A gestão curricular no percurso para a autonomia do aluno : um estudo de caso na disciplina de alemão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beato, Elsa Marisa Ferreira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/994
Resumo: O sucesso escolar só pode ser uma realidade para todos os alunos se cada aluno aprender a gerir autonomamente o seu percurso de aprendizagem. Na legislação portuguesa está contemplada a autonomia das escolas o que permite implementar, em sala de aula, uma gestão flexível e individualizada do currículo. Reflectir sobre estes conceitos, sobre a escola, sobre o papel do aluno e o papel do professor conduziu-nos ao modelo que apresentamos. Para comprovar a pertinência do modelo testámo-lo numa turma de 10º ano da disciplina de Alemão. Os resultados obtidos comprovam que é possível implementar, nas nossas escolas, uma aprendizagem diferenciada se toda a comunidade educativa estipular métodos, estratégias e actividades que fomentem a autonomia do aluno. ABSTRACT: There can only be a successful academic attainment for every student if each one perceives to manage and accomplish his learning process autonomously. The Portuguese legislation contemplates school autonomy, which makes it possible to implement a flexible as well as personalized management of the curriculum. We have given these concepts: the role of the school, the students and the teachers a lot of reflection which has brought us to the model we are presenting. In order to prove and promote the importance of this model, we have put it to the test in a 10th grade, German class. The results corroborate that it is possible to implement a differentiated learning process, at our schools, if the whole of the student’s educational community stipulates and enforces various methods, strategies and activities which will provide students with more autonomy.
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