Robótica educacional: desafios e constrangimentos de uma estagiária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Ana José Gouveia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43097
Resumo: O presente projeto foi desenvolvido durante o decorrer de um estágio realizado em contexto educativo formal, com uma turma mista com alunos de 2.o e 3.o anos do 1.o ciclo do Ensino Básico, contudo apenas os alunos de 3.o ano participaram. Nesta perspetiva, este relatório tem como principal objetivo compreender as práticas docentes na preparação e exploração de aulas com robótica. Assim, foi definida a seguinte questão de investigação: “Quais os desafios e constrangimentos de uma estagiária na preparação e exploração de aulas com robótica educativa?”. Deste modo, foi elaborado um projeto colaborativo (entre parceiras de estágio) constituído por 5 atividades, implementadas ao longo de aproximadamente 5 semanas. Visto a questão de investigação visar um objetivo de compreensão, a natureza da mesma é qualitativa, recorrendo-se, portanto, a uma metodologia de investigação sobre a prática para se responder às questões do estudo. Durante a implementação do projeto e após a análise de dados evidenciou-se que a utilização de robôs na sala de aula promove o interesse, a criatividade, o foco e o empenho dos alunos nas atividades. O seu carácter lúdico dá espaço ao erro, pelo que os alunos não se sentem desmotivados mesmo quando apresentam algumas dificuldades.
id RCAP_fa3c53db939cb03aac64b012271443b1
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43097
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Robótica educacional: desafios e constrangimentos de uma estagiáriaRobótica EducacionalDesafiosConstrangimentosEducational RoboticsChallengesConstraintsO presente projeto foi desenvolvido durante o decorrer de um estágio realizado em contexto educativo formal, com uma turma mista com alunos de 2.o e 3.o anos do 1.o ciclo do Ensino Básico, contudo apenas os alunos de 3.o ano participaram. Nesta perspetiva, este relatório tem como principal objetivo compreender as práticas docentes na preparação e exploração de aulas com robótica. Assim, foi definida a seguinte questão de investigação: “Quais os desafios e constrangimentos de uma estagiária na preparação e exploração de aulas com robótica educativa?”. Deste modo, foi elaborado um projeto colaborativo (entre parceiras de estágio) constituído por 5 atividades, implementadas ao longo de aproximadamente 5 semanas. Visto a questão de investigação visar um objetivo de compreensão, a natureza da mesma é qualitativa, recorrendo-se, portanto, a uma metodologia de investigação sobre a prática para se responder às questões do estudo. Durante a implementação do projeto e após a análise de dados evidenciou-se que a utilização de robôs na sala de aula promove o interesse, a criatividade, o foco e o empenho dos alunos nas atividades. O seu carácter lúdico dá espaço ao erro, pelo que os alunos não se sentem desmotivados mesmo quando apresentam algumas dificuldades.The present project was developed during an internship carried out in a formal educational context, with a mixed class with 2nd and 3rd-year students of Elementary School, however only 3rd-year students participated. From this perspective, this report has as its main objective to understand the teaching practices in the preparation and exploration of classes with robotics. Thus, the following research question was defined: “What are the challenges and constraints of an intern in the preparation and exploitation of classes with educational robotics?”. Therefore, a collaborative project was developed (between internship partners) consisting of 5 activities, implemented over approximately 5 weeks. Since the research question aims at an objective of understanding, its nature is qualitative, thus resorting to a research methodology on practice to answer the study questions. During the implementation of the project and after analyzing the data, it became clear that the use of robots in the classroom promotes students' interest, creativity, focus and commitment to activities. Its playful nature allows room for error, so students do not feel discouraged even when they have some difficulties.Rodrigues, Maria do RosárioRepositório ComumMorais, Ana José Gouveia2023-01-10T10:01:17Z2022-122022-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43097TID:203155378porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:23Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43097Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:45.243735Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Robótica educacional: desafios e constrangimentos de uma estagiária
title Robótica educacional: desafios e constrangimentos de uma estagiária
spellingShingle Robótica educacional: desafios e constrangimentos de uma estagiária
Morais, Ana José Gouveia
Robótica Educacional
Desafios
Constrangimentos
Educational Robotics
Challenges
Constraints
title_short Robótica educacional: desafios e constrangimentos de uma estagiária
title_full Robótica educacional: desafios e constrangimentos de uma estagiária
title_fullStr Robótica educacional: desafios e constrangimentos de uma estagiária
title_full_unstemmed Robótica educacional: desafios e constrangimentos de uma estagiária
title_sort Robótica educacional: desafios e constrangimentos de uma estagiária
author Morais, Ana José Gouveia
author_facet Morais, Ana José Gouveia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Maria do Rosário
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Ana José Gouveia
dc.subject.por.fl_str_mv Robótica Educacional
Desafios
Constrangimentos
Educational Robotics
Challenges
Constraints
topic Robótica Educacional
Desafios
Constrangimentos
Educational Robotics
Challenges
Constraints
description O presente projeto foi desenvolvido durante o decorrer de um estágio realizado em contexto educativo formal, com uma turma mista com alunos de 2.o e 3.o anos do 1.o ciclo do Ensino Básico, contudo apenas os alunos de 3.o ano participaram. Nesta perspetiva, este relatório tem como principal objetivo compreender as práticas docentes na preparação e exploração de aulas com robótica. Assim, foi definida a seguinte questão de investigação: “Quais os desafios e constrangimentos de uma estagiária na preparação e exploração de aulas com robótica educativa?”. Deste modo, foi elaborado um projeto colaborativo (entre parceiras de estágio) constituído por 5 atividades, implementadas ao longo de aproximadamente 5 semanas. Visto a questão de investigação visar um objetivo de compreensão, a natureza da mesma é qualitativa, recorrendo-se, portanto, a uma metodologia de investigação sobre a prática para se responder às questões do estudo. Durante a implementação do projeto e após a análise de dados evidenciou-se que a utilização de robôs na sala de aula promove o interesse, a criatividade, o foco e o empenho dos alunos nas atividades. O seu carácter lúdico dá espaço ao erro, pelo que os alunos não se sentem desmotivados mesmo quando apresentam algumas dificuldades.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12
2022-12-01T00:00:00Z
2023-01-10T10:01:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/43097
TID:203155378
url http://hdl.handle.net/10400.26/43097
identifier_str_mv TID:203155378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135400551251968