A arte da palavra e as outras artes: diálogo interartístico e compreensão textual.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Ana Cláudia da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/108457
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_2bcb7b1a4ab15d21230679c0e0f76eb3
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/108457
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A arte da palavra e as outras artes: diálogo interartístico e compreensão textual.The art of the word and the other arts: interartistic dialogue and reading comprehension.diálogo interartísticocompreensão textualensino da literaturapinturadesenhointerartistic dialoguetextual comprehensionliterature teachingpaintingdrawingRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasInserido no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, o estudo de caso que este relatório apresenta relaciona-se com a integração das artes visuais nas práticas pedagógicas da disciplina de Português enquanto tarefa capaz de promover, a partir da interrelação artística, uma compreensão textual mais consistente e aprofundada. A investigação foi desenvolvida junto de uma turma de 12.º ano do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, e pretendeu-se responder às seguintes questões: (i) partindo do estabelecimento de relações entre a arte da palavra e outros tipos de arte – a pintura e o desenho –, em que medida é que os artefactos artísticos se podem aproximar ou distanciar semanticamente?; (ii) qual o grau de compreensão/interpretação que os alunos extraem do texto literário, com base no diálogo interartístico?; (iii) em que medida a compreensão/interpretação do texto literário beneficia da aproximação entre literatura e a arte visual? Neste relatório, procurou-se que a inclusão do diálogo interartístico nas aulas de Português fosse capaz de promover uma leitura comprometida do texto literário e a consolidação das aprendizagens literárias. A recolha e apuramento dos dados evidenciou que as diferentes aplicações didáticas desencadearam um impacto positivo, sendo que as respostas dos alunos, de um modo generalizado, mostraram um conhecimento pormenorizado e sagaz dos diferentes textos literários estudados. Foi, assim, possível comprovar os benefícios do diálogo interartístico para a Educação Literária.Inserted in the scope of the Master in Teaching of Portuguese in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education, the case study that this report presents is related to the integration of visual arts in the pedagogical practices of the Portuguese discipline as a task capable of promoting, through the artistic interrelationship, a more consistent and profound textual understanding. The investigation was carried out with a 12th grade class of the Scientific-Humanistic Course of Sciences and Technologies, and it was intended to answer the following questions: (i) starting from the establishment of relations between the art of the word and other types of art – painting and drawing –, to what extent can artistic artifacts be semantically close or distant?; (ii) what degree of understanding/interpretation do students extract from the literary text, based on the interartistic dialogue?; (iii) to what extent does the understanding/interpretation of the literary text benefit from the approchement between literature and visual art? In this work, the aim was to ensure that the inclusion of interartistic dialogue in Portuguese classes was capable of promoting a committed reading of the literary text and the consolidation of literary learning. The collection and verification of data showed that the different didactic applications had a positive impact, and the students' responses, in general, showed a detailed and sagacious knowledge of the different literary texts studied. It was thus possible to prove the benefits of interartistic dialogue for Literary Education.2023-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/108457http://hdl.handle.net/10316/108457TID:203344316porPires, Ana Cláudia da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-29T22:06:07Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/108457Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:24:45.207277Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A arte da palavra e as outras artes: diálogo interartístico e compreensão textual.
The art of the word and the other arts: interartistic dialogue and reading comprehension.
title A arte da palavra e as outras artes: diálogo interartístico e compreensão textual.
spellingShingle A arte da palavra e as outras artes: diálogo interartístico e compreensão textual.
Pires, Ana Cláudia da Silva
diálogo interartístico
compreensão textual
ensino da literatura
pintura
desenho
interartistic dialogue
textual comprehension
literature teaching
painting
drawing
title_short A arte da palavra e as outras artes: diálogo interartístico e compreensão textual.
title_full A arte da palavra e as outras artes: diálogo interartístico e compreensão textual.
title_fullStr A arte da palavra e as outras artes: diálogo interartístico e compreensão textual.
title_full_unstemmed A arte da palavra e as outras artes: diálogo interartístico e compreensão textual.
title_sort A arte da palavra e as outras artes: diálogo interartístico e compreensão textual.
author Pires, Ana Cláudia da Silva
author_facet Pires, Ana Cláudia da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Ana Cláudia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv diálogo interartístico
compreensão textual
ensino da literatura
pintura
desenho
interartistic dialogue
textual comprehension
literature teaching
painting
drawing
topic diálogo interartístico
compreensão textual
ensino da literatura
pintura
desenho
interartistic dialogue
textual comprehension
literature teaching
painting
drawing
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/108457
http://hdl.handle.net/10316/108457
TID:203344316
url http://hdl.handle.net/10316/108457
identifier_str_mv TID:203344316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134131310821376