‘Mergulhar num mundo mágico’: a promoção do rural em três redes de aldeias em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capela, Catarina
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Figueiredo, Elisabete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38865
Resumo: A valorização crescente das áreas rurais como espaços orientados para consumo decorre de diversos processos de transformação, sobretudo dos que se relacionam com a perda de relevância socioeconómica da atividade que tradicionalmente os caracterizava – a agricultura. Na sequência destes processos, numa boa parte do território rural português, o turismo e as atividades associadas têm-se constituído como centrais, sendo frequentemente apontados como mecanismos de revitalização e desenvolvimento local. A promoção turística constitui-se como um aspeto muito relevante na representação, consumo e reconfiguração de muitos destes territórios, contribuindo para a formação de um imaginário social sobre o rural através da sua apresentação frequente como espaço idílico e pleno de oportunidades de recreio. Com base na análise de conteúdo dos materiais promocionais (textuais e visuais) das redes das Aldeias do Xisto, Aldeias Históricas de Portugal e Aldeias Vinhateiras, foi analisado o modo como o rural e a ruralidade são promovidos, destacando os principais símbolos e narrativas utilizadas1. Os resultados obtidos demonstram que os materiais promocionais das três Redes mobilizam de forma combinada símbolos e elementos, materiais e imateriais, de caráter local e global. Tais símbolos e elementos parecem ser crescentemente transformados em produtos e experiências comercializáveis.
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