Ambientes educativos inovadores : um diferencial no ensino secundário para a inserção de jovens no mercado de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/53729
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022
id RCAP_2bf2ae047b9733fb78224755f85175dd
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/53729
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ambientes educativos inovadores : um diferencial no ensino secundário para a inserção de jovens no mercado de trabalhoAmbiente educativoEnsino secundário - BrasilMercado de trabalho - Inserção de jovensEnsino-aprendizagemTecnologias digitaisTeses de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022Esta dissertação de mestrado busca identificar os diferenciais dos Ambientes Educativos Inovadores (AEI) no contexto da educação de jovens oriundos do último ano do ensino secundário no Brasil, pertencentes a um Colégio Privado, localizado no Município de Guarulhos em São Paulo, desta forma caracterizar esses diferenciais como facilitadores na inserção desses jovens no mercado de trabalho nacional. A metodologia escolhida se baseia em dois pilares, sendo i) pesquisa através de revisão bibliográfica, buscando identificar os cenários desses ambientes educativos inovadores e relaciona-los as conjunturas do mercado de trabalho, desses jovens que estudam e trabalham; ii) recolha de dados empíricos realizados por meio de inquérito por questionário – na modalidade online, devido aos fatores decorrentes da Pandemia Global de Covid-19. Esse questionário foi respondido por 15 (Quinze) alunos, do último ano do ensino secundário, no Centro Educacional Augusto Freitas (Colégio CEAF) que atuam no mercado de trabalho e obtiveram destaque pelo aprendizado no formato que os AEI proporcionam. Os resultados indicaram que os alunos respondentes da pesquisa foram beneficiados desde a estrutura com o uso das tecnologias dos AEI, até a metodologia de ensino através das habilidades desenvolvidas na proposta de educação, apontando ser o diferencial para que eles já estivessem atuando no mercado de trabalho.This master's thesis seeks to identify the differentials of Innovative Educational Environments (AEI) in the context of the education of young people from the last year of secondary education in Brazil, belonging to a Private College, located in the city of Guarulhos in São Paulo, in this way to characterize these differentials as facilitators in the insertion of these young people in the national labor market. The chosen methodology is based on two pillars, namely i) research through a literature review, seeking to identify the scenarios of these Innovative Educational environments and relate them to the circumstances of the labor market, of these young people who study and work; ii) collection of empirical data carried out through a survey questionnaire – in the online modality, due to factors resulting from the Covid-19 Global Pandemic. This questionnaire was answered by 15 (fifteen) students, from the last year of secondary education, at the Augusto Freitas Educational Center (CEAF College) who work in the labor market and who stood out for learning in the format provided by the AEI. The results indicated that the student respondents in the research benefited from the structure with the use of AEI technologies, to the teaching methodology through the skills developed in the education proposal, pointing out to be the differential for them to be already working in the labor market.Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Repositório da Universidade de LisboaSousa, Wagner Rodrigues2022-07-08T13:25:43Z20222021-12-072022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53729TID:203060202porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:59:46Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53729Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:40.143126Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ambientes educativos inovadores : um diferencial no ensino secundário para a inserção de jovens no mercado de trabalho
title Ambientes educativos inovadores : um diferencial no ensino secundário para a inserção de jovens no mercado de trabalho
spellingShingle Ambientes educativos inovadores : um diferencial no ensino secundário para a inserção de jovens no mercado de trabalho
Sousa, Wagner Rodrigues
Ambiente educativo
Ensino secundário - Brasil
Mercado de trabalho - Inserção de jovens
Ensino-aprendizagem
Tecnologias digitais
Teses de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Ambientes educativos inovadores : um diferencial no ensino secundário para a inserção de jovens no mercado de trabalho
title_full Ambientes educativos inovadores : um diferencial no ensino secundário para a inserção de jovens no mercado de trabalho
title_fullStr Ambientes educativos inovadores : um diferencial no ensino secundário para a inserção de jovens no mercado de trabalho
title_full_unstemmed Ambientes educativos inovadores : um diferencial no ensino secundário para a inserção de jovens no mercado de trabalho
title_sort Ambientes educativos inovadores : um diferencial no ensino secundário para a inserção de jovens no mercado de trabalho
author Sousa, Wagner Rodrigues
author_facet Sousa, Wagner Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Wagner Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente educativo
Ensino secundário - Brasil
Mercado de trabalho - Inserção de jovens
Ensino-aprendizagem
Tecnologias digitais
Teses de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ambiente educativo
Ensino secundário - Brasil
Mercado de trabalho - Inserção de jovens
Ensino-aprendizagem
Tecnologias digitais
Teses de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-07
2022-07-08T13:25:43Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/53729
TID:203060202
url http://hdl.handle.net/10451/53729
identifier_str_mv TID:203060202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134598000541696