UM GRITO EM RIMBAUD, RENATO RUSSO E PAULO LEMINSKI: ARTE EM DIÁLOGO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Vanderley José de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3264
Resumo: Esta pesquisa apresenta um recorte da obra do poeta francês Jean Nicolas Arthur Rimbaud e dos artistas brasileiros Renato Russo e Paulo Leminski, de forma analógica, embasado na literatura e produção cultural das décadas finais do século XIX na França e no Brasil, só que nas décadas finais do século XX. A análise dos textos está direcionada à modernidade: seus aspectos teóricos híbridos, polifônicos e dialógicos, com ênfase na marginalidade e enunciação subalterna. O objetivo é demonstrar, por meio dessas produções, os efeitos interartísticos de tais aspectos, bem como seus reflexos na linguagem e no público leitor-ouvinte: os interlocutores. Ao discutir tais temas com base nos textos da tríade, o estudo visa a demarcar o surgimento da poesia moderna, ainda no final do século XIX, momento no qual Rimbaud é protagonista. Para tanto, foi utilizado como objeto de análise, os poemas de Rimbaud: FOME e O coração logrado ; canções de Renato Russo: Teatro dos vampiros e Daniel na cova dos leões e, por fim, os poemas de Leminski: Sintonia para pressa e presságio e Sem título . Nesse contexto, a pintura O Grito, do norueguês Edward Munch (1893), surge como a correspondência visual da arte poética e musical.
id PUC_GO_a81e0e295be3e435fbd175c0822c1e02
oai_identifier_str oai:ambar:tede/3264
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling UM GRITO EM RIMBAUD, RENATO RUSSO E PAULO LEMINSKI: ARTE EM DIÁLOGO.HibridismoInterartísticoInterlocutoresMarginalidadeSubalternidadeHybridityInterartisticInterlocutorsMarginalitySubalternityCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEsta pesquisa apresenta um recorte da obra do poeta francês Jean Nicolas Arthur Rimbaud e dos artistas brasileiros Renato Russo e Paulo Leminski, de forma analógica, embasado na literatura e produção cultural das décadas finais do século XIX na França e no Brasil, só que nas décadas finais do século XX. A análise dos textos está direcionada à modernidade: seus aspectos teóricos híbridos, polifônicos e dialógicos, com ênfase na marginalidade e enunciação subalterna. O objetivo é demonstrar, por meio dessas produções, os efeitos interartísticos de tais aspectos, bem como seus reflexos na linguagem e no público leitor-ouvinte: os interlocutores. Ao discutir tais temas com base nos textos da tríade, o estudo visa a demarcar o surgimento da poesia moderna, ainda no final do século XIX, momento no qual Rimbaud é protagonista. Para tanto, foi utilizado como objeto de análise, os poemas de Rimbaud: FOME e O coração logrado ; canções de Renato Russo: Teatro dos vampiros e Daniel na cova dos leões e, por fim, os poemas de Leminski: Sintonia para pressa e presságio e Sem título . Nesse contexto, a pintura O Grito, do norueguês Edward Munch (1893), surge como a correspondência visual da arte poética e musical.This research presents a cutout in the work of the French poet Jean Nicolas Arthur Rimbaud and Brazilian artists Renato Russo and Paul Leminski in analog form; grounded in the literature and cultural production of the final decades of the nineteenth century in France and Brazil, as well as in the final decades of the twentieth century. The analysis of texts is directed to modernity: the hybrid theoretical aspects, polyphonic and dialogic; with emphasis on marginalized and subaltern enunciation. The aim is to demonstrate, through these productions, the interartistic effects of such aspects as well as its reflex on the language and public reader-listener: the interlocutors. In discussing these issues based on the triad of texts, the study aims to mark the arising of modern poetry, even in the late nineteenth century, the moment that Rimbaud is the protagonist. Thus, was used as an object of analysis: the poems of Rimbaud: Fome and O coração logrado ; the songs of Renato Russo: Teatro dos vampiros and Daniel na cova dos leões and, finally, the poems of Leminski: Sintonia para pressa e presságio and Sem título . In this context, the painting O gritoof the Norwegian Edvard Munch (1893) emerges as a visual correspondence of poetic and musical art.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásLiteratura e Crítica LiteráriaTernes, Joséhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796259Y9Paes, Iêdo de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/3281218394136739Lima, Maria de Fatima Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/8056641507047911Oliveira, Vanderley José de2016-08-10T11:07:23Z2016-05-192016-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Vanderley José de. UM GRITO EM RIMBAUD, RENATO RUSSO E PAULO LEMINSKI: ARTE EM DIÁLOGO.. 2016. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2016.http://localhost:8080/tede/handle/tede/3264porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-12T21:15:34Zoai:ambar:tede/3264Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-12T21:15:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv UM GRITO EM RIMBAUD, RENATO RUSSO E PAULO LEMINSKI: ARTE EM DIÁLOGO.
title UM GRITO EM RIMBAUD, RENATO RUSSO E PAULO LEMINSKI: ARTE EM DIÁLOGO.
spellingShingle UM GRITO EM RIMBAUD, RENATO RUSSO E PAULO LEMINSKI: ARTE EM DIÁLOGO.
Oliveira, Vanderley José de
Hibridismo
Interartístico
Interlocutores
Marginalidade
Subalternidade
Hybridity
Interartistic
Interlocutors
Marginality
Subalternity
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short UM GRITO EM RIMBAUD, RENATO RUSSO E PAULO LEMINSKI: ARTE EM DIÁLOGO.
title_full UM GRITO EM RIMBAUD, RENATO RUSSO E PAULO LEMINSKI: ARTE EM DIÁLOGO.
title_fullStr UM GRITO EM RIMBAUD, RENATO RUSSO E PAULO LEMINSKI: ARTE EM DIÁLOGO.
title_full_unstemmed UM GRITO EM RIMBAUD, RENATO RUSSO E PAULO LEMINSKI: ARTE EM DIÁLOGO.
title_sort UM GRITO EM RIMBAUD, RENATO RUSSO E PAULO LEMINSKI: ARTE EM DIÁLOGO.
author Oliveira, Vanderley José de
author_facet Oliveira, Vanderley José de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ternes, José
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796259Y9
Paes, Iêdo de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/3281218394136739
Lima, Maria de Fatima Gonçalves
http://lattes.cnpq.br/8056641507047911
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Vanderley José de
dc.subject.por.fl_str_mv Hibridismo
Interartístico
Interlocutores
Marginalidade
Subalternidade
Hybridity
Interartistic
Interlocutors
Marginality
Subalternity
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic Hibridismo
Interartístico
Interlocutores
Marginalidade
Subalternidade
Hybridity
Interartistic
Interlocutors
Marginality
Subalternity
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description Esta pesquisa apresenta um recorte da obra do poeta francês Jean Nicolas Arthur Rimbaud e dos artistas brasileiros Renato Russo e Paulo Leminski, de forma analógica, embasado na literatura e produção cultural das décadas finais do século XIX na França e no Brasil, só que nas décadas finais do século XX. A análise dos textos está direcionada à modernidade: seus aspectos teóricos híbridos, polifônicos e dialógicos, com ênfase na marginalidade e enunciação subalterna. O objetivo é demonstrar, por meio dessas produções, os efeitos interartísticos de tais aspectos, bem como seus reflexos na linguagem e no público leitor-ouvinte: os interlocutores. Ao discutir tais temas com base nos textos da tríade, o estudo visa a demarcar o surgimento da poesia moderna, ainda no final do século XIX, momento no qual Rimbaud é protagonista. Para tanto, foi utilizado como objeto de análise, os poemas de Rimbaud: FOME e O coração logrado ; canções de Renato Russo: Teatro dos vampiros e Daniel na cova dos leões e, por fim, os poemas de Leminski: Sintonia para pressa e presságio e Sem título . Nesse contexto, a pintura O Grito, do norueguês Edward Munch (1893), surge como a correspondência visual da arte poética e musical.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-10T11:07:23Z
2016-05-19
2016-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Vanderley José de. UM GRITO EM RIMBAUD, RENATO RUSSO E PAULO LEMINSKI: ARTE EM DIÁLOGO.. 2016. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2016.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/3264
identifier_str_mv OLIVEIRA, Vanderley José de. UM GRITO EM RIMBAUD, RENATO RUSSO E PAULO LEMINSKI: ARTE EM DIÁLOGO.. 2016. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2016.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/3264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Literatura e Crítica Literária
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Literatura e Crítica Literária
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202264150114304