Robótica educacional: desafios e constrangimentos de uma estagiária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/43097 |
Resumo: | O presente projeto foi desenvolvido durante o decorrer de um estágio realizado em contexto educativo formal, com uma turma mista com alunos de 2.o e 3.o anos do 1.o ciclo do Ensino Básico, contudo apenas os alunos de 3.o ano participaram. Nesta perspetiva, este relatório tem como principal objetivo compreender as práticas docentes na preparação e exploração de aulas com robótica. Assim, foi definida a seguinte questão de investigação: “Quais os desafios e constrangimentos de uma estagiária na preparação e exploração de aulas com robótica educativa?”. Deste modo, foi elaborado um projeto colaborativo (entre parceiras de estágio) constituído por 5 atividades, implementadas ao longo de aproximadamente 5 semanas. Visto a questão de investigação visar um objetivo de compreensão, a natureza da mesma é qualitativa, recorrendo-se, portanto, a uma metodologia de investigação sobre a prática para se responder às questões do estudo. Durante a implementação do projeto e após a análise de dados evidenciou-se que a utilização de robôs na sala de aula promove o interesse, a criatividade, o foco e o empenho dos alunos nas atividades. O seu carácter lúdico dá espaço ao erro, pelo que os alunos não se sentem desmotivados mesmo quando apresentam algumas dificuldades. |
id |
RCAP_fa3c53db939cb03aac64b012271443b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43097 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Robótica educacional: desafios e constrangimentos de uma estagiáriaRobótica EducacionalDesafiosConstrangimentosEducational RoboticsChallengesConstraintsO presente projeto foi desenvolvido durante o decorrer de um estágio realizado em contexto educativo formal, com uma turma mista com alunos de 2.o e 3.o anos do 1.o ciclo do Ensino Básico, contudo apenas os alunos de 3.o ano participaram. Nesta perspetiva, este relatório tem como principal objetivo compreender as práticas docentes na preparação e exploração de aulas com robótica. Assim, foi definida a seguinte questão de investigação: “Quais os desafios e constrangimentos de uma estagiária na preparação e exploração de aulas com robótica educativa?”. Deste modo, foi elaborado um projeto colaborativo (entre parceiras de estágio) constituído por 5 atividades, implementadas ao longo de aproximadamente 5 semanas. Visto a questão de investigação visar um objetivo de compreensão, a natureza da mesma é qualitativa, recorrendo-se, portanto, a uma metodologia de investigação sobre a prática para se responder às questões do estudo. Durante a implementação do projeto e após a análise de dados evidenciou-se que a utilização de robôs na sala de aula promove o interesse, a criatividade, o foco e o empenho dos alunos nas atividades. O seu carácter lúdico dá espaço ao erro, pelo que os alunos não se sentem desmotivados mesmo quando apresentam algumas dificuldades.The present project was developed during an internship carried out in a formal educational context, with a mixed class with 2nd and 3rd-year students of Elementary School, however only 3rd-year students participated. From this perspective, this report has as its main objective to understand the teaching practices in the preparation and exploration of classes with robotics. Thus, the following research question was defined: “What are the challenges and constraints of an intern in the preparation and exploitation of classes with educational robotics?”. Therefore, a collaborative project was developed (between internship partners) consisting of 5 activities, implemented over approximately 5 weeks. Since the research question aims at an objective of understanding, its nature is qualitative, thus resorting to a research methodology on practice to answer the study questions. During the implementation of the project and after analyzing the data, it became clear that the use of robots in the classroom promotes students' interest, creativity, focus and commitment to activities. Its playful nature allows room for error, so students do not feel discouraged even when they have some difficulties.Rodrigues, Maria do RosárioRepositório ComumMorais, Ana José Gouveia2023-01-10T10:01:17Z2022-122022-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43097TID:203155378porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:23Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43097Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:45.243735Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Robótica educacional: desafios e constrangimentos de uma estagiária |
title |
Robótica educacional: desafios e constrangimentos de uma estagiária |
spellingShingle |
Robótica educacional: desafios e constrangimentos de uma estagiária Morais, Ana José Gouveia Robótica Educacional Desafios Constrangimentos Educational Robotics Challenges Constraints |
title_short |
Robótica educacional: desafios e constrangimentos de uma estagiária |
title_full |
Robótica educacional: desafios e constrangimentos de uma estagiária |
title_fullStr |
Robótica educacional: desafios e constrangimentos de uma estagiária |
title_full_unstemmed |
Robótica educacional: desafios e constrangimentos de uma estagiária |
title_sort |
Robótica educacional: desafios e constrangimentos de uma estagiária |
author |
Morais, Ana José Gouveia |
author_facet |
Morais, Ana José Gouveia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Maria do Rosário Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Ana José Gouveia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Robótica Educacional Desafios Constrangimentos Educational Robotics Challenges Constraints |
topic |
Robótica Educacional Desafios Constrangimentos Educational Robotics Challenges Constraints |
description |
O presente projeto foi desenvolvido durante o decorrer de um estágio realizado em contexto educativo formal, com uma turma mista com alunos de 2.o e 3.o anos do 1.o ciclo do Ensino Básico, contudo apenas os alunos de 3.o ano participaram. Nesta perspetiva, este relatório tem como principal objetivo compreender as práticas docentes na preparação e exploração de aulas com robótica. Assim, foi definida a seguinte questão de investigação: “Quais os desafios e constrangimentos de uma estagiária na preparação e exploração de aulas com robótica educativa?”. Deste modo, foi elaborado um projeto colaborativo (entre parceiras de estágio) constituído por 5 atividades, implementadas ao longo de aproximadamente 5 semanas. Visto a questão de investigação visar um objetivo de compreensão, a natureza da mesma é qualitativa, recorrendo-se, portanto, a uma metodologia de investigação sobre a prática para se responder às questões do estudo. Durante a implementação do projeto e após a análise de dados evidenciou-se que a utilização de robôs na sala de aula promove o interesse, a criatividade, o foco e o empenho dos alunos nas atividades. O seu carácter lúdico dá espaço ao erro, pelo que os alunos não se sentem desmotivados mesmo quando apresentam algumas dificuldades. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12 2022-12-01T00:00:00Z 2023-01-10T10:01:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/43097 TID:203155378 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/43097 |
identifier_str_mv |
TID:203155378 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135400551251968 |