Marketing territorial como instrumento para o desenvolvimento sustentável do turismo em São Tomé

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Neusa Quaresma da Costa Dias da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/32176
Resumo: Face à crescente concorrência entre os países pela captação de recursos que incentivem o desenvolvimento do turismo, o marketing territorial é um instrumento fundamental a considerar, com o objectivo de potenciar o desenvolvimento sustentável do território, mobilizando recursos, tirando partido das vantagens comparativas existentes e melhorando a qualidade de vida dos residentes. Neste contexto, o marketing territorial pode ser um instrumento para o desenvolvimento sustentável de São Tomé, na tentativa de reforçar e promover as potencialidades do país, transmitindo uma imagem aliciante e inovadora e atrair recursos. O presente trabalho procurou avaliar quais os factores críticos de sucesso na promoção territorial de São Tomé, e verificar se existem condições para que este território se afirme como competitivo, no contexto dos destinos turísticos sustentáveis. Para a sua concretização foi necessário fazer uma análise diagnóstica do território, identificando os pontos fortes, as oportunidades e as competências para o turismo sustentável, tendo em conta a insularidade e as suas características geográficas, socioculturais e socioeconómicas. Em termos metodológicos, foram realizadas entrevistas a órgãos de gestão e agentes económicos do território. Os resultados permitem retirar conclusões sobre os factores críticos de sucesso para a promoção territorial de São Tomé e as prioridades para afirmar o território como competitivo, no contexto dos destinos turísticos sustentáveis, melhorando a qualidade de vida das comunidades envolventes; TERRITORIAL MARKETING AS A TOOL FOR THE SUSTAINABLE TOURISM IN SÃO TOMÉ - Abstract: In view of the growing competition between countries for the capture of resources that encourage the development of tourism, territorial marketing is a fundamental instrument to be considered, with the objective of enhancing the sustainable development of the territory, mobilizing resources, taking advantage of existing comparative advantages and improving the quality of life of residents. In this context, territorial marketing can be an instrument for the sustainable development of São Tomé, in an attempt to reinforce and promote the country's potential, transmitting an attractive and innovative image and attracting resources. This studys ought to assess the critical success factors in the territorial promotion of São Tomé, and to verify if there are conditions for this territory to assert itself as competitive, To achieve it, it was necessary to carry out a diagnostic analysis of the territory, identifying the strengths, opportunities and skills for sustainable tourism, taking into account its insularity and its geographic, socio-cultural and socioeconomic characteristics. In methodological terms, interviews were conducted with management bodies and economic agents in the territory. In methodological terms, interviews were conducted with management bodies and economic agents in the territory. The results allow us to draw conclusions about the critical success factors for the territorial promotion of São Tomé and the priorities to affirm the territory as competitive, in the context of sustainable tourist destinations, improving the quality of life of the surrounding communities
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