Caracterização do consumidor jovem no retalho : elaboração da estratégia de captação de clientes para a cadeia de retalho alimentar Pingo Doce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Teresa Benito
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/41661
Resumo: O consumidor final encontra-se mais empoderado do que nunca. Para além de mais exigente e diligente com o seu tempo e dinheiro, a constante alteração de estilo de vida, motivações e necessidades, obriga a que os retalhistas reflitam continuamente nas suas estratégias de ação de maneira a captar eficazmente o seu segmento de interesse. Neste sentido, a presente dissertação estuda quais as características inerentes ao consumidor jovem no contexto do mercado português, por forma a elaborar e sugerir uma estratégia de ação a aplicar na insígnia de retalho alimentar Pingo Doce. Foram realizados dois estudos um qualitativo e um quantitativo. Um primeiro, de natureza exploratória, com o intuito de recolher informações de interesse e formular hipóteses a serem testadas em questionário. Desta forma, foi possível concluir que existem efectivamente diferenças por parte do consumidor Jovem, particularmente em comparação com o segmento Adulto, na forma como valorizam o seu supermercado de eleição. Tal diferenciação irá permitir a elaboração de linhas de ação estratégicas por forma a captar mais eficazmente este consumidor.
id RCAP_2bcf247b1a27e173ab4db7b581a9a683
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41661
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Caracterização do consumidor jovem no retalho : elaboração da estratégia de captação de clientes para a cadeia de retalho alimentar Pingo DoceComportamento do consumidorJovemRetalho alimentarConsumer behaviorYoung consumerFood retailDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO consumidor final encontra-se mais empoderado do que nunca. Para além de mais exigente e diligente com o seu tempo e dinheiro, a constante alteração de estilo de vida, motivações e necessidades, obriga a que os retalhistas reflitam continuamente nas suas estratégias de ação de maneira a captar eficazmente o seu segmento de interesse. Neste sentido, a presente dissertação estuda quais as características inerentes ao consumidor jovem no contexto do mercado português, por forma a elaborar e sugerir uma estratégia de ação a aplicar na insígnia de retalho alimentar Pingo Doce. Foram realizados dois estudos um qualitativo e um quantitativo. Um primeiro, de natureza exploratória, com o intuito de recolher informações de interesse e formular hipóteses a serem testadas em questionário. Desta forma, foi possível concluir que existem efectivamente diferenças por parte do consumidor Jovem, particularmente em comparação com o segmento Adulto, na forma como valorizam o seu supermercado de eleição. Tal diferenciação irá permitir a elaboração de linhas de ação estratégicas por forma a captar mais eficazmente este consumidor.The final consumer is more empowered than ever. In addition to being more demanding and diligent with their time and money, the constant change in lifestyle, motivations and needs, forces retailers to continually reflect on their action strategies to effectively capture their segment of interest. In this sense, this dissertation studies what are the inherent characteristics of the young consumer in the context of the Portuguese market, to elaborate and suggest a strategy to be applied in the retailer Pingo Doce. Two studies were carried out, one qualitative and one quantitative. The first one aimed to collect information of interest to formulate hypotheses to be tested in the questionnaire. In this way, it was possible to conclude that there are indeed differences in the behavior of the young consumer, particularly in comparison with the adult consumer, in relation to the way they value their supermarket of choice. This differentiation will allow the elaboration of a more effective acquisition strategy.Vale, Rita Miguel Ramos Dias Coelho doVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, Ana Teresa Benito2023-12-01T01:31:04Z2023-06-2920232023-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/41661TID:203328604porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-06T12:42:44Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41661Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-06T12:42:44Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização do consumidor jovem no retalho : elaboração da estratégia de captação de clientes para a cadeia de retalho alimentar Pingo Doce
title Caracterização do consumidor jovem no retalho : elaboração da estratégia de captação de clientes para a cadeia de retalho alimentar Pingo Doce
spellingShingle Caracterização do consumidor jovem no retalho : elaboração da estratégia de captação de clientes para a cadeia de retalho alimentar Pingo Doce
Silva, Ana Teresa Benito
Comportamento do consumidor
Jovem
Retalho alimentar
Consumer behavior
Young consumer
Food retail
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Caracterização do consumidor jovem no retalho : elaboração da estratégia de captação de clientes para a cadeia de retalho alimentar Pingo Doce
title_full Caracterização do consumidor jovem no retalho : elaboração da estratégia de captação de clientes para a cadeia de retalho alimentar Pingo Doce
title_fullStr Caracterização do consumidor jovem no retalho : elaboração da estratégia de captação de clientes para a cadeia de retalho alimentar Pingo Doce
title_full_unstemmed Caracterização do consumidor jovem no retalho : elaboração da estratégia de captação de clientes para a cadeia de retalho alimentar Pingo Doce
title_sort Caracterização do consumidor jovem no retalho : elaboração da estratégia de captação de clientes para a cadeia de retalho alimentar Pingo Doce
author Silva, Ana Teresa Benito
author_facet Silva, Ana Teresa Benito
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vale, Rita Miguel Ramos Dias Coelho do
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Teresa Benito
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Jovem
Retalho alimentar
Consumer behavior
Young consumer
Food retail
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Comportamento do consumidor
Jovem
Retalho alimentar
Consumer behavior
Young consumer
Food retail
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description O consumidor final encontra-se mais empoderado do que nunca. Para além de mais exigente e diligente com o seu tempo e dinheiro, a constante alteração de estilo de vida, motivações e necessidades, obriga a que os retalhistas reflitam continuamente nas suas estratégias de ação de maneira a captar eficazmente o seu segmento de interesse. Neste sentido, a presente dissertação estuda quais as características inerentes ao consumidor jovem no contexto do mercado português, por forma a elaborar e sugerir uma estratégia de ação a aplicar na insígnia de retalho alimentar Pingo Doce. Foram realizados dois estudos um qualitativo e um quantitativo. Um primeiro, de natureza exploratória, com o intuito de recolher informações de interesse e formular hipóteses a serem testadas em questionário. Desta forma, foi possível concluir que existem efectivamente diferenças por parte do consumidor Jovem, particularmente em comparação com o segmento Adulto, na forma como valorizam o seu supermercado de eleição. Tal diferenciação irá permitir a elaboração de linhas de ação estratégicas por forma a captar mais eficazmente este consumidor.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-01T01:31:04Z
2023-06-29
2023
2023-06-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/41661
TID:203328604
url http://hdl.handle.net/10400.14/41661
identifier_str_mv TID:203328604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817547091649495040