Sistemas de distribuição no turismo em espaço rural (TER): a região de Trás-os-Montes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/5035 |
Resumo: | O presente trabalho analisa o turismo em espaço rural da região de Trás-os-Montes, focalizando o estudo da oferta de alojamento e o sistema de distribuição para o turismo rural. A primeira parte do estudo consiste numa abordagem teórica, apoiada por uma revisão bibliográfica, sobre o turismo em áreas rurais e o seu potencial enquanto factor de desenvolvimento. Aborda também a especificidade do marketing do turismo e do marketing de destinos rurais, salientando a importância das novas tecnologias e das parcerias para a gestão destes destinos. Este trabalho apoia-se também num estudo empírico, baseado num inquérito por questionário, dirigido aos proprietários das unidades de turismo rural, de Trás-os-Montes, que visa caracterizar a oferta existente e os sistemas de distribuição adoptados. Para este efeito foram estudadas 29 unidades de TER. Os resultados mostraram que as unidades de TER recorrem essencialmente ao marketing directo e possuem um baixo nível de associativismo. The present investigation analyzes the tourism in the rural region of Trás-os- Montes, focusing on the supply of lodging and the distribution system for this type of tourism. The first part of this study consists of a theoretical approach about the tourism in rural areas and its potential as a development factor. It also approaches the specificity of the tourism marketing and the rural destinations marketing, pointing out the importance of the new technologies and the partnerships for the management of these type of destinations. This work is also supported by an empirical study, based in an questionnaire, directed the owners of the units of rural tourism lodging, that aims to characterize the existing touristic supply and the distribution systems adopted. The results showed that the TER lodging is a product that uses primarily the direct marketing and have a low degree of partnership. |
id |
RCAP_35c6358a9b0b90938b3e7d11136f5413 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5035 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sistemas de distribuição no turismo em espaço rural (TER): a região de Trás-os-MontesTurismo em espaço ruralDesenvolvimento ruralMarketing de destinos ruraisSistemas de distribuição no TERO presente trabalho analisa o turismo em espaço rural da região de Trás-os-Montes, focalizando o estudo da oferta de alojamento e o sistema de distribuição para o turismo rural. A primeira parte do estudo consiste numa abordagem teórica, apoiada por uma revisão bibliográfica, sobre o turismo em áreas rurais e o seu potencial enquanto factor de desenvolvimento. Aborda também a especificidade do marketing do turismo e do marketing de destinos rurais, salientando a importância das novas tecnologias e das parcerias para a gestão destes destinos. Este trabalho apoia-se também num estudo empírico, baseado num inquérito por questionário, dirigido aos proprietários das unidades de turismo rural, de Trás-os-Montes, que visa caracterizar a oferta existente e os sistemas de distribuição adoptados. Para este efeito foram estudadas 29 unidades de TER. Os resultados mostraram que as unidades de TER recorrem essencialmente ao marketing directo e possuem um baixo nível de associativismo. The present investigation analyzes the tourism in the rural region of Trás-os- Montes, focusing on the supply of lodging and the distribution system for this type of tourism. The first part of this study consists of a theoretical approach about the tourism in rural areas and its potential as a development factor. It also approaches the specificity of the tourism marketing and the rural destinations marketing, pointing out the importance of the new technologies and the partnerships for the management of these type of destinations. This work is also supported by an empirical study, based in an questionnaire, directed the owners of the units of rural tourism lodging, that aims to characterize the existing touristic supply and the distribution systems adopted. The results showed that the TER lodging is a product that uses primarily the direct marketing and have a low degree of partnership.Universidade de AveiroBiblioteca Digital do IPBMesquita, Ana2011-06-07T15:39:46Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/5035porMesquita, A. (2009). Sistemas de distribuição no turismo em espaço rural (TER): a região de Trás-os-Montes. Aveiro: Universidade. Dissertação de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento em Turismo.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:13:15Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5035Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:57:35.360511Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sistemas de distribuição no turismo em espaço rural (TER): a região de Trás-os-Montes |
title |
Sistemas de distribuição no turismo em espaço rural (TER): a região de Trás-os-Montes |
spellingShingle |
Sistemas de distribuição no turismo em espaço rural (TER): a região de Trás-os-Montes Mesquita, Ana Turismo em espaço rural Desenvolvimento rural Marketing de destinos rurais Sistemas de distribuição no TER |
title_short |
Sistemas de distribuição no turismo em espaço rural (TER): a região de Trás-os-Montes |
title_full |
Sistemas de distribuição no turismo em espaço rural (TER): a região de Trás-os-Montes |
title_fullStr |
Sistemas de distribuição no turismo em espaço rural (TER): a região de Trás-os-Montes |
title_full_unstemmed |
Sistemas de distribuição no turismo em espaço rural (TER): a região de Trás-os-Montes |
title_sort |
Sistemas de distribuição no turismo em espaço rural (TER): a região de Trás-os-Montes |
author |
Mesquita, Ana |
author_facet |
Mesquita, Ana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo em espaço rural Desenvolvimento rural Marketing de destinos rurais Sistemas de distribuição no TER |
topic |
Turismo em espaço rural Desenvolvimento rural Marketing de destinos rurais Sistemas de distribuição no TER |
description |
O presente trabalho analisa o turismo em espaço rural da região de Trás-os-Montes, focalizando o estudo da oferta de alojamento e o sistema de distribuição para o turismo rural. A primeira parte do estudo consiste numa abordagem teórica, apoiada por uma revisão bibliográfica, sobre o turismo em áreas rurais e o seu potencial enquanto factor de desenvolvimento. Aborda também a especificidade do marketing do turismo e do marketing de destinos rurais, salientando a importância das novas tecnologias e das parcerias para a gestão destes destinos. Este trabalho apoia-se também num estudo empírico, baseado num inquérito por questionário, dirigido aos proprietários das unidades de turismo rural, de Trás-os-Montes, que visa caracterizar a oferta existente e os sistemas de distribuição adoptados. Para este efeito foram estudadas 29 unidades de TER. Os resultados mostraram que as unidades de TER recorrem essencialmente ao marketing directo e possuem um baixo nível de associativismo. The present investigation analyzes the tourism in the rural region of Trás-os- Montes, focusing on the supply of lodging and the distribution system for this type of tourism. The first part of this study consists of a theoretical approach about the tourism in rural areas and its potential as a development factor. It also approaches the specificity of the tourism marketing and the rural destinations marketing, pointing out the importance of the new technologies and the partnerships for the management of these type of destinations. This work is also supported by an empirical study, based in an questionnaire, directed the owners of the units of rural tourism lodging, that aims to characterize the existing touristic supply and the distribution systems adopted. The results showed that the TER lodging is a product that uses primarily the direct marketing and have a low degree of partnership. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z 2011-06-07T15:39:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/5035 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/5035 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mesquita, A. (2009). Sistemas de distribuição no turismo em espaço rural (TER): a região de Trás-os-Montes. Aveiro: Universidade. Dissertação de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento em Turismo. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135191408574464 |