Plataformas Digitais em tempo de Pandemia COVID-19: Utilização, constrangimentos e potencialidades em contexto educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Idalino Medeiros
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/106611
Resumo: Dissertação de Mestrado em Administração Educacional apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_2be10433b14247c9888f760b176d0451
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/106611
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plataformas Digitais em tempo de Pandemia COVID-19: Utilização, constrangimentos e potencialidades em contexto educacionalDigital Platforms in the Time of the COVID-19 Pandemic: Use, constraints and potential in an educational contextPlataformas DigitaisPandemia COVID-19UsosPotencialidadesConstrangimentosDigital PlatformsPandemic COVID-19UsesPotentialitiesConstraintsCiências sociais::EducaçãoDissertação de Mestrado em Administração Educacional apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoTendo em conta o contexto de pandemia COVID-19 e o maior recurso a plataformas digitais (PD), sobretudo nestes últimos anos de Ensino à Distância (E@D), que se vivenciaram, particularmente nos anos letivos 2019/2020 e 2020/2021, em que a utilização de meios digitais foi mais evidente, necessária e fundamental, para que se pudesse continuar o ensino, pelas contingências da própria conjuntura, pareceu-nos importante fazer um estudo de verificação das Plataformas Digitais (PD)/Learning Management Systems (LMS) que foram mais usadas nas escolas, procurando perceber os seus principais usos, potencialidades e constrangimentos, partindo das perceções do pessoal docente e alunos, isto é, daqueles que viveram e utilizaram em primeira mão essas mesmas tecnologias, bem como das perceções das lideranças de topo e intermédias relativamente ao seu uso. Com vista a atingir os objetivos de investigação, foram utilizados, para a recolha de informação, dois inquéritos por questionário utilizados no âmbito do projeto DigP-SEM, um para os docentes e outro para os alunos, tendo sido recolhidas 69 respostas de alunos do 12.º ano de escolaridade e de 24 respostas de docentes do ensino secundário. Por outro lado, foi também elaborado para o efeito um guião de entrevista para auscultar a opinião de informantes-chave sobre a temática em estudo.Embora os professores considerem que a utilização das PD apoia efetivamente o processo de ensino-aprendizagem, no sentido de melhorar a organização e a visibilidade de alguns temas nas suas aulas, e, também, contribuir para a motivação do aluno na sua aprendizagem, bem como partilhar recursos e efetuar a avaliação, ainda são pouco utilizadas no decurso das aulas. Assim, os professores utilizaram mais as PD para preparar as aulas e para a sua própria formação do que, para interagir com os alunos e promover as suas aprendizagens. Estes, por sua vez, utilizaram as PD para pesquisar e partilhar informação entre pares, e submeter trabalhos de avaliação, e não tanto no contexto de sala de aula. Durante o período de quarentena COVID-19, verificou-se um incremento do uso das PD, sobretudo ao nível da relação pedagógica e no processo de ensino aprendizagem. Questões como a qualidade do acesso à internet, existência de dispositivos em qualidade e quantidade suficiente, falta de capacitação digital e de formação por parte de docentes, foram constrangimentos visíveis que limitaram as potencialidades nos uso dessas tecnologias. Esta investigação vai ao encontro das preocupações presentes no projeto DigP-SEM como a promoção de uma utilização mais eficaz das PD, a fim de quebrar as barreiras comunicacionais entre professores, famílias e comunidade, permitindo uma melhor gestão educativa com efeitos no desenvolvimento de projetos educativos que assegurem sequencialmente a continuidade curricular e contribuam para um processo educativo adequado e contextualizado.Considering the context of the COVID-19 pandemic and the greater use of digital platforms (DPs), especially in these last years of Distance Learning (E@D), which were experienced, particularly in the school years 2019/2020 and 2020/2021, in which the use of digital media was more evident, necessary and essential, to be able to continue teaching, due to the contingencies of the situation itself, It seemed important to us to make a verification study of the Digital Platforms (DP)/Learning Management Systems (LMS) that were most used in schools, trying to understand their main uses, potential and constraints, based on the perceptions of the teaching staff and students, i.e., those who have experienced and used firsthand these technologies, as well as the perceptions of top and middle management regarding their use. In order to achieve the research objectives, two questionnaire surveys used within the DigP-SEM project were used to collect information, one for teachers and another for students. 69 answers were collected from 12th grade students and 24 answers from secondary school teachers. On the other hand, an interview guide was also prepared to listen to the opinion of key informants on the subject under study.Although teachers believe that the use of DPs effectively supports the teaching-learning process by improving the organization and visibility of some topics in their classes, and also by contributing to student motivation in learning, as well as sharing resources and carrying out assessment, they are still little used in the course of the classes. Thus, teachers used PD more to prepare lessons and for their own training than to interact with students and promote their learning. Students, in turn, used DPs to research and share information among peers, and to submit assessment assignments, and not so much in the classroom context. During the COVID-19 quarantine period, there was an increase in the use of DPs, particularly at the level of the pedagogical relationship and in the teaching learning process. Issues such as the quality of Internet access, the existence of devices in sufficient quality and quantity, the lack of digital qualification and training of teachers were visible constraints that limited the potential of the use of these technologies. This research meets the concerns present in the DigP-SEM project as the promotion of a more effective use of DPs, in order to break the communicational barriers between teachers, families and community, allowing a better educational management with effects on the development of educational projects that sequentially ensure curricular continuity and contribute to an adequate and contextualized educational process.2023-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/106611http://hdl.handle.net/10316/106611TID:203268105porRocha, Idalino Medeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-12T22:00:28Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/106611Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:23:02.271637Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plataformas Digitais em tempo de Pandemia COVID-19: Utilização, constrangimentos e potencialidades em contexto educacional
Digital Platforms in the Time of the COVID-19 Pandemic: Use, constraints and potential in an educational context
title Plataformas Digitais em tempo de Pandemia COVID-19: Utilização, constrangimentos e potencialidades em contexto educacional
spellingShingle Plataformas Digitais em tempo de Pandemia COVID-19: Utilização, constrangimentos e potencialidades em contexto educacional
Rocha, Idalino Medeiros
Plataformas Digitais
Pandemia COVID-19
Usos
Potencialidades
Constrangimentos
Digital Platforms
Pandemic COVID-19
Uses
Potentialities
Constraints
Ciências sociais::Educação
title_short Plataformas Digitais em tempo de Pandemia COVID-19: Utilização, constrangimentos e potencialidades em contexto educacional
title_full Plataformas Digitais em tempo de Pandemia COVID-19: Utilização, constrangimentos e potencialidades em contexto educacional
title_fullStr Plataformas Digitais em tempo de Pandemia COVID-19: Utilização, constrangimentos e potencialidades em contexto educacional
title_full_unstemmed Plataformas Digitais em tempo de Pandemia COVID-19: Utilização, constrangimentos e potencialidades em contexto educacional
title_sort Plataformas Digitais em tempo de Pandemia COVID-19: Utilização, constrangimentos e potencialidades em contexto educacional
author Rocha, Idalino Medeiros
author_facet Rocha, Idalino Medeiros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Idalino Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Plataformas Digitais
Pandemia COVID-19
Usos
Potencialidades
Constrangimentos
Digital Platforms
Pandemic COVID-19
Uses
Potentialities
Constraints
Ciências sociais::Educação
topic Plataformas Digitais
Pandemia COVID-19
Usos
Potencialidades
Constrangimentos
Digital Platforms
Pandemic COVID-19
Uses
Potentialities
Constraints
Ciências sociais::Educação
description Dissertação de Mestrado em Administração Educacional apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/106611
http://hdl.handle.net/10316/106611
TID:203268105
url http://hdl.handle.net/10316/106611
identifier_str_mv TID:203268105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817554384696901632