Práticas de marketing de relacionamento voltadas à exportação: um estudo de caso na Tramontina S.A. Cutelaria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/5868 |
Resumo: | A competitividade do mercado internacional exige das empresas a busca contínua por diferenciais e, dentro disso, o marketing de relacionamento desempenha um papel essencial para a fidelização dos clientes. Nessa perspectiva, esta pesquisa acadêmica teve por objetivo analisar as práticas de marketing de relacionamento voltadas à exportação e seus potenciais resultados na Tramontina S.A. Cutelaria. Para tanto, o trabalho empregou uma metodologia de natureza qualitativa em nível exploratório, aplicando-se como técnica de coleta entrevistas com 4 colaboradores que atuam nos setores de exportação, marketing internacional e comercial da empresa. A partir da análise e comparação das respostas obtidas, se pode concluir que os descontos e ofertas diferenciadas são as principais práticas de marketing de relacionamento voltados aos clientes internacionais da Tramontina S.A. Cutelaria. O trabalho expõe algumas propostas de melhorias, não somente no marketing de relacionamento, mas também no marketing de forma geral da referida empresa.(sic) |
id |
UCS_80914a53c03b3e9d9b47f7a8142f4eb9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/5868 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Coratto, Luziane CláudiaLarentis, FabianoMachado, RosimeriKlein, Simone Fonseca de Andrade2020-04-15T17:02:19Z2020-04-15T17:02:19Z2019-12-102019https://repositorio.ucs.br/11338/5868A competitividade do mercado internacional exige das empresas a busca contínua por diferenciais e, dentro disso, o marketing de relacionamento desempenha um papel essencial para a fidelização dos clientes. Nessa perspectiva, esta pesquisa acadêmica teve por objetivo analisar as práticas de marketing de relacionamento voltadas à exportação e seus potenciais resultados na Tramontina S.A. Cutelaria. Para tanto, o trabalho empregou uma metodologia de natureza qualitativa em nível exploratório, aplicando-se como técnica de coleta entrevistas com 4 colaboradores que atuam nos setores de exportação, marketing internacional e comercial da empresa. A partir da análise e comparação das respostas obtidas, se pode concluir que os descontos e ofertas diferenciadas são as principais práticas de marketing de relacionamento voltados aos clientes internacionais da Tramontina S.A. Cutelaria. O trabalho expõe algumas propostas de melhorias, não somente no marketing de relacionamento, mas também no marketing de forma geral da referida empresa.(sic)The international market competitiveness requires companies to search continuously for differentials and, within that, relationship marketing plays an essential role for customer loyalty. From this perspective, this academic research aimed to analyze the relationship marketing practices focused on export processes and their potential results at Tramontina S.A. Cutelaria. Therefore, this research employed a qualitative methodology at the exploratory level, applying as data collection technique, interviews with 4 employees who work in the export, international marketing and commercial sectors of the company. From the analysis and comparison of the answers obtained, it can be concluded that discounts and differentiated offers are the main relationship marketing practices aimed at international clients of Tramontina S.A. Cutelaria, and the work exposes some improvement proposals, not only in relationship marketing, but also in the general marketing of the referred company.(sic)Marketing de relacionamentoExportaçãoPráticas de marketing de relacionamento voltadas à exportação: um estudo de caso na Tramontina S.A. Cutelariainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Comércio InternacionalCampus Universitário da Região dos Vinhedos2019-12-10 00:00:00ORIGINALTCC Luziane Cláudia Coratto.pdfTCC Luziane Cláudia Coratto.pdfapplication/pdf774586https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5868/1/TCC%20Luziane%20Cl%c3%a1udia%20Coratto.pdf1795b2195b7369e934aad934aeeee944MD51TEXTTCC Luziane Cláudia Coratto.pdf.txtTCC Luziane Cláudia Coratto.pdf.txtExtracted texttext/plain182146https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5868/2/TCC%20Luziane%20Cl%c3%a1udia%20Coratto.pdf.txtdf11f5152463da0d03b8c30bcc7199b7MD52THUMBNAILTCC Luziane Cláudia Coratto.pdf.jpgTCC Luziane Cláudia Coratto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5868/3/TCC%20Luziane%20Cl%c3%a1udia%20Coratto.pdf.jpg32a8fd68fe530f00873297af2cf18488MD5311338/58682020-04-16 06:01:18.165oai:repositorio.ucs.br:11338/5868Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2020-04-16T06:01:18Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas de marketing de relacionamento voltadas à exportação: um estudo de caso na Tramontina S.A. Cutelaria |
title |
Práticas de marketing de relacionamento voltadas à exportação: um estudo de caso na Tramontina S.A. Cutelaria |
spellingShingle |
Práticas de marketing de relacionamento voltadas à exportação: um estudo de caso na Tramontina S.A. Cutelaria Coratto, Luziane Cláudia Marketing de relacionamento Exportação |
title_short |
Práticas de marketing de relacionamento voltadas à exportação: um estudo de caso na Tramontina S.A. Cutelaria |
title_full |
Práticas de marketing de relacionamento voltadas à exportação: um estudo de caso na Tramontina S.A. Cutelaria |
title_fullStr |
Práticas de marketing de relacionamento voltadas à exportação: um estudo de caso na Tramontina S.A. Cutelaria |
title_full_unstemmed |
Práticas de marketing de relacionamento voltadas à exportação: um estudo de caso na Tramontina S.A. Cutelaria |
title_sort |
Práticas de marketing de relacionamento voltadas à exportação: um estudo de caso na Tramontina S.A. Cutelaria |
author |
Coratto, Luziane Cláudia |
author_facet |
Coratto, Luziane Cláudia |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Larentis, Fabiano Machado, Rosimeri |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coratto, Luziane Cláudia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Klein, Simone Fonseca de Andrade |
contributor_str_mv |
Klein, Simone Fonseca de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing de relacionamento Exportação |
topic |
Marketing de relacionamento Exportação |
description |
A competitividade do mercado internacional exige das empresas a busca contínua por diferenciais e, dentro disso, o marketing de relacionamento desempenha um papel essencial para a fidelização dos clientes. Nessa perspectiva, esta pesquisa acadêmica teve por objetivo analisar as práticas de marketing de relacionamento voltadas à exportação e seus potenciais resultados na Tramontina S.A. Cutelaria. Para tanto, o trabalho empregou uma metodologia de natureza qualitativa em nível exploratório, aplicando-se como técnica de coleta entrevistas com 4 colaboradores que atuam nos setores de exportação, marketing internacional e comercial da empresa. A partir da análise e comparação das respostas obtidas, se pode concluir que os descontos e ofertas diferenciadas são as principais práticas de marketing de relacionamento voltados aos clientes internacionais da Tramontina S.A. Cutelaria. O trabalho expõe algumas propostas de melhorias, não somente no marketing de relacionamento, mas também no marketing de forma geral da referida empresa.(sic) |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-12-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-04-15T17:02:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-04-15T17:02:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/5868 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/5868 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5868/1/TCC%20Luziane%20Cl%c3%a1udia%20Coratto.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5868/2/TCC%20Luziane%20Cl%c3%a1udia%20Coratto.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5868/3/TCC%20Luziane%20Cl%c3%a1udia%20Coratto.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1795b2195b7369e934aad934aeeee944 df11f5152463da0d03b8c30bcc7199b7 32a8fd68fe530f00873297af2cf18488 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308876501647360 |