Qualidade de vida e competências socioemocionais dos jovens institucionalizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Inês Teixeira, 1995-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/4759
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2019
id RCAP_2bf78c35e51a24e38e5104d928fed012
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4759
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Qualidade de vida e competências socioemocionais dos jovens institucionalizadosJovens - Assistência em instituiçõesQualidade de vidaDistúrbios do comportamento em adolescentesTeoria ecológica do desenvolvimento humanoDissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2019Exame público realizado em 4 de Dezembro de 2019À luz do Modelo Ecológico de Desenvolvimento Humano de Urie Brofenbrenner (1977), este trabalho pretende estudar a qualidade de vida, as competências socioemocionais e os problemas de comportamento em jovens institucionalizados. Foi realizado um estudo misto, que envolveu metodologia quantitativa e qualitativa. O estudo quantitativo incluiu 81 sujeitos, sendo 47,6% género feminino (n=40), com idades entre os 11 e os 18 anos e desvio padrão de 1,83 , foi aplicado um questionário de caracterização sociodemográfica, para medir o bem-estar foi utilizada a escala KIDSCREEN-10 (Gaspar & Matos, 2008), para medir as competências socioemocionais foi aplicada a escala EACSE-CA (Gaspar, Matos & Aventura Social, 2013) e para medir os problemas de comportamentos recorreu-se à escala CBCL 6-18 (Achenbach, 1994). O estudo quantitativo envolveu 31 indivíduos, sendo 54,8% género feminino (n=17) com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos. Recorreu-se à utilização de grupos focais e foi construído um guião de entrevista para conduzir as seis entrevistas semi-estruturadas. Os resultados demonstram que os jovens institucionalizados apresentam uma boa qualidade de vida, mas algumas dificuldades na regulação emocional e definição de objetivos, bem como, alguns problemas de comportamento. Salienta-se, ainda, que a agressividade e isolamento são duas variáveis que caracterizam a população estudada. Trabalhar as competências socioemocionais é importante pois favorece uma boa adaptação à sociedade e às dificuldades que eventualmente poderão enfrentar no seu quotidiano assim como uma melhoria da satisfação com a vida em geral e um aumento de sensação de felicidade.In light of the Urie Brofenbrenner's Ecological Model of Human Development (1977), this paper aims to study the quality of life, the socioemotional skills and the behavioral problems in institutionalized young people. A mixed study was performed, involving quantitative and qualitative methodology. The quantitative study included 81 subjects, 47,6% female (n=40), aged between 11 and 18 years old and standard deviation of 1,83, a sociodemographic characterization questionnaire was applied, the KIDSCREEN-10 scale (Gaspar & Matos, 2008) was used to measure the well-being, the socioemotional skills were measured using the the EACSE-CA scale (Gaspar, Matos & Social Adventure, 2013) and the CBCL 6-18 (Achenbach, 1994) scale was utilized to measure behavioral problems. The quantitative study involved 31 subjects, 54.8% female (n=17) aged between 11 and 18 years. Focus groups were used and an interview guide was constructed to conduct the six semi-structured interviews. The results show that institutionalized young people have a good quality of life, but some difficulties in emotional regulation and goal setting, as well as some behavioral problems. It can also be emphasized that aggressiveness and isolation are two variables that characterize the studied population. Training socioemotional skills is important because it favors a good adaptation to society and the difficulties one may face in daily life as well as an improvement in overall satisfaction with life and an increased feeling of happiness.2019-12-19T12:08:16Z2019-12-192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesistext/plain; charset=utf-8application/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/4759http://hdl.handle.net/11067/4759TID:202348504porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessFrancisco, Inês Teixeira, 1995-reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:46:23Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4759Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:26:11.557235Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de vida e competências socioemocionais dos jovens institucionalizados
title Qualidade de vida e competências socioemocionais dos jovens institucionalizados
spellingShingle Qualidade de vida e competências socioemocionais dos jovens institucionalizados
Francisco, Inês Teixeira, 1995-
Jovens - Assistência em instituições
Qualidade de vida
Distúrbios do comportamento em adolescentes
Teoria ecológica do desenvolvimento humano
title_short Qualidade de vida e competências socioemocionais dos jovens institucionalizados
title_full Qualidade de vida e competências socioemocionais dos jovens institucionalizados
title_fullStr Qualidade de vida e competências socioemocionais dos jovens institucionalizados
title_full_unstemmed Qualidade de vida e competências socioemocionais dos jovens institucionalizados
title_sort Qualidade de vida e competências socioemocionais dos jovens institucionalizados
author Francisco, Inês Teixeira, 1995-
author_facet Francisco, Inês Teixeira, 1995-
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Inês Teixeira, 1995-
dc.subject.por.fl_str_mv Jovens - Assistência em instituições
Qualidade de vida
Distúrbios do comportamento em adolescentes
Teoria ecológica do desenvolvimento humano
topic Jovens - Assistência em instituições
Qualidade de vida
Distúrbios do comportamento em adolescentes
Teoria ecológica do desenvolvimento humano
description Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19T12:08:16Z
2019-12-19
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/4759
http://hdl.handle.net/11067/4759
TID:202348504
url http://hdl.handle.net/11067/4759
identifier_str_mv TID:202348504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/plain; charset=utf-8
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136743187808256