Conhecer se os professores do ensino regular se sentem preparados para intervir adequadamente junto das crianças com NEE inseridas nas suas turmas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pissarra, Carla Paula Pereira de Andrade
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4911
Resumo: A escola atual encontra-se perante o desafio de responder com efetividade às Necessidades Educativas Especiais (NEE) de uma população escolar cada vez mais heterogénea e de construir uma Escola Inclusiva, onde se adote um modelo de atendimento adequado a cada um. Neste contexto, consideramos o professor um elemento chave de todo o processo, sobre o qual recaem responsabilidades acrescidas na concretização da filosofia inclusiva. A formação inicial e contínua, como procedimento essencial para a melhoria das práticas docentes, poderá contribuir para melhorar o atendimento a todas as crianças e facilitar o processo de inclusão. Com base neste pressuposto, surgiu a curiosidade em investigar se a formação de professores promove a inclusão de crianças com NEE. Para tal, consultámos e refletimos sobre alguma bibliografia existente acerca desta temática. Na realização do nosso estudo utilizámos o questionário como instrumento de recolha de informação. A amostra foi constituída por 37 professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico pertencentes ao Concelho da Guarda. Os resultados encontrados demonstraram que a maioria dos professores não tinham formação no âmbito das NEE e que os professores com formação nesta área revelaram ter mais atitudes favoráveis à prática de uma Educação Inclusiva do que os seus pares sem formação.
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Pissarra, Carla Paula Pereira de Andrade
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
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MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
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