Análise, desenho e construção de cenários cinematográficos para ficção científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Bruno Miguel Peixoto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/79008
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Arquitetura
id RCAP_2bc2adc3c5bb2a77906bdea0c7f3bc11
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/79008
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise, desenho e construção de cenários cinematográficos para ficção científicaCenárioCinemaFicção científicaMarvelArquitetura para cinemaSetCinemaScience fictionArchitecture for cinemaHumanidades::ArtesDissertação de mestrado integrado em ArquiteturaO cinema e o teatro fazem do desenho de cenário um elemento importante do seu conjunto e o próprio torna-se, por vezes, espetáculo. O desenho cénico cinematográfico, comparado com o desenho cénico teatral, acrescenta contudo novos desafios distintos, relacionados, em especial, com a presença da câmara e com o que a sua lente medeia/filtra. É neste contexto que, o arquiteto (com atividade nestas áreas) encontra lugar pensando e desenhando o espaço cénico. Comparando a arquitetura mais canónica no sentido da edificação, com a arquitetura para cinema, encontramos diferenças na aplicação dos recursos instrumentais, na matéria construtiva e no que se reporta à experiência do espaço, uma experiência eminentemente visual. Em arquitetura para cinema o observador vê o espaço através do ecrã, mediado pela câmara que poderá estar fixa a um ponto, ou até mesmo ser manipulada, de maneira a mostrar apenas aquilo que queremos que seja visto. Esta questão interfere nos limites do cenário, sendo que no teatro a questão estaria vinculada ao limite imposto pelo procenium. Na arquitetura para cinema podem ser desenhadas construções geométricas que levem à ilusão ótica em termos perspéticos e espaciais, de modo a potenciar este espaço aos olhos do espectador. Visando uma experiência de projeto de espaço cénico para cinema, o trabalho pretende explorar métodos de tipo de projeto de arquitetura, diferenciado da arquitetura canónica, utilizando espaços cénicos, que são edifícios reais, e fazendo a sua passagem para elemento cénico, construído e filmado dentro de um estúdio de filmagens de uma grande produção. Para além disso, e tirando partido de um âmbito que faz parte do leque de um arquiteto, é pensada a organização destes cenários dentro de um estúdio, tendo em conta também o espaço destinado à circulação de material e pessoal técnico. O trabalho é então estruturado em dois volumes cada um dividido em três partes. No primeiro volume as três partes dividem-se entre desenhos dos espaços cénicos, maquetes virtuais realizadas pelo autor, e organização espacial de um estúdio de filmagem, incluindo os elementos cénicos e os acessesório necessesários a essas mesmas filmagens. O segundo volume enquadra o trabalho primeiramente num âmbito de geometria, partindo depois para um enquadramento cinematográfico, terminando com a explicação das opções projetuais de todos os casos de projeto. Os casos de estudo provêm do Universo Cinematográfico da MARVEL (UCM) e têm como característica comum o facto de terem origem em localizações reais. A partir destas localizações e através de processos geométricos, chego ao que entendo ser um melhor desenho ou interpretação desses factos enquanto cenário. Este novo desenho contém também ilusões perspéticas, quando possíveis, ou seja, quando não existem personagens ou figurantes que denunciem a ilusão ao espetador.Cinema and theatre make set design an important element of their group and the set itself becomes, at times, spectacle. The cinematographic set design, compared to the theatrical set design, adds however new distinct challenges, related, in particular, to the presence of the camera and to what its lens mediates/ filters. It is in this context that the architect (active in these areas) finds a place in thinking and designing the scenic space. Comparing the more canonical architecture, in the sense of building, with architecture for cinema, we find differences in the application of instrumental resources, in the constructive matter and in what concerns the experience of space, an eminently visual experience. In architecture for cinema the observer sees the space through the screen, mediated by the camera that may be fixed to a point, or even manipulated, in order to show only what we want to be seen. This issue interferes in the limits of the scenery, while in the theatre the issue would be linked to the limit imposed by the procenium. In architecture for cinema, geometrical constructions can be designed that lead to an optical illusion in terms of perspective and space, in order to enhance this space to the spectator’s eyes. Aiming at an experiment of space set design for cinema, the work intends to explore methods of architecture design, differentiated from canonical architecture, using scenic spaces, which are real buildings, and turning them into a scenic element, built and filmed inside a film studio of a big production. Furthermore, and taking advantage of a scope that is part of an architect’s range, the organization of these sceneries inside a studio is thought, also taking into account the space destined to the circulation of material and technical staff. The work is then structured in two volumes each one divided into three parts. In the first volume, the three parts are divided between drawings of the scenic spaces, virtual models made by the author, and the spatial organization of a film studio, including the scenic elements and the necessary accesses to those same filmings. The second volume frames the work first in a geometrical context, then in a cinematographic context, ending with the explanation of the design options of all the project cases. The case studies come from the MARVEL Cinematic Universe (MCU) and have as a common characteristic the fact that they originate from real locations. From these locations and through geometric processes, I arrive at what I understand to be a better design or interpretation of these facts as a set. This new drawing also contains perpectic illusions, when possible, that is, when there are no characters or extras that denounce the illusion to the spectator.Rosmaninho, JoãoCabeleira, JoãoUniversidade do MinhoPereira, Bruno Miguel Peixoto20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/79008por202996930info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:29:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/79008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:24:38.746156Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise, desenho e construção de cenários cinematográficos para ficção científica
title Análise, desenho e construção de cenários cinematográficos para ficção científica
spellingShingle Análise, desenho e construção de cenários cinematográficos para ficção científica
Pereira, Bruno Miguel Peixoto
Cenário
Cinema
Ficção científica
Marvel
Arquitetura para cinema
Set
Cinema
Science fiction
Architecture for cinema
Humanidades::Artes
title_short Análise, desenho e construção de cenários cinematográficos para ficção científica
title_full Análise, desenho e construção de cenários cinematográficos para ficção científica
title_fullStr Análise, desenho e construção de cenários cinematográficos para ficção científica
title_full_unstemmed Análise, desenho e construção de cenários cinematográficos para ficção científica
title_sort Análise, desenho e construção de cenários cinematográficos para ficção científica
author Pereira, Bruno Miguel Peixoto
author_facet Pereira, Bruno Miguel Peixoto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosmaninho, João
Cabeleira, João
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Bruno Miguel Peixoto
dc.subject.por.fl_str_mv Cenário
Cinema
Ficção científica
Marvel
Arquitetura para cinema
Set
Cinema
Science fiction
Architecture for cinema
Humanidades::Artes
topic Cenário
Cinema
Ficção científica
Marvel
Arquitetura para cinema
Set
Cinema
Science fiction
Architecture for cinema
Humanidades::Artes
description Dissertação de mestrado integrado em Arquitetura
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/79008
url https://hdl.handle.net/1822/79008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202996930
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132726361587712