Conhecer se os professores do ensino regular se sentem preparados para intervir adequadamente junto das crianças com NEE inseridas nas suas turmas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/4911 |
Resumo: | A escola atual encontra-se perante o desafio de responder com efetividade às Necessidades Educativas Especiais (NEE) de uma população escolar cada vez mais heterogénea e de construir uma Escola Inclusiva, onde se adote um modelo de atendimento adequado a cada um. Neste contexto, consideramos o professor um elemento chave de todo o processo, sobre o qual recaem responsabilidades acrescidas na concretização da filosofia inclusiva. A formação inicial e contínua, como procedimento essencial para a melhoria das práticas docentes, poderá contribuir para melhorar o atendimento a todas as crianças e facilitar o processo de inclusão. Com base neste pressuposto, surgiu a curiosidade em investigar se a formação de professores promove a inclusão de crianças com NEE. Para tal, consultámos e refletimos sobre alguma bibliografia existente acerca desta temática. Na realização do nosso estudo utilizámos o questionário como instrumento de recolha de informação. A amostra foi constituída por 37 professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico pertencentes ao Concelho da Guarda. Os resultados encontrados demonstraram que a maioria dos professores não tinham formação no âmbito das NEE e que os professores com formação nesta área revelaram ter mais atitudes favoráveis à prática de uma Educação Inclusiva do que os seus pares sem formação. |
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Conhecer se os professores do ensino regular se sentem preparados para intervir adequadamente junto das crianças com NEE inseridas nas suas turmasEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALINCLUSÃO ESCOLARNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOREDUCATIONSPECIAL EDUCATIONSCHOOL INCLUSIONSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSA escola atual encontra-se perante o desafio de responder com efetividade às Necessidades Educativas Especiais (NEE) de uma população escolar cada vez mais heterogénea e de construir uma Escola Inclusiva, onde se adote um modelo de atendimento adequado a cada um. Neste contexto, consideramos o professor um elemento chave de todo o processo, sobre o qual recaem responsabilidades acrescidas na concretização da filosofia inclusiva. A formação inicial e contínua, como procedimento essencial para a melhoria das práticas docentes, poderá contribuir para melhorar o atendimento a todas as crianças e facilitar o processo de inclusão. Com base neste pressuposto, surgiu a curiosidade em investigar se a formação de professores promove a inclusão de crianças com NEE. Para tal, consultámos e refletimos sobre alguma bibliografia existente acerca desta temática. Na realização do nosso estudo utilizámos o questionário como instrumento de recolha de informação. A amostra foi constituída por 37 professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico pertencentes ao Concelho da Guarda. Os resultados encontrados demonstraram que a maioria dos professores não tinham formação no âmbito das NEE e que os professores com formação nesta área revelaram ter mais atitudes favoráveis à prática de uma Educação Inclusiva do que os seus pares sem formação.Education nowadays faces the challenge of effectively answering to the Special Educational Needs of a school population more and more heterogeneous and of building an Inclusive School, where a service model should me adjusted to each individual. In this context, we consider the Teacher to be the key element of all this process, whom will be responsible of implementing an inclusive philosophy. An initial and continuous training as an essential procedure to the improvement of teaching will contribute to a better service for every children and to facilitate the process of inclusion. Based on this assumption, appeared the need to investigate if the Teacher’s training would improve the inclusion of children with Special Educational Needs. For that, we consulted and reflected on some existing literature on the subject. To execute our study, we used a questionnaire as an instrument of data collection. A sample of 37 Primary School Teachers of the district of Guarda was used. The results found show that most of the teachers didn’t have any training on Special Educational Needs and that those who did showed a better attitude regarding an Inclusive Education.2014-06-06T16:32:10Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4911porPissarra, Carla Paula Pereira de Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:05Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4911Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:22.166457Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A escola atual encontra-se perante o desafio de responder com efetividade às Necessidades Educativas Especiais (NEE) de uma população escolar cada vez mais heterogénea e de construir uma Escola Inclusiva, onde se adote um modelo de atendimento adequado a cada um. Neste contexto, consideramos o professor um elemento chave de todo o processo, sobre o qual recaem responsabilidades acrescidas na concretização da filosofia inclusiva. A formação inicial e contínua, como procedimento essencial para a melhoria das práticas docentes, poderá contribuir para melhorar o atendimento a todas as crianças e facilitar o processo de inclusão. Com base neste pressuposto, surgiu a curiosidade em investigar se a formação de professores promove a inclusão de crianças com NEE. Para tal, consultámos e refletimos sobre alguma bibliografia existente acerca desta temática. Na realização do nosso estudo utilizámos o questionário como instrumento de recolha de informação. A amostra foi constituída por 37 professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico pertencentes ao Concelho da Guarda. Os resultados encontrados demonstraram que a maioria dos professores não tinham formação no âmbito das NEE e que os professores com formação nesta área revelaram ter mais atitudes favoráveis à prática de uma Educação Inclusiva do que os seus pares sem formação. |
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