Planeamento e otimização de rotas para veículos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, André Filipe Pinto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10023
Resumo: A presente dissertação teve como propósito o desenvolvimento de um modelo matemático de Programação Linear Inteira Mista, para determinar um conjunto de rotas para veículos considerando janelas temporais e entregas e recolhas, a implementar numa empresa portuguesa da indústria automóvel, Toyota Caetano Portugal. Do conjunto de fornecedores desta empresa existe uma minoria cujo fluxo de material é realizado em ambos os sentidos. Dado o reduzido número de fornecedores em questão é possível desenvolver um modelo matemático para obtenção de uma solução exata, apesar da complexidade deste. Para tal, implementou-se o modelo matemático no software IBM ILOG CPLEX, para obtenção de uma solução dentro de um tempo computacional reduzido. Após o estudo de caso da empresa e revisão da literatura, foi possível constatar que poderia ser interpretado como um problema de rotas para veículos com janelas temporais, entregas e recolhas e restrição máxima da capacidade do veículo. O modelo matemático e sua implementação no software são apresentados e explicados, assim como a solução obtida. A dissertação finaliza com a realização de uma análise de sensibilidade ao modelo matemático.
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