Versatilidade da tecnologia Beacon: as suas potencialidades num museu de Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/18335 |
Resumo: | O presente relatório de trabalho de projeto, surge no âmbito do 2º Ano do Curso de Mestrado em Human Computer Interaction da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, no ano letivo 2015/2016 e a sua apresentação e discussão pública visam a obtenção do grau de Mestre nesta área científica. Descreve o meu percurso e vem contribuir como parte integrante enquanto aluna no Curso de Licenciatura de Design Multimédia na Universidade da Beira Interior. No âmbito de HCI e das diferentes técnicas e métodos contextualizados e adquiridos por parte das diferentes unidades curriculares, obtidas ao longo de um ano e meio, aborda algumas dessas técnicas/métodos como mote de finalização do projeto. Os objetivos do presente trabalho de projeto são: (1) dar a conhecer o que é o HCI; (2) explicar em que consiste o Bluetooth Low Energy, sendo este parte integrante de um Beacon; (3) explicar em que consiste um Beacon e como este funciona; (4) enquadrar de que forma os Beacons são uma importante inovação no mundo tecnológico; (5) os casos de uso em que já tiveram a sua repercussão; (6) contextualizar de que forma a sua intervenção pode ter um efeito notável na forma de estar e de interagir, dos que o usam e dos que o adquirem; (8) utilizar o Museu de Aveiro, na cidade de Aveiro, como caso de estudo e de possível caso de uso em Portugal; (7) perceber as necessidades dos promissores utilizadores/visitantes; (6) analisar as diferentes situações de pré-beacons e pós-beacons; (8) conceber estratégias de Serviço, Interação/Utilizador e Experiência/ Utilizador Design para o respetivo caso; (9) apresentar o projeto desenvolvido de acordo com a metodologia de trabalho de projeto, utilizando os métodos estudados e adquiridos já postos em prática no curso para a sua conceção. A prossecução destes objetivos permitiu analisar as aprendizagens efetuadas ao longo deste percurso, o que contribuiu para a qualidade do projeto no exercício da profissão, numa prática fundamentada pela investigação, enquanto condição sine qua non de Mestre em Human Computer Interaction. |
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