Expressividade emocional e perspectivas sobre a morte em alunos do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beja, M. J.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Franco, M. G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2557
Resumo: Nas áreas da saúde e da psicologia o principal instrumento de trabalho é, para além de qualquer técnica, teste ou medicamento, a própria pessoa do técnico com as suas capacidades e competências pessoais e sociais. Contudo, há momentos em que essas capacidades e competências nunca parecem ser suficientes para ajudar o outro, como é o caso dos momentos de sofrimento intenso desencadeado por perdas associadas a doenças graves e mesmo à morte. Tendo as emoções um grande valor adaptativo para os indivíduos, permitindo enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades oferecidas pelo meio, o seu estudo revela-se da maior importância na área da saúde e em especial no que diz respeito à vivência da morte. O objectivo deste estudo consiste em analisar a forma com as emoções se relacionam com o modo como encaramos a morte. Assim, avaliaram-se especificamente a ansiedade face à morte, as diferentes perspectivas sobre a morte, a expressividade emocional e a regulação emocional. A amostra foi constituída por 182 indivíduos, estudantes do ensino superior na R.A.M., de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 17 e os 51 anos. Palavras chave: morte, ansiedade de morte, diferentes perspectivas de morte, expressividade emocional, regulação emocional, ensino superior
id RCAP_2bfa0801a8602092fa46e9d403fc64ab
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/2557
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Expressividade emocional e perspectivas sobre a morte em alunos do ensino superiorMorteAnsiedade de morteDiferentes perspectivas de morteExpressividade emocionalRegulação emocionalEnsino SuperiorDeathDeath anxietyDifferent perspectives of deathEmotional expressivityEmotional regulationUniversity students.Faculdade de Artes e HumanidadesNas áreas da saúde e da psicologia o principal instrumento de trabalho é, para além de qualquer técnica, teste ou medicamento, a própria pessoa do técnico com as suas capacidades e competências pessoais e sociais. Contudo, há momentos em que essas capacidades e competências nunca parecem ser suficientes para ajudar o outro, como é o caso dos momentos de sofrimento intenso desencadeado por perdas associadas a doenças graves e mesmo à morte. Tendo as emoções um grande valor adaptativo para os indivíduos, permitindo enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades oferecidas pelo meio, o seu estudo revela-se da maior importância na área da saúde e em especial no que diz respeito à vivência da morte. O objectivo deste estudo consiste em analisar a forma com as emoções se relacionam com o modo como encaramos a morte. Assim, avaliaram-se especificamente a ansiedade face à morte, as diferentes perspectivas sobre a morte, a expressividade emocional e a regulação emocional. A amostra foi constituída por 182 indivíduos, estudantes do ensino superior na R.A.M., de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 17 e os 51 anos. Palavras chave: morte, ansiedade de morte, diferentes perspectivas de morte, expressividade emocional, regulação emocional, ensino superiorIn health and psychology the main work instrument is, more than any other technique, test or medicine, the technician himself, with all his capabilities and competences – personal and social. There are nevertheless some occasions in which these capabilities and competences seem never tobe good enough, as is the case of intense suffering derived from serious disease or even death. Because emotions have a very strong adaptative value for individuals, allowing challenges to be overcome and opportunities exploited, its study is of foremost importance in health care, especially in where it concerns the way people face death. The aim of this paper is to analyse the way emotions interact with the way we face death. In this manner the following specifics were analysed: anxiety towards death, different perspectives of death, emotional expressions and emotional control. The sample is made out of 182 individuals, university students in Madeira, from both sexes, and with ages comprised between 17 and 51.Asociación INFADDigitUMaBeja, M. J.Franco, M. G.2019-10-14T09:10:18Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2557porBeja, M. J., & Franco, M. G. (2011). Expressividade emocional e perspectivas sobre a morte em alunos do ensino superior. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 4(1), 153-160.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:22Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2557Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:20.673599Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Expressividade emocional e perspectivas sobre a morte em alunos do ensino superior
title Expressividade emocional e perspectivas sobre a morte em alunos do ensino superior
spellingShingle Expressividade emocional e perspectivas sobre a morte em alunos do ensino superior
Beja, M. J.
Morte
Ansiedade de morte
Diferentes perspectivas de morte
Expressividade emocional
Regulação emocional
Ensino Superior
Death
Death anxiety
Different perspectives of death
Emotional expressivity
Emotional regulation
University students
.
Faculdade de Artes e Humanidades
title_short Expressividade emocional e perspectivas sobre a morte em alunos do ensino superior
title_full Expressividade emocional e perspectivas sobre a morte em alunos do ensino superior
title_fullStr Expressividade emocional e perspectivas sobre a morte em alunos do ensino superior
title_full_unstemmed Expressividade emocional e perspectivas sobre a morte em alunos do ensino superior
title_sort Expressividade emocional e perspectivas sobre a morte em alunos do ensino superior
author Beja, M. J.
author_facet Beja, M. J.
Franco, M. G.
author_role author
author2 Franco, M. G.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Beja, M. J.
Franco, M. G.
dc.subject.por.fl_str_mv Morte
Ansiedade de morte
Diferentes perspectivas de morte
Expressividade emocional
Regulação emocional
Ensino Superior
Death
Death anxiety
Different perspectives of death
Emotional expressivity
Emotional regulation
University students
.
Faculdade de Artes e Humanidades
topic Morte
Ansiedade de morte
Diferentes perspectivas de morte
Expressividade emocional
Regulação emocional
Ensino Superior
Death
Death anxiety
Different perspectives of death
Emotional expressivity
Emotional regulation
University students
.
Faculdade de Artes e Humanidades
description Nas áreas da saúde e da psicologia o principal instrumento de trabalho é, para além de qualquer técnica, teste ou medicamento, a própria pessoa do técnico com as suas capacidades e competências pessoais e sociais. Contudo, há momentos em que essas capacidades e competências nunca parecem ser suficientes para ajudar o outro, como é o caso dos momentos de sofrimento intenso desencadeado por perdas associadas a doenças graves e mesmo à morte. Tendo as emoções um grande valor adaptativo para os indivíduos, permitindo enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades oferecidas pelo meio, o seu estudo revela-se da maior importância na área da saúde e em especial no que diz respeito à vivência da morte. O objectivo deste estudo consiste em analisar a forma com as emoções se relacionam com o modo como encaramos a morte. Assim, avaliaram-se especificamente a ansiedade face à morte, as diferentes perspectivas sobre a morte, a expressividade emocional e a regulação emocional. A amostra foi constituída por 182 indivíduos, estudantes do ensino superior na R.A.M., de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 17 e os 51 anos. Palavras chave: morte, ansiedade de morte, diferentes perspectivas de morte, expressividade emocional, regulação emocional, ensino superior
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011-01-01T00:00:00Z
2019-10-14T09:10:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/2557
url http://hdl.handle.net/10400.13/2557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Beja, M. J., & Franco, M. G. (2011). Expressividade emocional e perspectivas sobre a morte em alunos do ensino superior. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 4(1), 153-160.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Asociación INFAD
publisher.none.fl_str_mv Asociación INFAD
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129923772743680