A percepção de funções comunicativas do alemão por parte de brasileiros aprendizes de alemão : uma investigação sobre o papel de pistas entoacionais, sintáticas e visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martens, Rafael Klassen
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/40955
Resumo: Orientador : Denise Cristina Kluge
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spelling Martens, Rafael KlassenUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasKluge, Denise Cristina, 1975-2020-05-13T19:56:31Z2020-05-13T19:56:31Z2015https://hdl.handle.net/1884/40955Orientador : Denise Cristina KlugeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 14/08/2015Inclui referências : f. 135-147Resumo: Com base nos padrões entoacionais do alemão catalogados em Silva, Gabriel e Martens (2013a), a saber Pergunta, Pedido de Confirmação, Sentença Suspensa e Sentença Concluída, esta pesquisa tem por objetivo investigar, sob uma abordagem funcionalista, como as pistas prosódicas, sintáticas e visuais influenciam o modo como brasileiros aprendizes de alemão identificam as funções comunicativas dos estímulos, observando-se se os sujeitos atribuem o estímulo à mesma categoria na qual foi catalogado. Alguns estudos sobre a comparação entre línguas sugerem que o contorno entoacional final dos enunciados deve ser visto como um marca entoacional universal para que as intenções do falante sejam diferenciadas. Em línguas como o alemão, contudo, onde perguntas, por exemplo, são marcadas pela sintaxe, o movimento final provavelmente não tenha função tão primordial. A sintaxe pode, então, ser de grande importância para a distinção das categorias entoacionais. A pista visual também tem sido investigada, concebendo-se que componentes acústicos e visuais operam juntos no processo de transmissão da informação. Para investigar o papel dessas pistas para os aprendizes, replicou-se a metodologia adotada por Silva, Gabriel e Martens (2013b). Trata-se de um experimento perceptual contendo três momentos: no primeiro, fornece-se aos sujeitos apenas a informação prosódica dos enunciados em alemão. Na segunda etapa, acresce-se aos estímulos a informação sintática dos mesmos enunciados anteriores. Às informações prosódicas e sintáticas, acrescenta-se, no terceiro momento, a informação visual dos estímulos.Participaram da presente pesquisa 17 falantes nativos de Português Brasileiro aprendizes de alemão. Com os resultados pode-se verificar quais são as pistas que os informantes tomam como primordial para a tarefa de identificação das categorias entoacionais do alemão e, observar, por exemplo, se os aprendizes de alemão seguem as mesmas pistas que os alemães na mesma tarefa de identificação. Os resultados apontam para a preponderância da pista sintática na tarefa de identificação das funções comunicativas do alemão usados nesta pesquisa. Para os falantes nativos de alemão essa pista influencia mais na identificação dos enunciados a que são expostos do que para os aprendizes brasileiros de alemão. A relevância da informação sintática pode sugerir, para o ensino de alemão como língua estrangeira, que a sistematização do nível entoacional precisa imprescindivelmente focalizar na estrutura sintática da língua, embora não isoladamente, e não apenas nas variações de F0 ao longo do enunciado. Palavras-chave: percepção; pista prosódica; pista visual; pista sintática; alemão como Língua Estrangeira.Abstract: Based on intonation patters catalogued by Silva, Gabriel and Martens (2013), this research aims to investigate how prosodic, syntactic and visual clues influence the way Brazilian learners of German perceive these intonation categories. The research developed by the Grupo de Estudos Fônicos da UFPR (UFPR Group of Phonic Studies), aside from production, observed prosodic, syntactic and visual cues in the perception of intonation patters of German by native speakers of German. To investigate the role of those cues in Brazilian learners of German, the methodology used by Silva, Gabriel and Martens (2013b) has been replicated. It is an experiment of perception containing three moments: at the first one, the participants get prosodic information from the utterance. In the second moment, some syntactic information is added to the given utterances. In the third moment, visual information is added to the prosodic and syntactic information. 17 native speakers of Brazilian Portuguese learning German as Foreign Language took part in the presente study. It was possible to verify which cues are considered as prime importance for the task of identifying the intonation categories of the German. The results point to preponderance of the syntactic cue in the identification of German communicative function. The relevance of syntactic information may suggest, for German language teaching, that the intonation level systematizing needs focusing indispensably in the structure of the language, however not isolated, and not only on F0 variations over the utterance. Key-words:perception; prosodic cue; visual cue; syntactic cue; German as Foreign Language.202 f.application/pdfDisponível em formato digitalLíngua alemã - Estudo e ensinoLetrasLinguística - Língua alemãLinguagem - Língua alemã - GramáticaA percepção de funções comunicativas do alemão por parte de brasileiros aprendizes de alemão : uma investigação sobre o papel de pistas entoacionais, sintáticas e visuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTR - D - RAFAEL KLASSEN MARTENS.pdf.txtExtracted Texttext/plain363716https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40955/1/R%20-%20D%20-%20RAFAEL%20KLASSEN%20MARTENS.pdf.txte574e8cd4ab4c4dc4a9979cf3a3a1d3bMD51open accessORIGINALR - D - RAFAEL KLASSEN MARTENS.pdfapplication/pdf3777370https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40955/2/R%20-%20D%20-%20RAFAEL%20KLASSEN%20MARTENS.pdf68ddaaeb6c4660dac10093b71e3d3e31MD52open accessTHUMBNAILR - D - RAFAEL KLASSEN MARTENS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1231https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40955/3/R%20-%20D%20-%20RAFAEL%20KLASSEN%20MARTENS.pdf.jpgf9ef1f611cfd4fcc1621b83e2061ec98MD53open access1884/409552020-05-13 16:56:31.152open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/40955Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-05-13T19:56:31Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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