. However, the most used are interactive marketing, network marketing, and databased marketing. The e-Marketing has a utilization rate below other marketing practices. The study also identified associations between marketing practices and indicators of export performance and with competitive environment variables.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Tecnologia e Gestão de ViseuVicente, Margarida Alexandra LopesAbrantes, José LuísRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSilva, Bruno Ricardo Correia da2013-12-02T18:27:32Z2013-06-172013-06-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1936TID:201145464porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:12Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1936Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:13.219963Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização do e-Marketing nas práticas de marketing e a performance de exportação |
title |
A utilização do e-Marketing nas práticas de marketing e a performance de exportação |
spellingShingle |
A utilização do e-Marketing nas práticas de marketing e a performance de exportação Silva, Bruno Ricardo Correia da Marketing Transacional e-Marketing Base de dados Interação Rede Exportação |
title_short |
A utilização do e-Marketing nas práticas de marketing e a performance de exportação |
title_full |
A utilização do e-Marketing nas práticas de marketing e a performance de exportação |
title_fullStr |
A utilização do e-Marketing nas práticas de marketing e a performance de exportação |
title_full_unstemmed |
A utilização do e-Marketing nas práticas de marketing e a performance de exportação |
title_sort |
A utilização do e-Marketing nas práticas de marketing e a performance de exportação |
author |
Silva, Bruno Ricardo Correia da |
author_facet |
Silva, Bruno Ricardo Correia da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vicente, Margarida Alexandra Lopes Abrantes, José Luís Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Bruno Ricardo Correia da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Transacional e-Marketing Base de dados Interação Rede Exportação |
topic |
Marketing Transacional e-Marketing Base de dados Interação Rede Exportação |
description |
Mestrado em Marketing Research. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-02T18:27:32Z 2013-06-17 2013-06-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/1936 TID:201145464 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/1936 |
identifier_str_mv |
TID:201145464 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130877446324224 |