Re-Crowdplay

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Elisabete Gonçalves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/83390
Resumo: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_bbde74515a60a0ceb95c1b73067691fe
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/83390
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Re-CrowdplayRe-Crowdplaydesign de interaçãodesign de interfaceexperiência de utilizadorUX/UI designusabilidadeinteraction designinterface designuser experienceUI/UX designusabilityDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaEsta dissertação descreve o processo de design de uma interface web para uma aplicação de testes e otimização de jogos, o Crowdplay. A indústria dos jogos tem aumentado consideravelmente e o extenso processo de desenvolvimento e avaliação são grandes desafios na prática de design de jogos. Embora haja progressos, no que toca a métodos para avaliar e melhorar os jogos, o problema persiste e foi com este objetivo que surgiu a ferramenta Crowdplay. Esta plataforma web foi desenhada para a experimentação e otimização de artefactos vídeo lúdicos. Permite a evolução semiautomática de protótipos e a coleção e processamento automatizado de métricas e indicadores de experiência. Na sua versão anterior, a aplicação era extremamente complexa no seu funcionamento, e a interface carecia de um design agradável e de uma boa experiência por parte do utilizador. Uma ferramenta para melhorar o design de experiências tem que, ela própria, oferecer uma experiência agradável, donde resulta o objetivo fulcral desta dissertação de mestrado. Foi elaborado o design de uma nova interface web para o Crowdplay, com o objetivo de melhorar a ferramenta existente, de modo a torná-la fácil e agradável de utilizar e amplificar a experiência dos utilizadores.Utilizou-se uma metodologia de design de interação, que envolveu a criação de protótipos de baixa e alta fidelidade, e a elaboração de um protótipo funcional. Este protótipo foi submetido a testes de usabilidade com utilizadores e posteriormente refinado. Desta dissertação resultou um protótipo interativo do Crowdplay preparado para funcionar na web, com um design que proporciona uma melhor experiência ao utilizador.This dissertation describes the process of designing the web interface for a game testing and optimization application, Crowdplay. The video game industry has increased considerably and its extensive development and evaluation process are major challenges in the game design practice. Although there has been progress, in terms of methods to evaluate and improve video games, the problem persists and it was with this goalthat the Crowdplay tool was created. This web platform was designed for the experimentation and optimization of video game artifacts. It allows the semiautomatic evolution of prototypes and the automated collection and processing of metrics and experience indicators. In its previous version, the application was extremely complex in its operation, and the interface lacked a pleasant design, failing to offer a good experience to the user. A tool to improve the design of experiences should offer a pleasant experience, which is the main objective of this master’s thesis. The design of a new web interface for Crowdplay has been developed with the aim of improving the existing tool so as to make it easy and enjoyable to use and improve user experience.We used an interaction design methodology, which involved the creation of low and high fidelity prototypes, and the design of a functional prototype. This prototype was submitted to usability tests with users and later refined. From this dissertation resulted a web-based interactive prototype of Crowdplay, with a better user experience.2017-09-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/83390http://hdl.handle.net/10316/83390TID:202122310porSimões, Elisabete Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T03:02:32Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/83390Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:08.838751Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Re-Crowdplay
Re-Crowdplay
title Re-Crowdplay
spellingShingle Re-Crowdplay
Simões, Elisabete Gonçalves
design de interação
design de interface
experiência de utilizador
UX/UI design
usabilidade
interaction design
interface design
user experience
UI/UX design
usability
title_short Re-Crowdplay
title_full Re-Crowdplay
title_fullStr Re-Crowdplay
title_full_unstemmed Re-Crowdplay
title_sort Re-Crowdplay
author Simões, Elisabete Gonçalves
author_facet Simões, Elisabete Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Elisabete Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv design de interação
design de interface
experiência de utilizador
UX/UI design
usabilidade
interaction design
interface design
user experience
UI/UX design
usability
topic design de interação
design de interface
experiência de utilizador
UX/UI design
usabilidade
interaction design
interface design
user experience
UI/UX design
usability
description Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/83390
http://hdl.handle.net/10316/83390
TID:202122310
url http://hdl.handle.net/10316/83390
identifier_str_mv TID:202122310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133943068360704