Planeamento de rotas para a distribuição farmacêutica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10216/62514 |
Resumo: | Nos últimos anos, o sector farmacêutico tem sofrido grandes alterações, com o envelhecimento da poulação e o aumento dos custos associados à prestação de serviços de saúde. Com margens progressivamente mais pequenas, o problema da distribuição dos medicamentos às farmácias passou a ter uma grande relevância para as empresas do sector, sendo naturalmente mais crítico nas áreas metropolitanas. O facto de as farmácias exigirem tempos de entrega cada vez menores aumenta, significativamente, a dificuldade dos distribuidores em planearem as suas rotas, já que, em geral, o sistema tradicional de rotas fixas nem satisfaz as exigências das farmácias, nem garante, aos distribuidores, níveis satisfatórios de eficiência. Neste trabalho, foi caracterizado um caso de estudo, para o qual se propõe uma alteração da política de distribuição, que passa por adoptar um sistema de rotas variáveis, elaboradas dinamicamente, em função das encomendas que vão chegando ao longo do dia. |
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Nos últimos anos, o sector farmacêutico tem sofrido grandes alterações, com o envelhecimento da poulação e o aumento dos custos associados à prestação de serviços de saúde. Com margens progressivamente mais pequenas, o problema da distribuição dos medicamentos às farmácias passou a ter uma grande relevância para as empresas do sector, sendo naturalmente mais crítico nas áreas metropolitanas. O facto de as farmácias exigirem tempos de entrega cada vez menores aumenta, significativamente, a dificuldade dos distribuidores em planearem as suas rotas, já que, em geral, o sistema tradicional de rotas fixas nem satisfaz as exigências das farmácias, nem garante, aos distribuidores, níveis satisfatórios de eficiência. Neste trabalho, foi caracterizado um caso de estudo, para o qual se propõe uma alteração da política de distribuição, que passa por adoptar um sistema de rotas variáveis, elaboradas dinamicamente, em função das encomendas que vão chegando ao longo do dia. |
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