Práticas de marketing de relacionamento voltadas à exportação: um estudo de caso na Tramontina S.A. Cutelaria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coratto, Luziane Cláudia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/5868
Resumo: A competitividade do mercado internacional exige das empresas a busca contínua por diferenciais e, dentro disso, o marketing de relacionamento desempenha um papel essencial para a fidelização dos clientes. Nessa perspectiva, esta pesquisa acadêmica teve por objetivo analisar as práticas de marketing de relacionamento voltadas à exportação e seus potenciais resultados na Tramontina S.A. Cutelaria. Para tanto, o trabalho empregou uma metodologia de natureza qualitativa em nível exploratório, aplicando-se como técnica de coleta entrevistas com 4 colaboradores que atuam nos setores de exportação, marketing internacional e comercial da empresa. A partir da análise e comparação das respostas obtidas, se pode concluir que os descontos e ofertas diferenciadas são as principais práticas de marketing de relacionamento voltados aos clientes internacionais da Tramontina S.A. Cutelaria. O trabalho expõe algumas propostas de melhorias, não somente no marketing de relacionamento, mas também no marketing de forma geral da referida empresa.(sic)
id UCS_80914a53c03b3e9d9b47f7a8142f4eb9
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/5868
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Coratto, Luziane CláudiaLarentis, FabianoMachado, RosimeriKlein, Simone Fonseca de Andrade2020-04-15T17:02:19Z2020-04-15T17:02:19Z2019-12-102019https://repositorio.ucs.br/11338/5868A competitividade do mercado internacional exige das empresas a busca contínua por diferenciais e, dentro disso, o marketing de relacionamento desempenha um papel essencial para a fidelização dos clientes. Nessa perspectiva, esta pesquisa acadêmica teve por objetivo analisar as práticas de marketing de relacionamento voltadas à exportação e seus potenciais resultados na Tramontina S.A. Cutelaria. Para tanto, o trabalho empregou uma metodologia de natureza qualitativa em nível exploratório, aplicando-se como técnica de coleta entrevistas com 4 colaboradores que atuam nos setores de exportação, marketing internacional e comercial da empresa. A partir da análise e comparação das respostas obtidas, se pode concluir que os descontos e ofertas diferenciadas são as principais práticas de marketing de relacionamento voltados aos clientes internacionais da Tramontina S.A. Cutelaria. O trabalho expõe algumas propostas de melhorias, não somente no marketing de relacionamento, mas também no marketing de forma geral da referida empresa.(sic)The international market competitiveness requires companies to search continuously for differentials and, within that, relationship marketing plays an essential role for customer loyalty. From this perspective, this academic research aimed to analyze the relationship marketing practices focused on export processes and their potential results at Tramontina S.A. Cutelaria. Therefore, this research employed a qualitative methodology at the exploratory level, applying as data collection technique, interviews with 4 employees who work in the export, international marketing and commercial sectors of the company. From the analysis and comparison of the answers obtained, it can be concluded that discounts and differentiated offers are the main relationship marketing practices aimed at international clients of Tramontina S.A. Cutelaria, and the work exposes some improvement proposals, not only in relationship marketing, but also in the general marketing of the referred company.(sic)Marketing de relacionamentoExportaçãoPráticas de marketing de relacionamento voltadas à exportação: um estudo de caso na Tramontina S.A. Cutelariainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Comércio InternacionalCampus Universitário da Região dos Vinhedos2019-12-10 00:00:00ORIGINALTCC Luziane Cláudia Coratto.pdfTCC Luziane Cláudia Coratto.pdfapplication/pdf774586https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5868/1/TCC%20Luziane%20Cl%c3%a1udia%20Coratto.pdf1795b2195b7369e934aad934aeeee944MD51TEXTTCC Luziane Cláudia Coratto.pdf.txtTCC Luziane Cláudia Coratto.pdf.txtExtracted texttext/plain182146https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5868/2/TCC%20Luziane%20Cl%c3%a1udia%20Coratto.pdf.txtdf11f5152463da0d03b8c30bcc7199b7MD52THUMBNAILTCC Luziane Cláudia Coratto.pdf.jpgTCC Luziane Cláudia Coratto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5868/3/TCC%20Luziane%20Cl%c3%a1udia%20Coratto.pdf.jpg32a8fd68fe530f00873297af2cf18488MD5311338/58682020-04-16 06:01:18.165oai:repositorio.ucs.br:11338/5868Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2020-04-16T06:01:18Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas de marketing de relacionamento voltadas à exportação: um estudo de caso na Tramontina S.A. Cutelaria
title Práticas de marketing de relacionamento voltadas à exportação: um estudo de caso na Tramontina S.A. Cutelaria
spellingShingle Práticas de marketing de relacionamento voltadas à exportação: um estudo de caso na Tramontina S.A. Cutelaria
Coratto, Luziane Cláudia
Marketing de relacionamento
Exportação
title_short Práticas de marketing de relacionamento voltadas à exportação: um estudo de caso na Tramontina S.A. Cutelaria
title_full Práticas de marketing de relacionamento voltadas à exportação: um estudo de caso na Tramontina S.A. Cutelaria
title_fullStr Práticas de marketing de relacionamento voltadas à exportação: um estudo de caso na Tramontina S.A. Cutelaria
title_full_unstemmed Práticas de marketing de relacionamento voltadas à exportação: um estudo de caso na Tramontina S.A. Cutelaria
title_sort Práticas de marketing de relacionamento voltadas à exportação: um estudo de caso na Tramontina S.A. Cutelaria
author Coratto, Luziane Cláudia
author_facet Coratto, Luziane Cláudia
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Larentis, Fabiano
Machado, Rosimeri
dc.contributor.author.fl_str_mv Coratto, Luziane Cláudia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Klein, Simone Fonseca de Andrade
contributor_str_mv Klein, Simone Fonseca de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de relacionamento
Exportação
topic Marketing de relacionamento
Exportação
description A competitividade do mercado internacional exige das empresas a busca contínua por diferenciais e, dentro disso, o marketing de relacionamento desempenha um papel essencial para a fidelização dos clientes. Nessa perspectiva, esta pesquisa acadêmica teve por objetivo analisar as práticas de marketing de relacionamento voltadas à exportação e seus potenciais resultados na Tramontina S.A. Cutelaria. Para tanto, o trabalho empregou uma metodologia de natureza qualitativa em nível exploratório, aplicando-se como técnica de coleta entrevistas com 4 colaboradores que atuam nos setores de exportação, marketing internacional e comercial da empresa. A partir da análise e comparação das respostas obtidas, se pode concluir que os descontos e ofertas diferenciadas são as principais práticas de marketing de relacionamento voltados aos clientes internacionais da Tramontina S.A. Cutelaria. O trabalho expõe algumas propostas de melhorias, não somente no marketing de relacionamento, mas também no marketing de forma geral da referida empresa.(sic)
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-15T17:02:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-15T17:02:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/5868
url https://repositorio.ucs.br/11338/5868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5868/1/TCC%20Luziane%20Cl%c3%a1udia%20Coratto.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5868/2/TCC%20Luziane%20Cl%c3%a1udia%20Coratto.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5868/3/TCC%20Luziane%20Cl%c3%a1udia%20Coratto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1795b2195b7369e934aad934aeeee944
df11f5152463da0d03b8c30bcc7199b7
32a8fd68fe530f00873297af2cf18488
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308876501647360